sábado, março 19, 2011

Salvar a pele

"José Sócrates lançou o país numa crise política e alguns beatos perguntam por aí: porquê? O que tem Sócrates a ganhar com o chumbo do PEC e a sua demissão anunciada? A resposta básica para estes básicos é só uma: tudo.

Ao encostar o PSD à parede, qualquer reacção de Passos Coelho seria uma vitória para Sócrates. Se Passos Coelho cedesse, o PSD estaria liquidado até 2013 e entraria numa guerra civil sem fim à vista.

Se Passos Coelho não cedesse, Sócrates poderia, como se vê, sair mesmo a tempo de evitar ser ele o porteiro de um resgate inevitável – apontando o dedo ao PSD pelo resgate inevitável. Com um bónus: a possibilidade de ir a eleições, chorar em público pela injustiça cometida e, quem sabe, voltar a ganhar. Ou, no mínimo, perder por poucos – o que seria sempre uma vitória para quem vive e cresce no caos. Sócrates é, nas suas palavras, um ‘animal feroz’; mas é também um ‘animal perigoso’. É por isso que o país precisa de o afastar: não para evitar anos de austeridade, que serão longos; mas para que essa austeridade seja feita para salvar o país – e não a pele do PS e do seu líder.
"

João Pereira Coutinho

Divulgue o seu blog!