quarta-feira, janeiro 14, 2004

Os enormes benefícios da liberdade de imprensa.





Graças à famosa liberdade de imprensa que os “media” invocam para publicar notícias de fraco interesse público, mas de grande importância para fazer-se passar uma mensagem falsa do funcionamento de certas instituições, o país vai perdendo a boa imagem que ainda resta lá fora,.

Portugal nunca é notícia em lado algum. Mas agora, graças aos “bons” serviços prestados pelos nossos “media”, passou a ser. Mas passou a ser no mau sentido.

Conforme nos conta Sérgio Figueiredo na sua excelente coluna Portugal suicida-se, imagine-se que depois de a televisão alemã dar grande destaque ao caso de pedofilia, este foi também amplamente difundido nas rádios.

A imagem essencial que passou foi a de um país com um sistema de justiça caótico, instituições desacreditadas. Enfim, um caos pouco recomendável e bastante mal frequentado.

O facto é que, no curto espaço de meses, Portugal foi destaque na Time como o bordel mais “in” da Europa e na Alemanha, como um lugar de demónios sexuais, onde as crianças são vítimas e suspeito pode ser qualquer um, incluindo o Presidente da República.

Não vale a pena fingir que reportagens e notícias deste género não têm qualquer tipo de importância, porque tal tem efeitos devastadores na nossa credibilidade externa

Como se explica aos investidores estrangeiros o que está a acontecer em Portugal, numa altura em Portugal quer captar investimento estrangeiro, sabendo que as multinacionais são influenciadas por factos descredibilizantes, como esste gênero de notícias?

Mas claro que isso não interessa. O mais importante é sermos informados das caracteristicas físicas específicas de certos arguidos e escolher nomes de arguidos mais sonantes e mais habilitados para baralhar o processo, criando e alimentando falsas teorias de cabalas.

Divulgue o seu blog!