terça-feira, junho 23, 2009

Os bons alunos

"As provas de aferição do ensino secundário realizadas em 2009 obtiveram os “melhores resultados de sempre”.

Sem dúvida, que num país onde a educação é das mais caras (em percentagem do produto) e menos eficazes da Europa (em termos do desempenho comparado dos alunos), tal seria motivo para celebração. Mas não nos precipitemos.

No final das provas estranhei o à vontade com que os alunos declaravam que as provas haviam sido "fáceis". Isso não é habitual. Portanto, ou os nossos alunos melhoraram muito ou as provas diminuíram de exigência. De acordo com professores e peritos, parece ser esta, infelizmente, a causa de tamanho sucesso. A queixa mais frequente é a de que as questões foram colocadas a um nível excessivamente elementar. Tal, é comprovado pelo facto de em provas internacionais, o desempenho dos nossos estudantes continuar a ser dos piores.

O carácter excessivamente elementar de um exame tem uma importante consequência: não permite evidenciar os bons alunos, os únicos que conseguem lidar com as questões mais complexas. Consequentemente, nivela todos os estudantes por baixo. Para os maus alunos passa um sinal de que a vida se desfará em facilíssimos e que não é preciso trabalhar arduamente para obter resultados e é a prova de que nada tem de ser levado a sério, o que terá consequências na forma como encararão a sua futura vida profissional.

O facilíssimo desmotiva os bons alunos, os quais se queixam de o ministério andar a brincar com o trabalho deles e o dos professores, retirando-lhes, ainda, o incentivo a trabalhar, a empenhar-se em aprender e a levar a sério a sua actividade. Numa fase da vida importante para a definição da sua personalidade, passa-lhes a mensagem de que não existe diferença entre o muito bom e o suficiente e de que o trabalho extra não tem recompensa.

Estes bons alunos são os potenciais futuros cientistas, investigadores, tecnólogos, gestores, médicos, etc. São a futura elite do país. É deles que se espera, através das suas capacidades científica, inovadora, empreendedora e profissional, a criação de crescimento económico capaz de propulsionar o país e pagar as facturas do TGV, das SCUT e demais galopante dívida pública gerada no momento actual. É deles, da sua capacidade criadora, que a minha geração vai depender para ter algo que se pareça com uma pensão. Ao avaliá-los através de provas que os desincentivam a trabalhar, a tomar riscos, a compreender os benefícios de se aperfeiçoar e ser melhor, não estimulamos a fundo a as suas capacidades. Por isso, a actual política facilitista, com objectivos puramente propagandísticos, não se limita a acentuar a continuada destruição do papel do ensino secundário. Contribui para agravar, ainda mais, o futuro do país
."

Paulo Soares de Pinho

1 Comments:

Anonymous mopa said...

No editorial do jornal Público de hoje, 22.06.09 afirma-se:

"[...] No exame de Português de 12º ano, para alunos que vão entrar no ensino superior, entendeu-se necessário colocar um apêndice com um "vocabulário", não fosse a rapaziada desconhecer o sentido de palavras como "ébano", "saciado", "temor", "carregadores", "fardos", "grilhetas", ou "sumiu-se". É de ficar estarrecido: recordo-me de, ainda na instrução primária, numa prova de ditado, me terem ensinado o significado de "cerro", que nunca mais esqueci. Estou a falar de instrução primária, que era obrigatória quando estudei. Mais: o vocabulário destinava-se a que os alunos pudessem interpretar uma passagem do conto de Sophia de Mello Breyner Andresen Os Três Reis do Oriente, uma obra que o site online da Bertrand recomenda para leitores de 6 a 10 anos... [...]"

Contrariamente ao que o texto acima faz supor, trata-se, não da prova de Português do 12º ano (639), mas sim da prova de Português para alunos com deficiência auditiva de grau severo ou profundo (239), na qual a inclusão de vocabulário é essencial. O aludido conto de Sophia de Mello Breyner Andresen está inserido numa colecção, Contos Exemplares, de leitura obrigatória, de acordo com o programa que corresponde à prova 239.

O GAVE demonstra assim, mais uma vez, o rigor na elaboração de provas adequadas aos programas e, simultaneamente, o respeito por todos os alunos, independentemente da sua situação particular.

terça-feira, junho 23, 2009  

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