sábado, agosto 25, 2007

25 de Agosto de 1930


Thomas Sean Connery, nasceu em Edinburgo, Escócia, em 25 de Agosto de 1930. Possui uma tatuagem “Scotland Forever”, no braço, foi activista do Partido Nacionalista Escocês, cujos ideais são bem distantes dos de Inglaterra.

Os seus pais eram humildes, um motorista de camião e uma empregada de limpeza, Sean Connery foi marinheiro, pedreiro, salva vidas, modelo, até chegar ao cinema.

O seu primeiro filme data de 1962, 007 contra o satânico Dr. No, um grande sucesso, que não parou ao longo dos seguintes seis filmes deste super espião.

Mas Sean Connery não quis ficar apenas consignado à imagem de um espião charmoso e habilidoso, o seu talento foi reconhecido em vários e diferentes filmes, salientando-se Marnie, de Hitchcock (1964), A Colina dos Homens Perdidos, de Sidney Lumet (1965), O Nome da Rosa (1986) e Os Intocáveis (1987).

Ganhou o Oscar e o globo de melhor actor secundário, pelo filme Os Intocáveis, Prémio da Academia Britânica pelo Nome da Rosa e prémio Cecil B. De Mille.

Da sua vida particular pouco se sabe, o actor sempre fez questão de se manter reservado, mas no final de 2004, assinou um contrato com uma editora, para publicação do seu livro de memórias, pelo que futuramente, poderemos saber mais sobre este homem, que deu e ainda dará bons contributos e belíssimas prestações na 7ª Arte!

Cristina Augusto

Divulgue o seu blog!