terça-feira, julho 03, 2012

A mãe de todas as crises: a chamada indústria financeira: produz poder e corrupção.

O presidente não executivo do Barclays, Marcus Agius, demitiu-se nesta segunda-feira, para tentar desarmar as fortes críticas dirigidas contra o banco depois de ter sido multado por manipulação das taxas do mercado interbancário britânico em benefício próprio.
O Ocidente liderado pelos USA e pela Europa foram através dos banqueiros e dos grandes donos do dinheiro os causadores da globalização criando a chamada indústria financeira um nome interessante para agiotas e destruidores de estados através da compra de regimes e de governos. Depois foi a deslocalização e destruição das empresas para países de mão obra escrava, como a China e a Índia, interessante em como ninguém se preocupa com o esclavagismo nestes países e se continuam a comprar as marcas conhecidas e da moda mas não fabricadas no Ocidente, culpa também e principalmente dos acordos feitos através da OMC.
Falta depois desta grande crise que provocou e provoca níveis de desemprego alarmantes fazer a mudança e voltar ao antigo paradigma, a reindustrialização, mas os agiotas mundiais  deixam?
Os EUA e Europa têm de facto democracias ou têm os governos comandados pelos grandes bancos? 
O exemplo do Barclays é mais um entre muitos, pelo menos desde a crise subprime liderada pelo GS e os outros 4.

Divulgue o seu blog!