domingo, janeiro 17, 2010

Um acordo rápido contra uma morte lenta.

"PS e PSD vão entender-se para aprovar um Orçamento do Estado que precisa de ser impopular. Mas é mais para inglês ver. Inglês, americano, belga: é para as agências de "rating". É Lacão e Aguiar-Branco que assinam facilidades? Ou é Sócrates e Ferreira Leite que acordam dificuldades?

Uma grande adversidade consegue mobilizar uniões impossíveis. Porque relativiza problemas outrora gigantes. Sob as ameaças de uma OPA, até Manuel Fino e Teixeira Duarte se aliaram, congelando por momentos os seus rancores. É também sob as ameaças das agências de "rating" que PS e PSD preparam um acordo para o Orçamento. Fazem bem. Mas será farsa?

Por causa da crise financeira, as agências de "rating" foram desdenhadas, acusadas, odiadas, desacreditadas. Juraram-se-lhes vinganças, expropriações, desmantelamentos. Ainda esta semana, uma catadupa de economistas e políticos saiu irada à praça atacando as previsões da Moody's, que pôs Grécia e Portugal no mesmo saco, vaticinando-lhes o mesmo destino: "morte lenta".

Fernando Ulrich, João Talone, Basílio Horta, César das Neves, Ferreira do Amaral e outros podem estar cobertos de razão mas todas as críticas são vãs: goste-se ou não das agências, estejam elas certas ou erradas, as suas opiniões produzem os efeitos de antes. O sistema financeiro não inventou uma alternativa àqueles que quis desalojar. As agências foram proscritas mas continuam a ser prescritas.

Os mercados financeiros já assimilaram a próxima descida do "rating" de Portugal. Os juros que a República paga subiram de 80 pontos base para 100 pontos base e já há empresas que têm menos risco que o Estado, o que antes era impensável.

O que Portugal precisa neste Orçamento do Estado não é de evitar a descida já prometida do "rating"; é de impedir que a ela se siga uma nova previsão negativa para o País (na gíria, um novo "outlook" negativo mesmo após a descida da notação), que fará o custo da dívida subir de novo.

Ora, as agências de "rating" estarão atentas ao programa de consolidação das finanças públicas a apresentar mas também às condições políticas em que esse programa for apresentado. Se houver estabilidade no Parlamento, as agências apreciam. Se não, depreciam.

Toda a fachada de concórdia terá, no entanto, de aprovar medidas difíceis, e aí é que PS e PSD terão de mostrar quão acordados conseguem estar. Não tenhamos dúvidas, Portugal precisa de partir porque dobrar já não é possível.

O que vai o Governo propor neste Orçamento do Estado? Aumentar impostos, mesmo engolindo o sapo de ter prometido o contrário? Fazer como a Grécia, que congela salários? Fazer como a Irlanda, que os reduz? Fazer como propõe Eduardo Catroga, congelar a despesa pública? Eliminar apoios sociais, descer subsídios, pensões, investimentos?

É neste naipe das medidas impossíveis que estão os trunfos para credibilizar uma proposta de consolidação imediata mas duradoura das contas públicas. Aumento de impostos sobre os prémios da banca é folclore irrelevante. Dar aumentos à Função Pública, mesmo que abaixo da inflação, é continuar em negação.

O PS vai ter a coragem de propor? O PSD de aprovar? O Presidente da República de apoiar? E nós, de as aceitar?"


Pedro Santos Guerreiro

1 Comments:

Blogger Toupeira said...

As agências de rating são armas de destruição das economias ao serviço do FMI, Wall Street e do Fed e ... já agora do bank of England.
O senhor Guerreiro é um cínico e diz apenas meia verdade.
As medidas estão no défice escondido, na desorçamentação nas despesas com os IPs, com a desgraça que trouxe o PRACE e este governo, nas empreesas municipais, no poder central e local, não está nos funcionários públicos.
Está no outsourcing e na não utilização dos funcionários públicos a quem não deixam fazer o seu trabalho.
O senhor fala como Mexia e outros espertos e sabe-o, aí está o sua meia verdade.
A desgraça está na justiça que não cumpre o que deve, ouseja, se há ilítos criminais nos relatórios do Tribunal de Contas que se cumpram as resoluções e que investiguem os indícios e já agora que se afastem os que utilizam o estado como base de negociatas para os amigos nos, Institutos Públicos, nas Parcerias Público Privadas, nos ministérios e nas Direcções Gerais que passaram a IPs, sabiam que já não há Direcções Gerais, há Institutos Públicos e aqui está a chave do problema.
A Grécia tem um problema diferente do nosso, a corrupção funciona de outra forma.
Capiche?
O Sr Guerreiro sabe mas não diz.
Capiche?

segunda-feira, janeiro 18, 2010  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!