quinta-feira, maio 27, 2004

Advogado Julgado por Falta de "Urbanidade" no Tribunal.

"O advogado Miguel Fonseca foi julgado, no Conselho Distrital de Faro da Ordem dos Advogados (AO), por alegadamente ter violado o "dever de urbanidade" para com o juiz da comarca de Vila Real de Stº António. O causídico, depois de ter esperado um mês pelo despacho a um requerimento que deveria ser emitido num prazo de dez dias, escreveu ao magistrado sugerindo a possibilidade de ter sido aplicado ao requerimento o "artigo cesto" (vulgo, cesto dos papeis). Desta forma, desrespeitou o astuto da Ordem dos Advogados, que os obriga a usar uma linguagem cortês, no exercício da profissão.

O juiz Rui Luís não gostou da forma como foi questionado, muito menos de ter sido posto em causa o "dever mais sagrado do julgador", uma vez que o causídico, no seu entender, tinha sugerido também a possibilidade do lhe ser "denegada justiça". Da alegada má conduta queixou-se à OA, que encontrou matéria para levantar um processo disciplinar e levar o advogado a julgamento. O arguido, nessa altura, respondeu: assim sendo, quero um julgamento público - o que veio acontecer, pela primeira vez, no Conselho Distrital de Faro da OA. Anteontem, à entrada para a audiência, comentou: " Julgamentos à porta fechada, nunca. Isso era o que se passava antes do 25 de Abril." A razão porque se indignou com o incumprimento dos prazos, disse: "Foi porque defendia uma cliente que se encontrava em prisão preventiva, e quando isso acontece até perco o sono." "


Mais.

P.S. Curioso o funcionamento da justiça.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Qd todos acham normal que alguem em prisao preventiva fique indefenidamente 'a espera da resposta a um requerimento c/ prazo maximo de resposta de 10 dias, algo se passa de errado. Foi preciso coragem para dizer que o rei vai nu, pq parece que todos o sabem mas nao dizem.

Se os advogados necessitam de cumprir prazos, pq nao hao-de estar os juizes sujeitos 'as mesma regras?!?

segunda-feira, maio 31, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » » »

sábado, março 03, 2007  
Anonymous j.cristo@ceu.org said...

Muito mudou depois do 25 de Abril e ainda há muito para mudar. na árae da justiça os juizes sºao reis absolutos e só mo seio da corporação são impostas sanções. É urgente a criação de serviços de inspecção e fiscalização para a área da justiça e articulado legal que responsabilize os juízes pelos atrasos e pelos erros que cometem

terça-feira, maio 17, 2011  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!