segunda-feira, agosto 17, 2009

Combustíveis.


"Segundo a Autoridade da Concorrência, os preços médio do litro de gasóleo e de gasolina em Portugal desceram mais de 25 cêntimos no primeiro trimestre do ano face a igual período de 2008 (mais aqui)"
Em 4 de Janeiro de 2008 o petróleo andava à volta de USD 98 e em 7 de março USD 102. Em 2 de Janeiro de 2009 andava à volta de USD 34 e em 6 de Março USD 44 (mais aqui). Só dá 25 Cêntimos de diferença?

Etiquetas:

7 Comments:

Anonymous Zé Pedro said...

Meus srs. enquanto os médias andarem sempre a dar as noticias da gripe A que já vais em não sei quantos diáriamente, o POVO anda destraído e estes gajos da GALP e seus seguidores vão aumentando os combustíveis.

Se á 2 semanas o preço du crude estáva na casa dos 73Dl e as subidas foram 3x numa semana e agora está na casa dos 70dl baixar viste, pois é andam os médias é que também têm disto estão sempre a dar as mesmas noticias gripa A. gripe A, também há outras noticias para ser dada como os aumentos dos combustíveis que já está a ser grave eu digo gravissimo e ninguém, nem televisões ou jornais onde anda os jornalistas de investigação, andam a comer com eles não quero crer, isto é um iscândalo, não pode-mos calar a nossa revolta, para mim desde que nasceu VIVA O JUMBO, venham mais JUMBOS.

segunda-feira, agosto 17, 2009  
Anonymous ferreira said...

Péssima notícia para a Galp e para o Governo. A chulice era muito mais fácil de justificar se o petróleo aumentasse.

segunda-feira, agosto 17, 2009  
Anonymous Bay Kin said...

O petróleo vai cair. Baseado na entrada em força do carro eléctrico como segundo carro devido à pouca independência. Devido à evolução das luzes eléctricas portáteis, que para já só servem para iluminar corredores e zonas que precisem de pouca luz. Devido ao desenvolvimento dos LED´s, que ainda gastam menos que as luzes de baixo consumo. E, por fim devido à proliferação e evolução dos painéis solares não só para aquecimento da água e do ambiente da casa, mas também como fornecedor de energia. E ainda há mais... por exemplo, nos ginásios, o pedalar das bicicletas estáticas poderão fornecer alguma da energia do edifício, etc.

segunda-feira, agosto 17, 2009  
Anonymous Bang Bang said...

É de rir!.. toda a gente sabe que a china vive a china esta num boom bolsista artifical procado pelos estimulos.. A bolha da china deve rebentar em menos de um ano (mais certo menos de 6 meses), pois e a china que e quem tem impulsionado o preço das commodeties (não sao certamente os desempregrados da OCDE), quero ver o que vai dizer a AIE...
petroleio vai ser um bom investimento, mas nao para já...

segunda-feira, agosto 17, 2009  
Anonymous manu said...

Independente da análise económica que poderiamos fazer, mesmo sem termos dados em concreto. Não é este o caminho que a humanidade precisa e acima de tudo merece (nós e os nossos filhos e...). Bem poderiamos aproveitar estes últimos acontecimentos para impulsionar uma nova educação e maneira de estar em termos ambientais, porque apesar do petróleo ser importante para a nossa função de bem estar(por nos encontrarmos numa situação presente com bastante dependência), trás muitas contra-indicações que fazendo bem as contas, dá-nos um nível de bem estar bem abaixo da sustentabilidade que referi.
Só tenho duas palavras a referir sem querer ofender ninguêm, mas que deveriam ser motivo de reflexão "Pena e Ganância". Pena por não aproveitarmos este momento para fazermos uma viragem e a Ganância humana que já nos acompanha desde que temos pensamento.

segunda-feira, agosto 17, 2009  
Anonymous Anónimo said...

Não acredito nada que se consuma menos menos pretroleo, somente se nao houver para consumir!..

Carros comerciais (não prototipos) electricos so la para 2012..
que eu saiba os aviões nao usam nem energia biofuel nem se preve que usem..(andam numas experiencias mas nao esta nada garantido)..

carros hibridos, sao isso mesmo, ainda consumem petroleo.. e por cada americano que se converta a um hibrido... 3 ou 4 chineses que andavam de bicicleta passam a anadar de carro, ainda que hibrido..

o petroleo ainda vai durar mais um pouco...

quanto ao dioxio de carbono para a atmosfera, a meu ver o principal deve ser na desflorestação das selvas tropicais em especial a amazonia...pois o que e libertado nas queimadas supera largamente tudo quanto e consumido nos transportes.. alem da perda irremediavel para a humanidade que isso representa..
para mim devia haver um fundo global (mesmo garantido a soberanida total da brasil sobre o seu territorio nem podia ser de outra forma) em que doa a gente deveria dos paises acima do limiar a probreza devia pagar..para garantir que as florestas sobrevivam..
se afinal de contas subsidiamtos todos a industrial petrolifera ainda que indirectamente (seja por incentivos, perdoes fiscais, exercitos a defender recursos) faz muito mais sentido todos contribuir para preservar um bem deveriamos deixar para os nossos netos..
infelizmente falasse demasiado do petrolo e do preço da gasolina e muito pouco do risco da amazonia desaparecer neste seculo a continuarmos a reste ritmo!.. (os brasileiro seriam lembrados ainda que injustamente como um povo infame pelosnossos descendentes, se houver futuro)

segunda-feira, agosto 17, 2009  
Blogger mfc said...

É o dogma das petrolíferas... verdades que não precisam de demonstração!

segunda-feira, agosto 17, 2009  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!