A coragem de um Clínico de Excelência
Finalmente a comunidade científica da linha da frente começa a dar um murro na mesa.
Vi o Senhor Doutor Maltez, Ilustre Chefe do Serviço de infectocontagiosas do Hospital Curry Cabral falar com uma clareza que apenas é possível ao profissionais de excelência e com coragem.
Depois de ouvir, vezes de mais, falar o Senhor Director Geral de Saúde, inflexionar, mudar e reportar, como caixa de ressonância de uma organização que se descredibilizou, vezes de mais, e que há muito deixou de ser independente do poder da CDC ou dos grandes laboratórios farmacêuticos, pode-se concluir que este senhor DGS está a mais e aparece demais, confunde a simplicidade com a complexidade, usa retórica vazia de conteúdo.
Os números são uma falácia e se os observarmos estão inflacionados, misturando casos de facto confirmados, casos suspeitos não confirmados e outros confirmados por tecnicas que não são diagnósticas, a soma conta e não são retirados os números, que não foram cois alguma.
Assim, o Sr. Dr Maltez desfez o mito e a falácia até agora canalizada por quem deve ser responsável.
Disse o que era óbvio para muitos, até agora, que esta gripe não é mais grave que a gripe sazonal e desfez equívocos acerca do uso do Tamiflu, o que tem de ser apontado como um acto de coragem.
Já em Espanha alguém chamou exactamente a atenção para os factos, na Grã Bretanha as coisas têm sido de uso e abuso em relação ao Tamiflu, tendo um artigo da BMG alertado para o facto, rebatido pela OMS, sem factos científicos, pondo a questão de saber sob e que interesses defende a OMS.
Até agora, é assim; e é de agradecer a coragem do Senhor Doutor Maltêz ao dizer de forma simples o que é simples por natureza.
Até agora, é preciso desfazer o mito, manter a atenção, sem dramas e sem pânicos e o lema:
"Semper Paratus"
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home