terça-feira, junho 23, 2009

Um País fácil

"Mário Lino não gosta de viver em infantários. Por isso ninguém pode ficar surpreendido por ele ter declarado que já não tem "idade para estar no Governo". O ministro sente-se desconfortável, o que é compreensível. Mário Lino não é velho para fazer parte de um Governo.

Há é quem seja demasiado novo para o integrar. O problema deste Governo coloca-se nesse nível: muitas das suas iniciativas políticas estão ao nível do jardim-escola. Não admira que Mário Lino se sinta como um mordomo a gerir uma mansão de miúdos irrequietos.

A juventude tanto pode ser rebelde como irresponsável. Neste Governo tudo é facilitismo, nada é estratégia. Veja-se um exemplo: há poucos vigilantes florestais em Portugal. Em vez de se apostar em criar um corpo eficaz de prevenção dos fogos e de gestão da floresta, contrata-se desempregados para fazer a tarefa durante uns tempos. Portugal, na gestão da mancha florestal, está ao nível da escola primária. Como tudo é brincadeira e pouco é a sério, o Governo julga que todos os problemas se resolvem com "spin".

A facilidade dos testes do 9º, 11º e 12º anos mostra como o Governo, em véspera de eleições, se prepara para mostrar, com as inevitáveis estatísticas, que as suas reformas estão a melhorar a qualidade do Ensino. Baixando a exigência, elevam-se as notas. O Governo, na educação, é um aprendiz de Ícaro enquanto lê livros da Anita. Não admira que Mário Lino, querendo ler Eça ou Teixeira de Pascoaes, não tenha paciência para quem está ao nível do Pato Donald
."

Fernando Sobral

1 Comments:

Anonymous atento said...

É verdade que o PSD ainda não apresentou o seu programa de Governo, mas estou de acordo com os príncipios comunicados até ao momento: renovação e verdade. Tenho ouvido muitos analistas a desvalorizarem, mas fico espantado com essa atitude. A renovação é essencial para que as pessoas possam voltar a acreditar numa nova classe política. A verdade é um valor fundamental que deve ser defendido até à exaustão. A crise que vivemos actualmente foi provocada pela falta de verdade, na politica e na economia. Vamos ver se MFL consegue passar esta mensagem e corporizar a mudança dentro e fora do partido. Acredito que quando decidir apresentar o programa de governo MFL vai ser muito clara nas orientações e o povo vai escolher de forma livre e informada.

terça-feira, junho 23, 2009  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!