segunda-feira, fevereiro 23, 2009

O Dia do juízo Final lentamente

A semana que agora termina foi marcada por um conjunto de factos e acontecimentos que apontam para a completa falência do actual modelo capitalista em que vivemos. A banca enfrenta graves problemas de solvência. Os banqueiros centrais e os políticos estão a conduzir o planeta para uma catástrofe com as dimensões bíblicas do Armagedão.
Tudo isto com uma incrível ligeireza.
O primeiro presidente afro-americano da América, Barack Obama, ficará na história como o mais gastador e, provavelmente, como um dos menos responsáveis.
Um mês depois de ter tomado posse, Obama assinou a lei que irá injectar na economia americana USD 787 mil milhões/bilhões (mm/bi) através de um chamado “pacote de estímulo económico”. Antes havia anunciado o programa de combate às penhoras imobiliárias, no montante de USD 275 mm/bi.
Não contente com isto, o seu governo, através do Secretário do Tesouro, Timothy Geithner, anunciou um novo programa de salvamento do sistema bancário no montante de USD 3 mil biliões/trilhões.
Tudo somado, o Estado norte-americano criou mais uma dívida de USD 4062 biliões - 4,062 trilhões - no acanhado espaço de 30 dias…
Para termos uma ideia da dimensão das responsabilidades assumidas pela administração Obama, basta pensarmos que se tivéssemos nascido há dois mil anos atrás ainda teríamos de recuar 2053 anos para conseguir poupar a “módica” quantia de mil milhões de dólares por ano.
Quatro mil e sessenta e dois anos - 2053 AC + 2009 DC - ao ritmo anual de mil milhões, foram reduzidos a apenas trinta dias pelos alquimistas financeiros do establishment norte-americano!
A magnitude e o ritmo do endividamento norte-americano, bem como dos 27 países da União Europeia, irão fazer da Grande Depressão um acontecimento menor na história do capitalismo.
Nos próximos meses, vamos continuar a assistir à desarticulação e desmembramento do sistema.
Para já, em câmara lenta…
PVC

Divulgue o seu blog!