sexta-feira, junho 17, 2011

Porque o federalismo é inevitável

"A Europa sempre andou aos solavancos. Tirando os primeiros anos, quando Jean Monet, Konrad Adenauer e outros visionários perceberam que a melhor forma de evitar novas guerras era gerir em conjunto questões que haviam espoletado conflitos anteriores, a CEE correu sempre atrás do prejuízo. Mas com mais ou menos atraso, encontrou solução para os problemas.

A situação actual não é excepção. Os ministros das Finanças do Euro (os que pensam…) e um ou outro chefe de Estado já perceberam que o Euro está num beco sem saída. E que as tentativas feitas para o tirar de lá não funcionam. Porque uma união monetária (gerida por uma instituição central) não pode sobreviver, no longo prazo, sem uma união orçamental. Com tudo o que isso implica: aprovação centralizada de orçamentos, transferências orçamentais, emissão conjunta de dívida pública (ou parte dela) e fiscalização da execução.

Daquelas ideias, as mais polémicas são a emissão de dívida e a fiscalização. Como convencer um eleitor germânico, holandês ou finlandês a pagar mais por dívida europeia (contaminada pelos "infecto-contagiosos") em vez de dívida nacional (mais barata)? Em teoria é simples: explicando-lhes que ou a União dá um salto em direcção ao federalismo (e que esse federalismo até protege melhor os seus interesses) ou… o Euro desaparece; e que se o Euro desaparecer, todos perdem. Só que isso implica que os chefes de Estado e de Governo ponham todo o seu peso por detrás desta ideia. Já (o tempo escasseia). O problema é que há gente que acha que o Euro pode sobreviver se os infecto-contagiosos forem corridos. Estão enganados: vão gerar um efeito dominó que só parará no seu quintal
."

Camilo Lourenco

Divulgue o seu blog!