terça-feira, agosto 25, 2009

A ideologia Peter Pan

"A escolha da mandatária para a Juventude de um partido diz muito sobre o que este pensa sobre o que devem ser os jovens do seu país. Isto é: é uma mensagem para a sociedade sobre o que quer para o futuro. O PS escolheu como mandatária uma jovem que, aparentemente, não se destacou na área política, na da cultura, na da educação, na do voluntariado, na da ciência ou na do desporto. Destacou-se, apenas e tão só, por ser uma celebridade da televisão. Isto é, a mandatária do PS é célebre por ser célebre. Não se lhe conhece uma ideia ou um gesto para além de ter apresentado o "Disney Kids" e, mais recentemente, o programa de agitação corporal "TGV".

Aparentemente a mandatária ajusta-se à nova visão do PS sobre os jovens: devem ser giros, muito tecnológicos e nada filosóficos. Resta saber se o PS se ajusta ao universo ético da mandatária, para quem o que é preciso é vencer, nem que seja com batota. Se assim for, o PS está a dar um excelente sinal para a juventude sobre a forma como se deve comportar na sociedade e nas suas relações pessoais e profissionais. António Sérgio deve estar a revolver-se na tumba.

Pelos vistos, o PS pretende, com esta escolha, promover a infantilização da nossa sociedade. Nela, as pessoas não devem crescer. Devem, pelo contrário, tornar-se cada vez mais infantis. O PS absorveu a ideologia Peter Pan. Enfim, para que é que os jovens precisam de conteúdo, se têm imagem? O PS está a transformar-se, como partido, num "reality-show". É uma pena que deseje isso para o Portugal do futuro
"

Fernando Sobral

Divulgue o seu blog!