Advogado Julgado por Falta de "Urbanidade" no Tribunal.
"O advogado Miguel Fonseca foi julgado, no Conselho Distrital de Faro da Ordem dos Advogados (AO), por alegadamente ter violado o "dever de urbanidade" para com o juiz da comarca de Vila Real de Stº António. O causídico, depois de ter esperado um mês pelo despacho a um requerimento que deveria ser emitido num prazo de dez dias, escreveu ao magistrado sugerindo a possibilidade de ter sido aplicado ao requerimento o "artigo cesto" (vulgo, cesto dos papeis). Desta forma, desrespeitou o astuto da Ordem dos Advogados, que os obriga a usar uma linguagem cortês, no exercício da profissão.
O juiz Rui Luís não gostou da forma como foi questionado, muito menos de ter sido posto em causa o "dever mais sagrado do julgador", uma vez que o causídico, no seu entender, tinha sugerido também a possibilidade do lhe ser "denegada justiça". Da alegada má conduta queixou-se à OA, que encontrou matéria para levantar um processo disciplinar e levar o advogado a julgamento. O arguido, nessa altura, respondeu: assim sendo, quero um julgamento público - o que veio acontecer, pela primeira vez, no Conselho Distrital de Faro da OA. Anteontem, à entrada para a audiência, comentou: " Julgamentos à porta fechada, nunca. Isso era o que se passava antes do 25 de Abril." A razão porque se indignou com o incumprimento dos prazos, disse: "Foi porque defendia uma cliente que se encontrava em prisão preventiva, e quando isso acontece até perco o sono." "
Mais.
P.S. Curioso o funcionamento da justiça.
3 Comments:
Qd todos acham normal que alguem em prisao preventiva fique indefenidamente 'a espera da resposta a um requerimento c/ prazo maximo de resposta de 10 dias, algo se passa de errado. Foi preciso coragem para dizer que o rei vai nu, pq parece que todos o sabem mas nao dizem.
Se os advogados necessitam de cumprir prazos, pq nao hao-de estar os juizes sujeitos 'as mesma regras?!?
Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » » »
Muito mudou depois do 25 de Abril e ainda há muito para mudar. na árae da justiça os juizes sºao reis absolutos e só mo seio da corporação são impostas sanções. É urgente a criação de serviços de inspecção e fiscalização para a área da justiça e articulado legal que responsabilize os juízes pelos atrasos e pelos erros que cometem
Enviar um comentário
<< Home