quinta-feira, setembro 22, 2011

Tenha paciênca Sr Bastonário mas tem de ser independente do poder político

“Um duplo cheeseburger e um pacote de batatas fritas equivalem a 2200 calorias e é preciso uma maratona” para queimar este nível de calorias, afirmou José Manuel Silva, que incluiu também o sal nos produtos a taxar.

O bastonário, que falava na cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre a Direcção-Geral de Saúde (DGS) e a Ordem dos Médicos (OM) com o objectivo de assegurar a colaboração “formal” entre estas duas entidades no âmbito da qualidade no sistema de saúde, não tem dúvidas que esta medida irá ter a oposição da indústria agro-alimentar mas defende que este “imposto selectivo” seria uma alternativa a mais cortes no sector.

“Sabemos que é preciso poupar mas não é possível mais cortes sem pôr a qualidade dos serviços”, afirmou José Manuel Silva, num discurso em que teceu duras críticas à classe política e aos governantes que levaram o país ao estado em que ele se encontra.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, não se pronunciou sobre esta ideia, preferindo destacar o “esforço concertado entre o Governo e os profissionais de saúde” para “garantir a sustentabilidade do SNS e a melhoria da qualidade” da prestação dos cuidados.

Paulo Macedo corroborou ainda a ideia antes defendida pelo bastonário de que este protocolo “é um marco na história da melhoria da prática clínica” e irá permitir reduzir “a despesa inútil” e o “desperdício”. “Um sistema de saúde só tem qualidade se for sustentável”, acrescentou.

Nos termos do protocolo, a DGS e a OM comprometem-se a “colaborar na elaboração de linhas de orientação clínica e de normas de actuação clínica, incluindo a prescrição de medicamentos e de meios complementares de diagnóstico e terapêutica”; “execução de testes de aplicabilidade de normas clínicas”, e “realização de auditorias clínicas”.

O sal Senhor Bastonário que sal?


O disparate é grande quem deveria ter alguma sapiência e já agora escusava de ser subserviente e foi. Vergou-se?


Há coisas que vai ter de responder perante a classe que representa, porque representa muito pouca gente, pela mesma razão que não vota quem não tem opções.


Já se perguntou porque razão aconteceu a campanha sobre a gripe A, quem beneficiou, a quem fez mal e vai fazer porque ainda não se sabe da extensão e já agora porque razão ainda não foram inquiridas as pessoas que jogaram à rua e vão incinerar o Tamiflu do Sr Rumsf. e a vacina da gripe aprovada pelo actual DGS que ainda nem pediu dessulpas sobre a despesa que gerou e o terrorismo que criou e como pode continuar à frente da DGS.


Sobre os protocolos esperamos que não sejam feitos por burocratas ou copiados de medicinas de outras paragens com populações que nada têm a ver connosco para começar.


Pode crer que não somos todos parvos e se partiu a espinha, não serve como Bastonário, tinha de deixar a política à porta e já agora deveria ter feito um referendo sobre questões que só os médicos das várias especialidades sabem, o povo aqui não entra, porque nestas coisas não pode haver política de demagogia e o senhor é responsável, ou pelo menos deveria ser, acabou o estado de graça.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O artigo vem atrasado, mas de que me posso queixar?
De pouco.
Apenas que fora já de contexto, porque as afirmações ridículas são e valem o que valem.
É óbvio que não defendo a fast food, mas há coisas importantes demais para serem omitidas.
Sobre o sal no pão foi das medidas mais ridículas que já vi e pão sem sal ou pouco sal é mau para a culinária e como alimento principal da população e porque se deteriora e perde qualidade e há sal e sal.
Há o sal marinho que não é só cloreto de sódio, tem muitos outros elementos e o extremismo primário nestas coisas da saúde deveria ser dirigido contra outras coisas, mas é preciso coragem, mas isso é coisa que não abunda por certos lados.
Assim caro Assur peço que o retire e como deve ter estado de férias peço-lhe desculpas, o senhor é a alma do blog, eu um simples colaborador convidado.
Toupeira

sábado, setembro 24, 2011  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!