domingo, setembro 05, 2010

O circo

"Gostei do final do processo Casa Pia. Notei falhas, porém: a ausência de um trapezista e de um engolidor de espadas ficará como uma mancha. Mas o circo montado por advogados e por um dos condenados, Carlos Cruz, chegou para satisfazer a minha nostalgia de infância.

Pena que a assistência não tenha estado ao nível dos artistas. Para começar, não é possível observar o dr. Sá Fernandes a disparar histericamente sobre a sentença; sobre os juízes; sobre os próprios jornalistas; e sobre o atraso cultural da nação sem lhe oferecer, logo ali e em directo, um espelho. Em países menos selváticos existem recursos para sentenças ingratas; entre nós, o recurso é um pormenor quando há piruetas para dar em público.

E se assim foi com Sá Fernandes, assim foi com Carlos Cruz: com total ingratidão, ninguém aplaudiu o momento de comédia em que o antigo apresentador garantiu que iria vender uns sapatos velhos para pagar indemnizações às vítimas. Fosse este o país decente que o dr. Sá Fernandes reclama e já haveria um concurso por aí, tipo ‘1, 2, 3’, para leiloar os sapatos do Carlos.
"

João Pereira Coutinho

Divulgue o seu blog!