terça-feira, janeiro 19, 2010

Sem dinheiro não há palhaços?

"A Moody's, que é uma das maiores empresas mundiais de avaliação de risco de crédito, é outra entidade a prever a "morte lenta" (sic) da economia portuguesa, caso o défice continue descontrolado. Por sorte, o ministro das Finanças não liga a profetas da desgraça e prefere os números do sempre credível e optimista Banco de Portugal. Fundamentado em tais números, o dr. Teixeira dos Santos chamou os jornalistas e, pela 629.ª vez, anunciou o fim da recessão. É verdade que o dr. Teixeira dos Santos também admite a existência do défice e promete combatê-lo. Como? Através de "estímulos à actividade económica", leia-se investimento público, o que é o mesmo que curar um traumatismo craniano com marteladas na cabeça.

Reduzir a dívida mediante o aumento da dívida é um método peculiar, cujos resultados, de resto, são evidentes na actual situação do País. Em larga medida, o País atingiu os fundilhos actuais porque o Estado gasta acima, muito acima, do que tem e pode. O dr. Teixeira dos Santos quer que o Estado gaste ainda mais, coisa que suscita menos dúvidas sobre o nosso futuro do que sobre o presente do dr. Teixeira dos Santos e do Governo a que pertence.

Pelo renovado ânimo com que reage a cada confirmação do seu fracasso, já se percebeu que o Governo frequenta uma realidade própria e não partilhável. Falta perceber se o alheamento é deliberado ou natural. Dito de maneira diferente, convinha apurar se o Governo deseja conscientemente espatifar o que resta disto ou está de facto convencido da bondade das medidas que regularmente toma. A primeira hipótese revela uma crueldade peculiar; a segunda, uma inépcia sem grandes precedentes. Claro que as consequências de ambas são idênticas, mas seria útil entender se estamos nas mãos de sádicos ou de incompetentes, nem que fosse para escolhermos entre o papel de masoquistas e o de palhaços - pobres, escusado dizer
."

Alberto Gonçalves

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A Moody's que tem nome como o Noddy, não necessita fazer o jogo dos donos.
É claro que a irresponsabilidade do governo deste sítio deveria ser punida não apenas com os votos, deveria ser caso de polícia, ma como a justiça é um desenho animado, ficamos todos à espera, como Soares que está calado como um rato ou então fundiu finalmente os neurónios para nossa sorte.
O défice e adivida são o estado em out sourcing, as empresas públicas e os seus gestores e as privadas e os empresários que Abril pariu.
Com tanto EPE, IP, firmas de advogados amigos, bastava de facto cumprir o que recomenda há muito o Tribunal de Contas, o resto senhores economistas são coisas que os senhores sabem, mas como comem à mão só alguns se atrevem a dizer, porque não andam à trela.

terça-feira, janeiro 19, 2010  
Anonymous Socretino said...

Pode haver dúvidas sobre muitas coisas...

... mas o que não há dúvida é de que os melhores palhaços estão na bancada do PS

quinta-feira, janeiro 21, 2010  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!