sábado, setembro 24, 2011

Agência de notação independente dos Estados Unidos diz as verdades inconvenientes...

"A Weiss Ratings, agência independente de notação financeira dos Estados Unidos, baixou ontem a classificação do Bank of America (BofA) para lixo (de D+ para D), confirmando crescentes rumores em Wall Street que admitem a possibilidade de o maior banco norte americano em activos – mais de USD 2,2 triliões (2,2 biliões na terminologia europeia) – correr sérios riscos de falência e de poder vir a ser nacionalizado pela administração Obama.

Entre Outubro de 2007 e Setembro de 2011 a cotação do banco passou de cerca de USD 50 (cinquenta) para menos de USD 7 (sete), por acção. Comparado com outras empresas cotadas que apresentam um similar nível de risco, os títulos do Bank of America , no entender da Weiss Ratings, “representam um mau investimento com base na sua cotação e valorização actuais”.

Na semana que agora termina, a agência de notação norte-americana para além de ter reafirmado a notação da dívida soberana dos Estados Unidos em “C–” anunciou ter baixado a notação de seis países europeus, conforme o quadro seguinte:

Weiss Ratings – Dívidas Soberanas

País Novo
Rating / Rating Anterior
Áustria C+ / B+
Bélgica C– / C
República Checa C / C+
Finlândia C– / C
Suíça B+ / A–
Turquia C / – C

Escala Weiss Ratings: A = excelente, B = bom, C = razoável, D = fraco, E = muito fraco; mais/menos = parte superior/inferior da notação.

Afectados por modestos desempenhos em termos de crescimento do PIB e pela evolução das dívidas soberanas dos chamados PIIGS – Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha – todos os países agora analisados foram penalizados pelos mercados financeiros, nos últimos meses,com particular destaque para os casos da Áustria e da Turquia, refere a agência.

O caso turco foi basicamente agravado pela sua proximidade e dependência do enfraquecido Mercado Único. O problema da proximidade contagiou igualmente a economia suíça. O banco central helvético teve mesmo que, no início da semana, tomar medidas drásticas para defender a sua moeda ao tê-la indexado ao euro e fixado o valor mínimo da moeda única em 1,20 francos suíços.

O analista financeiro da Weiss Ratings, Gavin Magor justificou as novas classificações pelo facto de “à medida que o contágio financeiro europeu se alarga para além dos óbvios candidatos [PIIGS], outras nações têm que adoptar severos programas de austeridade ou pagar juros mais altos aos compradores dos seus títulos de dívida.”

A qualidade das análises da Weiss Ratings é demonstrada por uma taxa de sucesso de 98% nas falências bancárias decretadas em 2011, nos Estados Unidos. Entre 68 acertou em 66… "

MRA Alliance

Pedro Varanda de Castro

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Artigo publicado antes das notícias que entretanto vieram a público, interessante.
Toupeira

sábado, setembro 24, 2011  
Anonymous Anónimo said...

Vejam o rating da Finlândia, mas atenção às notações padrão, mas que não estão bem não estão...
Comprei um pacote da TMN e estou arrependido e com ele veio um TM, Nokia, fabricado na China e embalado na Hungria para alavancar o valor do produto dá para entender?
Estes também cairam na mão de obra barata desinvestir nos seus filhos e no seu trabalho para importar e vender ao preço que vendiam, mas a China vai cair também e como não há consumos internos, vão vender a quem na Europa e EUA?
Os USA se nã estivesssem metidos nas guerras em que estão já teriam falido.

Toupeira

sábado, setembro 24, 2011  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!