terça-feira, setembro 14, 2004

Querem melhor??

"Seis famílias ciganas de Paços de Ferreira ajudaram a desenhar as casas térreas onde vão ser realojadas para que estas se ajustem às tradições comunitárias da sua etnia. "Evitam-se assim mudanças radicais do seu estilo de vida", defende a autarquia, esclarecendo que no desenho das seis habitações o arquitecto camarário, Paulo Bettencourt, considerou mesmo sugestões no sentido de criar espaços para as carroças e animais usados pelas famílias ciganas. As seis famílias, que há uma década vivem em tendas, terão a suas novas habitações voltadas para um espaço comum, em forma de "U", de forma a facilitar-se o convívio típico da comunidade. Também a divisão das casas será diferente do habitual, não havendo paredes a separar a cozinha da sala de estar. "Recria-se deste modo uma ambiência próxima da tenda", explicou o vereador da Habitação, José Bastos, acrescentando que o realojamento destas e outras famílias será acompanhado por um programa de reeducação social.

"O objectivo é treinar competências, apreendendo regras de higiene, relações de vizinhança e gestão do espaço habitacional", disse. RECRIAÇÃO. Neste âmbito, a equipa de acção social da autarquia está a recriar numa casa devoluta um cenário idêntico ao de um dos novos fogos, procurando simular o quotidiano de uma família. O conjunto habitacional cigano integra um pacote de 115 novas habitações, a comparticipar em 50 por cento pelo Instituto Nacional de Habitação (INH) e a erguer em seis freguesias de Paços de Ferreira. As 115 habitações destinam-se a arrendamento, no regime de renda apoiada, para agregados familiares residentes em construções abarracadas. Nos termos do acordo celebrado com o INH, a autarquia obriga-se a demolir as construções abarracadas que vagarem com os realojamentos. "

Casas de borla e desenhadas por eles. Nós vivemos numa casita que nos custa os olhos da cara e ainda por cima não foi desenhada de acordo com as nossas tradições comunitárias. Por exemplo, o nosso primo não cabe na casa de banho. Porque aceitámos ser integrados na sociedade?

4 Comments:

Blogger Politikus said...

Tradições ciganas???? Uma vez em trabalho pela CML (Câmara Municipal de Lisboa) fui a um bairro social habitado maioritáriamente por ciganos, o que vi, foi irreal: Banheiras a servir de canteiro, os tacos do chão arrancados, para fazer uma fogueira no eio da sala, uma capoeira na varanda. despensas a servir de pocilga... nunca pensei ver uma coisa assim e ainda me queriam espancar. chiça....

terça-feira, setembro 14, 2004  
Anonymous Anónimo said...

A Câmara Municipal de Lisboa está sem dúvida bem servida...

quinta-feira, julho 20, 2006  
Anonymous Anónimo said...

What a great site »

quinta-feira, abril 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Russell pee wee xxx pamela anderson Taylor little hardcore blog

quarta-feira, maio 09, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!