terça-feira, janeiro 19, 2010

Digam lá se é só velhice... Vá lá, não somos todos ursos...

Os Hospitais, S. Francisco Xavier, Santa Cruz e Egas Moniz vão fechar porque estão velhos?
Senilidade e pimba vão abaixo. Será o efeito Haiti?
Será senilidade?
S. José terá quantos anos (?) e Santa Maria tem que eu saiba 55 anos.
Eu sei que há notícias de encomenda para ver como o mercado se comporta.
Eu sei que os privados querem o out sourcing, mas porra, o Senhor Portugal e a Senhora Ministra têm de se explicar melhor, e não se escudarem no Campos, de má memória, de quem a Zézinha, essa mesma (!), tanto gosta e recorda com tanto entusiasmo. É que o pessoal pensante começar a imaginar negócios e negociatas com os terrenos, agora em plena crise, vale a pena vender ao preço de tostão para depois um amigo vender por milhões.
Espero que o Tribunal de Contas esteja atento e tire da gaveta o que já deveria ter tirado.
Afinal, por acrescento, a coisa faz lembrar a gripe A ou dos porcos e as vacinas, que só foi comprada de um lab., pode até não haver nada, mas caramba a mulher de César deve ser como a tratam em Castela aqui ao lado, compraram 2 vacinas e assim não pode haver lugar a pensamentos pecaminosos ou de outro género.
Penso que as coisas devem estar mal explicadas e o Senhor Portugal explique lá melhor ou então a senhora ministra diga lá de sua justiça.
Senilidade apenas?
Foi da chuva em excesso?
Faz-me lembrar o caso do Júlio, aquele republicano que media a careca dos jesuítas tal a taradice do homem Deus o valha, são Jacobino...
Fiquem atentos... Os de Lisboa...

21 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se é para mudar para outra unidade hospitalar, então porquê o investimento efectuado na reestruturação de vários serviços do CHLO, como recentemente a urgência do Francisco Xavier, sem dúvida que os utentes que recorrem a este serviço merecem o melhor para serem cuidados, mas...! E depois as instalações dos actuais 3 três hospitais servirão para quê? Se pensassem em construir unidades de retaguarda para estes hospitais, de forma a que os utentes que esperam nos serviços meses por vagas nas unidades da Rede de cuidados continuados pudessem sair e dar lugar a utentes que necessitam de uma cama no serviço de internamento. E em Oeiras??? Só espero que também invistam depois no acesso por transportes ao novo hospital, por ex: para irmos ao H. Fernando Fonseca indo de Lx a volta que os autocarros dão é enorme!!! È engraçado, que a localização dos hospitais particulares manteve-se em Lx, os grupos a quem pertencem não foram para fora de Lx, porque será???

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous O Portugal que merecemos said...

Uma notícia difícil de comentar. Esta é talvez acima de tudo mais uma pobre, mas característica imagem dos “ditos políticos” que .... governam. O que poderemos pensar quando as razões enunciadas em primeiro lugar são os custos como disse “Actualmente, temos que ter três refeitórios, um em cada hospital, três farmácias, três serviços de radiologia”. Quanto custa montar de novo uma estrutura, uma estrutura sobredimensionada onde as economias de escala poderão por si próprias ter efeitos e consequências económicas e sociais bem mais negativas do que o presumido menos custo que é naturalmente pouco significativo no custo de cada uma das unidades actuais bem como no da super estrutura que se propõem construir, com a excepção da radiologia que tem um equipamento de elevado valor não só na aquisição como na manutenção e não é transportável de uma unidade para a outra, situação que não se aplica nem nos refeitórios nem nas farmácias ambos solucionáveis com serviços centrais e uma razoável logística de distribuição. Qual será a razão destas decisões? Será consequência de elaborados estudos económicos, de gestão e operacionais efectuados por elevados cérebros de uns economistas, gestores, médicos e engenheiros, sem excepção, todos licenciados em engenharia, outros se calhar nem isso, mas que se consideram elevados estudiosos de casos económicos, iluminados consultores da gestão seja do que for? Provavelmente o governo terá que transferir as licenciaturas em engenharia para as universidades onde erradamente as pessoas concluem licenciaturas específicas em economia, em gestão, em tantas outras áreas nobres, para nada porque não tendo estudado engenharia a sua aplicação é posta de parte porque não sabem o essencial. Este é o Portugal não só de hoje mas de há décadas que nos tem conduzido a miséria, a penúria onde chegámos e vamos permanecer.

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous Zé Ninguém said...

O hospital de Bragança está bem mais degradado que os de Lisboa. Só temos um tem que servir, pois é mais rápido e fácil construir uma ponte em Lisboa do que uma sanita pública no interior do país.

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous Anónimo said...

Longe de nós, profissionais do sector, acharmos que alguém aqui ficaria contente com uma notícia destas. Se o Governo não mexe e deixa tudo como está, é porque não quer fazer nada. Se mantém as coisas como estão, é porque não quer controlar os custos. Se quer controlar os custos e unificar uma série de serviços para corresponder aos desafios actuais da Saúde, é porque quer vender os terrenos a imobiliárias e ganhar dinheiro e sei lá que disparates mais. Sinceramente, começo a perguntar-me qual é que será a real utilidade de permitir que as pessoas comentem as notícias. Será só para o bando de desocupados que por aqui abundam também terem a sensação que têm uma voz e poderem vociferar a torto e a direito contra toda e qualquer notícia? Se calhar o melhor é deixar tudo como está, não fazer nada, manter os custos altos, deixar a degradação ruir naturalmente os edifícios e a geração seguinte que pague a factura. No fundo, não há outra maneira de colocar a coisa: mais de 90% das pessoas que aqui comentam não sabem o que dizem e estão condicionadas para dizer mal de tudo e todos. Os restantes vão deixando de aqui vir, como é o meu caso a partir de agora. Aqui não se aprende nada.

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous Quid Juris said...

É por estas e por outras situações que o nosso mísero país não pula nem avança. ainda há um ano, no Hospital São Francisco de Xavier foram inaugurados dois edificios modernos e repletos de condições, que certamente custaram um rio Tejo cheio de dinheiro, e já estão com estes truques para enterrar outro mar de dinheiro aí numa qualquer construtora de um amigalhaço dos almoços de domingo. Poupem o dinheiro, baixem as taxas, construam estradas, linhas de comboio, apostem na educação, na ciência, na arte... Só peço que não nos atirem areia para os olhos.

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous É só megas... said...

É o mega comboio, o mega aeroporto ,agora salta o mega hospital. Em todo mundo, há vários anos que os técnicos concluiram que " n" médios hospitais funcionam muito melhor que um mega hospital, somatório dos médios. Cá outros interesses se levantam. O nosso ( deles) pensamento é sempre mega e a vida é sempre infra. Mais uma desgraça e outra mentira.

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous Diana said...

Não se está aqui a pensar na população envelhecida que usufrui tanto do Egas Moniz como do São Francisco Xavier e que vive nas suas redondezas. Ir para Oeiras não é algo muito viável, a não ser que se faça também uma rede integrada e interligada de transportes públicos.

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous Pois é said...

O Edificio onde funciona a pediatria e a maternidade do S. Francisco Xavier, será provavelmente dos mais modernos e bem equipados do país e tem pouco mais de 3 anos. Não se compreendem estas decisões. Em Portugal o planeamento integrado não existe, cada nova cabeça à frente dos serviços públicos tem que partir sempre a pedra a partir do zero. Quem ganha são os construtores e especuladores imobiliários

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous Martins said...

Caros, há que deitar abaixo para dar dinheiro à construção. Se fazer novos ficava mal, depois do que se passou no Euro 2004, fazem-se novos e deitam-se abaixo os outros, para gastar mais dinheiro. Têem de construir, senão ficamos zanagados com eles porque não mostram obra.... mesmo que nos façam mais pobres, mas o Tuga pensa assim, acha na sua frontalidade abrutalhada que mudar de vida é falta de caracter. É nisto que dá estratégias feitas por turbo licenciados ao Domingo e em menos de um semestre (salvo erro o caso de Armando Vara, um dos homens que vai ser um dos "bons" exemplos de como se singra em Portugal e se tem sobe em portugal ao meu filho) ou chicos espertos mais interessados nas coisas deles do que no país e em se mostrarem para nada fazer, ou que não conhecem a realidade pois nunca se preocuparam em a entender ou em trabalhar, como por exemplo Manuel Alegre....

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous Manuel said...

De facto este país vai pelo mau caminho achando que fazer obras e mais obras é que faz crescer a economia e criar riqueza. nâo. snr. sócrates esta não é a solução. Mas estão a brincar com quem? S. Francisco Xavier é um hospital, que conheço bem, pois tenho sido atendido lá com frequência, bem como familiares, e digo é um hospital super moderno. Mas que jogo há aqui? E Egas Moniz, porque não se moderniza como tem sido feito em Stª Maria? e Stª Cruz é um belissimo hospital. Mas esta gente está doida. Depois é claro, tem que se aumentar os impostos, para pagar estes desvarios de má gestão socialista claro. QUe interesses estarão por trás de mais esta aberração? Realmente não passamos desta trampa de gestão socialista/social.democrata. Basta. Chega., Arranjem mas é maneira de trazer empresas para POrtugal, sem que sejam os corruptos angolanos. Criem-se condições para voltar uma General Motors, para trazer mais Autoeuropas. Criem.se condições para voltarmos a ter uma forte industria de conservas de calçado e de texteis. Isso é q deveriam ser as prioridades da classe política e deixarem de vez de falar em arranjar escolas, fazer hospitais e fazer autoestradas

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous Ramis said...

Não se preocupem. Eles não vão construir nada. Precisavam apenas de uma notícia fresca para aparecer nos jornais. Alguém aqui se recorda há quantos anos se fala da construção do novo hospital em Chelas para substituir São José, Santa Marta e Capuchos? Parece que até já tem terrenos e já há alguns anos. Alguém já viu o projecto definitivo, ou o caderno de encargos da obra, ou o concurso para a sua construção? Estou farto de ver o seu anúncio. Aliás sempre que muda o governo alguém o vem anunciar. Depois volta sempre o silêncio. Entretanto fecharam o hospital do Desterro que continua encerrado e a cair de podre. Parece que o Estado pede 10 milhões a quem o quiser comprar.

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous Pereira said...

Ainda a pouco tempo inauguraram uma maternidade no São Francisco Xavier, e nós pagámos. Como podem dizer que as instalações estão velhas e obsoletas?Estamos a falar de 3 hospitais, cada um com a sua especialização.Serão para manter?Mais uma coisa porque não utilizar por exemplo no terreno existente no hospital de São Francisco para aumentar as instalações, ou seja utilizar um dos 3 hospitais que englobe os outros dois, embora continue a achar que é uma burrice.

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous Jonas said...

Entao o Francisco Xavier é antigo??? isto é estranho, enta oos milhares que foram gastos na ampliação deste hospital??????? Senao estou enganado foi criado um edificio para neonatologia, de raiz e já esta antiquado. Plos visto a crise é so nos bolsos dos mesmo(povo) pk para quem de veria governar nao á crise, á sim é ajudinhas aos amigos. e quem paga isto tudo é sempre o mesmo.

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous rg said...

Considero-me um jovem, de 42 anos, e este hospital (S Fr. Xavier) deve ser bem mais novo que eu. Ainda há 3 anos foi inaugurado um novo bloco de partos, para 3000 intervenções anuais. Agora deve ser para ir abaixo, ou transformar em Lofts. Mas é assim; às vezes, as infecções hospitalares atingem os próprios alicerces dos edifícios. Por esta ordem de ideias, ainda não construíram o TGV e o novo aeroporto e já devem estar a efectuar cálculos para a sua substituição. É assim mesmo; há que vencer a crise, criar emprego e dinamizar a economia.

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous IN DUBIO PRO PATRIA said...

Estes gajos estao completamente doidos. Entao o Hospital S. Francisco Xavier foi construido de raiz e abriu algures no inicio da decada de 90 e ja esta degradado?? Um hospital com 20 e poucos anos?? Ja o querem fechar?? O PS realmente eh o maior desgoverno deste empobrecido pais. Nao descansam enquanto nao levarem Portugal a bancarrota...isto tem a ver com jogadas imobiliarias, de certeza, terrenos em Belem e no Restelo valem muito dinheiro.

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous Carlos Horta said...

Não só é um hospital relativamente novo, inaugurado em 1987, como teve obras que alargamento com inauguração de novo edifício em 2006. Haja dinheiro!

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous Neto said...

Mais uma vez uma verdadeira anormalidade. Dizer que um Hospital como o São Francisco Xavier tem Instalações Antigas. Estamos sim a falar de Hospitais com amplos terrenos em 3 das zonas "mais apetitosas" em termos imobiliarios da capital, Restelo, Belem e Linda-a-Velha esta última pertencendo a Oeiras. Proponho desde já um estudo que mostre as sinergias de criar um Mega Hospital na Zona de Leiria (fechando todos os outros) que possa atender 10 milhões de portugueses e desta forma tornar viáveis as novas auto estradas que se anunciam.

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous Teresa said...

Vai-lhes sair o tiro pela culatra!!! O Hospital de Sta. Cruz era uma cínica privada que foi expropriada e em cuja escritura está bem explicito os fins a que o edifício e terrenos circundantes se destinam. Só se os herdeiros dos expropriados estivessem a dormir, e não estão é que conseguiam fazer do local outra coisa que não um hospital! Ha! Ha! Ha!

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous Marquês de Pombal said...

Convém esclarecer uma coisa fundamental: Vão encerrar três hospitais que actualmente tem, no seu conjunto, 900 camas para internamento nos vários serviços e realiza, por ano, cerca de 400 mil consultas. As unidades fazem 200 mil urgências, 50 mil sessões de Hospital de Dia e internam cerca de 30 mil doentes nestes três hospitais, tendo mais de 4 mil profissionais? Devo estar a sonhar? Ou é um pesadelo...mais um?! Estamos em 2010 e prevê-se a conclusão do complexo hospital em projecto em 2018, para o qual ainda nem arranjaram terreno? Alguém impeça esta anormalidade! Não existe outra palavra para qualificar esta intenção...ou então coloquem a data de encerramento com base na data de abertura do novo complexo...se for essa a intenção!

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous Anónimo said...

Investimento efectuado na reestruturação de vários serviços do CHLO! Pois claro! Está em linha com investimento permanente, ao londo dos anos no aeroporto da Portela. Quantos milhões foram investidos? Melhoramentos, ajustamentos pontuais e manutenção necessária sim. Grandes obras para quê quando Alcochete parece vir a ser uma realidade! O que observamos é uma "porta de entrada" com sinais mais que evidentes de "sinais exteriores de riquesa", quando ao invés, o país real está infelizmente bem retratado no recente discurso do Sr. PR - perigo de explosão social. 20 votos.

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous Já agora said...

Uma notícia refere que estão a nascer menos portugueses, outra notícia que a IVG está a aumentar... Podem fazer a ligação e seguramente se verificará que não há mais portugueses porque as mulheres não os deixam nascer... e como só elas é que decidem sobre o seu corpo, então que venham mais imigrantes pobres para fazer aquilo que a nossa sociedade culta e civilizada não faz: filhos. Já agora, proponho que se castrem quimicamente todos os homens para, desta forma, evitar as IVG e assim poupar dinheiro ao estado e consequentemente aos nossos bolsos. O melhor argumento que li neste forum foi o da senhora que refere "O que nós mulheres precisamos é poder decidir se queremos ou não manter a gravidez,que por vezes não é dos nossos maridos". Como se uma criança fosse um objecto! e pior... só das mulheres! e ainda por cima como solução para o adultério! Viva o regabofe... Assim, sim. Temos sociedade moderna, livre e civilizada.

terça-feira, janeiro 19, 2010  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!