terça-feira, outubro 30, 2012

Não há crise...

Não há crise...


O ano de 2013 será dramático. Mas irão derreter-se milhões nas campanhas eleitorais autárquicas

O ano de 2013 vai ser dramático no plano económico, haverá maior desemprego, fome e miséria. Mas, mesmo assim, irão derreter-se milhões nas campanhas eleitorais autárquicas.
Nestas despesas não se poupa. O sistema de financiamento partidário tem muitos actores, vida própria e sustenta interesses poderosos.
 
Os maiores beneficiados nem sequer são os candidatos. São, em primeiro lugar, os angariadores de fundos. Estes irão junto dos construtores, promotores imobiliários e, duma forma geral, dos maiores empresários de cada concelho; recolhem uns milhares e entregam uma parte aos partidos. Retêm cerca de quarenta por cento, o que é uma margem aliciante. O protótipo deste personagem é conhecido, tipo viscoso mas bem vestido que prolifera na política. Transporta milhares de euros em maços de notas, dentro de caras pastas de couro.
 
Os políticos, em geral, também não se queixam do sistema. Afinal, receber milhões em "cash" dá muito jeito. Não faltará dinheiro para as campanhas, poder--se-á pagar jantares a milhares de idosos devidamente angariados nos lares; as juventudes partidárias disporão de camionetas para transportar os rebanhos de apoiantes, não haverá restrições nas campanhas para presidentes de câmara.
 
As direcções nacionais dos partidos nada farão nem impedirão estas negociatas. Também elas se servem dos mesmos mecanismos. Quem transforma as suas sedes nacionais em autênticos "offshores", quem armazena milhões de euros em notas – não tem autoridade para moralizar as suas secções regionais e locais. Nem mesmo os financiadores querem mudar o sistema. São eles, aliás, os seus maiores beneficiários. Os que pagam são os que mais ganham, recebendo em favores do estado. Obras públicas serão pagas pelo dobro do seu valor, a gestão de água e saneamento será concessionada por rendas milionárias, projectos imobiliários irão ser ilegalmente aprovados, terrenos rurais serão reclassificados como urbanizáveis e gerarão margens de mil por cento. Os financiadores beneficiam dum retorno garantido e colossal. Reféns destes mecanismos perversos de financiamento partidário, os autarcas estão a soldo de quem lhes paga as campanhas. E o poder local, uma vez corrompido, já deixou de ser democrático.
Por:Paulo Morais, Professor Universitário

10 Comments:

Anonymous Cintribuinte said...

Foi na banca onde se praticaram as maiores fraudes e ainda se praticam, já foram comprovadas as GIGANTESCAS FRAUDES. do MILLENNIUM BCP, BPN & BPP, será que há mais escondidos? Aconselho a retirar o dinheiro dos bancos que não merecem confiança, depois eles que se aguentem

Foi na banca onde se praticaram as maiores fraudes e ainda se praticam, já foram comprovadas as GIGANTESCAS FRAUDES. do MILLENNIUM BCP, BPN & BPP, será que há mais escondidos? Aconselho a retirar o dinheiro dos bancos que não merecem confiança, depois eles que se aguentem

terça-feira, outubro 30, 2012  
Anonymous Anónimo said...

O que o Ulrich que quer dizer é que há muitos
em Portugal que já lhe entregaram a casa
e foram viver para a rua e o Sr.gestor do BPI voltou a vende-la a outros e assim
ganhou mais dinheiro,mas ainda lhe não chega, ainda quer adquerir mais casas e
ganhar mais dinheiro,ai portugueses só
tenho a dizer fujam dos banqueiros que eles são todos papões, fizessem como eu
que morei numa cave tres anos mas não recorri a Banco algum e não devo nada a ninguém,o que tambem ti .

terça-feira, outubro 30, 2012  
Anonymous Vai-te chulo said...

Este senhor vive a custa dos dinheiros do povo o Sr aguenta-se quando tirarem o dinheiro do seu banco e a seguir vai pedir dinheiro ao estado a pagar um juro miseravel e vai cobrar 25 30 e muito mais paga o povo abaixo a chulice so aprendem quando se tirar o dinheiro dos seus bancos
Este senhor vive a custa dos dinheiros do povo o Sr aguenta-se quando tirarem o dinheiro do seu banco e a seguir vai pedir dinheiro ao estado a pagar um juro miseravel e vai cobrar 25 30 e muito mais paga o povo abaixo a chulice so aprendem quando se tirar o dinheiro dos seus bancos

terça-feira, outubro 30, 2012  
Anonymous Vitor said...

É urgente que este Governo seja destituído de funções. Portugal está a ser destruído a pouco e pouco. Já perdemos a nossa soberania, a nossa independência, a nossa economia. Os Portugueses vêm-se forçados a abandonar o seu próprio país, deixando as suas famílias. O Povo está a passar fome, as crianças nas escolas, o desemprego aumenta de dia para dia, as leis constitucionais são violadas a cada medida sem que ninguém se pronuncie, o PR faz orelhas moucas, como se nem existisse. Apenas resta uma solução, que passa pelo envolvimento das FORÇAS ARMADAS, cuja missão é precisamente defender a soberania nacional e o povo Português. ACORDAI FORÇAS ARMADAS.

terça-feira, outubro 30, 2012  
Anonymous Moreira said...

No País do Melhor Povo do Mundo, as Senhoras e os Cavalheiros não se devem limitar a apontar o que está mal. Devem, também, explicar como é que, no seu entendimento, as contas públicas deste jardim à beira-mar plantado podem ser equilibradas, de forma justa.
Eu penso que esse objectivo pode ser alcançado, em pouco tempo, se os Senhores Políticos do País do Melhor Povo do Mundo aceitarem estas minhas sugestões:
Retirem, de imediato, a Deputados e Governantes, viaturas e motoristas, subsídio para residência, cartões bancários, subsídios para deslocações e outras mordomias, tão injustas quanto inaceitáveis!
Aprovem, de imediato, a Legislação necessária para reduzir (de 230 para 100) o número de Deputados na Assembleia da República!
Retirem, de imediato, a Deputados e a Governantes, o direito a luxuosas refeições, a preços muito baixos!
Retirem, de imediato, as vergonhosas mordomias que determinados Gestores de Empresas Públicas atribuíram a si próprios!
Acabem, de imediato, com a corrupção, nas Autarquias e em todos os Departamentos Governamentais!
Façam, de imediato, uma rigorosa e honesta investigação a todas as Fundações e a todas as Parcerias Público Privadas (PPP)! E ordenem que sejam devolvidos ao Estado todos os milhões que lhe foram roubados!
Aprovem, de imediato, a Legislação necessária para impedir que determinados Deputados estejam, na Assembleia da República, preocupados apenas em defender os interesses de grandes Empresas Privadas!

terça-feira, outubro 30, 2012  
Anonymous Deixem-os zurrar e vamos ver onde vamos parar! said...

Este não se contenta em ser Banqueiro o que ele quer é um "banco" para se sentar no governo. Já anda a pedir o lugarzinho à muito tempo só que agora agrada-lhe mais o lugar de Administrador...porque será? quantas vezes ganha mais que um ministro? por isso com ordenados desde qualquer um aguenta muito mais...deixem estes BURROS zurrarem muito e vamos ver onde vamos parar!
Este não se contenta em ser Banqueiro o que ele quer é um "banco" para se sentar no governo. Já anda a pedir o lugarzinho à muito tempo só que agora agrada-lhe mais o lugar de Administrador...porque será? quantas vezes ganha mais que um ministro? por isso com ordenados desde qualquer um aguenta muito mais...deixem estes BURROS zurrarem muito e vão ver onde vamos parar!

terça-feira, outubro 30, 2012  
Anonymous Paulo said...

é só iluminados! Então vamos todos a correr tirar dinheiro dos bancos...a sério isso é uma alternativa do caraças! ficas sabes com o quê? com um sistema falido, sem que o teu vizinho possa tirar o dele e depois é tentares perceber o que aconteceu! mas sabes, no fim desse dia, vais acabar por dizer o mesmo, que a culpa de isto tudo é deles...nunca tua, que tiveste uma ideia genial...experimentar pesquisar no google o que é que implica uma correria aos depósitos...vai ver o que aconteceu na argentina...isto não é uma luta de egos, ninguém aqui deseja austeridade! mas não temos alternativa, ou melhor, temos, mas parece-me que pode ser muito mas muito pior do que o que temos! Portanto agora temos é de discutir o futuro, e não ideias iluminadas como essa de levantar o dinheiro todo...podes, ao tentar derrubar um homem, acabar por derrubar os teus amigos e vizinhos? é isso que queres?

terça-feira, outubro 30, 2012  
Anonymous Carlos said...

Mais um para a BANDA

Não nos bastava termos:
- Passos - maestro
- Gaspar - tenor
- Borges - soprano
- Moedas - trombone
- Ferraz da Costa - ferrinhos
- Braga de Macedo - pandeireta
e agora Ulrich candidata-se a "homem do pífaro"!

terça-feira, outubro 30, 2012  
Anonymous Anónimo said...

este ignorante deve conhecer bem os Tugas.
Só assim se compreende como pode dizer uma BARBARIDADE destas(imagino o que ele deve dizer dos "seus"clientes)e não haver consequências nenhumas.
O povinho fadista e triste mantém-se SERENO,mesmo depois de ser INSULTADO.
O Tuga é MESMO MANSO....!!!!
ahahahahaha

terça-feira, outubro 30, 2012  
Anonymous Ah pois é said...

O pessoal anda muito esquecidos! Foi este senhor que um dia disse, ainda antes de pedirmos o dinheiro à troika...se não tomamos cuidado um dia batemos contra a parede...lembram-se? Será que as pessoas quando tudo corria supostamente bem viam as notícias e estavam atentas? ou só agora que de facto esbarrámos numa parede é que acordaram? ainda bem que acordaram, mas em vez de andarem a criticar pessoas, discutam ideias, discutam projetos, discutam o que querem para Portugal e para os portugueses...A inveja, a crítica ofensiva, a falta de debate de ideias,a destruição por destruição vai levar-nos a algum lado, mas acreditem que não é nada melhor do que aquele onde estamos agora! Talvez daqui a 50 anos estejamos melhor, mas quem é que vai estar aqui daqui a 50 anos?

terça-feira, outubro 30, 2012  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!