quinta-feira, novembro 11, 2004

Morreu Arafat

Yasser Arafat faleceu fisicamente, após ter morrido politicamente desde o momento em que ficou refém do cerco de Israel à sua Mukata desde há 3 anos.

Apesar das intoxicações propagandísticas sobre as sua alegada fortuna pessoal, o que nos pode levar a crer que ele seria um filantrópico, já que ao decidir ficar em Ramalah, não pôde gozar essa alegada fortuna (lembremo-nos que os israelitas nunca impediram a sua saída do quartel general da Autoridade Palestiniana, dizendo apenas que não garantiam autorização para o seu regresso, pelo que se Abu Ammar quisesse gozar essa fortuna poderia ter saído para um novo exílio dourado), ficou como um líder odiado por uns e amado por outros, ou pelo menos respeitado.

O seu passado de luta nacionalista, não islamista, descende das correntes nacionalistas árabes com a sua génese nos movimentos de Nasser.

Nunca foi um árabe islamista radical, nem pregou o Corão nos territórios ocupados.

Todos os líderes são assim, desde que fortes: Amados por uns e odiados por outros.

Sobre Arafat não há consenso, e por isso a importância de o manter fisicamente vivo na sua Mukata, nunca tendo os EUA dado o seu aval para a sua eliminação física, mas também impedido de fazer o que lhe exigiam: o de combater o extremismo islamista do Hamas ou da Jihad Islâmica.

Não se pode aprisionar a AP, eliminar as suas infra-estruturas administrativas e policiais, e depois acusar a AP de não combater os fundamentalistas do Hamas.

Agora com a sua morte física, passará a gozar de um estatuto, merecido ou não, de mártir, e até o simbolismo da sua sepultura junto da arruinada Mukata, símbolo da resistência à ocupação o confirmará.

Mas fica agora a pergunta:

Se EUA e Israel consideravam a figura e o comportamento por vezes dúbio de Arafat como constituindo um obstáculo à paz, o que dizer da sua morte?

Agora sem Arafat, abre-se uma oportunidade para que as negociações, sérias e de boa fé, de ambos os lados da contenda se abram.

Dependendo da solução para a sua sucessão, Israel, e o único país que tem efectiva influência sobre os actos do governo de Telavive, os EUA não têm mais razões para recusar o diálogo construtivo e de boa fé.

A anunciada retirada de Israel da faixa de Gaza não pode ser um fim em si mesmo, mas o princípio do reconhecimento de uma ocupação ilegítima de todos os territórios, nomeadamente da Cisjordãnia.

E o futuro estado palestiniano não poderá nunca ter as suas fronteiras externas com a Jordânia e com o Egipto vigiados pelo Tsahal.

Ou de outro modo esse “estado” não passará de um simples bantustão.

Arafat não cedeu, e resistiu até à morte contra a ocupação.

Será que agora, sem Arafat, será Sharon ou seus sucessores em Israel a darem os primeiros passos e a estenderem desta vez o ramo de oliveira?

Esperemos todos que sim.

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ó Mulah, eu acho que esse h está a mais...

quinta-feira, novembro 11, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Agora resta-nos ver o evoluir da situação. Esperemos que melhore, que os judeus desocupem a faixa de Gaza, recolham às suas fronteiras legítimas e deixem os palestinos em paz. A única boca que me dá vontade de rir é a do Bush. Um tipo quezilento por natureza, a aconselhar os outros a terem calma. Se o Kerry estivesse no poder aínda acredito que desse uma mãozinha para acalmar as coisas.

quinta-feira, novembro 11, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Arafat dixit, 16.dez.2001: "I renew the call to completely halt any activities, especially suicide attacks, which we have condemned and always condemned." Arafat dixit, 18.dez.2001: "We will all sacrifice ourselves for our holy places and we will strengthen our hold of them and we are willing to give 70 of our martyrs for every one of theirs in this campaign..." Discursos com 2 dias de diferença.

Joaquim

quinta-feira, novembro 11, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Já foi tarde! O arafat foi um terrorista, foi responsável pela morte de milhares de judeus, um homem sem dignidade nem honra que se vendeu aos pseudo-valores socialistas.Detentor de uma enorme fortuna que o levou ao top10 das maiores fortunas do mundo mas que deixava o povo morrer à fome e financiava as redes de terror que a esquerda tanto apoia.

A autoridade palestiniana e os demais ditadores terroristas como j.e.santos de Angola entre outros usam a táctica da fome e da miséria para melhor controlarem os povos. Donos e senhores das teorias márxistas-socialistas conseguiram financiamentos das esquerdas europeias que conscientemente sabiam que esse dinheiro seria usado para o terror e não para melhorar a vida desses povos.

A esquerda portuguesa generosa com os terroristas deu-lhes centenas de milhões de escudos,algo muito pouco divulgado pela nossa imprensa fanática que por não despir a camisola continua a mentir aos portugueses.A nossa esquerda é responsável pela morte de milhões de pessoas em África devido aos tais financiamentos da morte.Não nos falem de arafat heroi mas sim do assassino márxista-socialista João

quinta-feira, novembro 11, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Yasser Arafat, premio nobel da paz sobe como ninguém representar a causa palestiana. Mais ou menos amado lutou sempre pelas suas convicções e pela libertação do seu povo, para que finalmente fosse estabelecido e Estado Palestiniano e entregue ao mesmo o territorio que lhes foi tirado. O Presidente palestiniano foi um grande lider que durante 40 anos não se vergou aos prepotentes Israelitas.
Joana

quinta-feira, novembro 11, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Pode-se não concordar com o Post mas não é preciso insultar.

Manuela

quinta-feira, novembro 11, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente chegou a hora para esse sr. Arafat.Agora irá prestar contas dos seus actos terroristas e de tantas vítimas.Lançou a intifada , o que piorou a situação no Médio-oriente e tb. por culpa do sr. Sharon , outro criminoso que visitou as esplanadas das mesquitas , de propósito para piorar a situação e tomar o poder, o que sucedeu.De nada lhe valeu a fortuna que roubou aos palestinianos e para quem pôs no estrangeiro tanto dinheiro , uma das maiores fortunas , cerca de 1 bilião de dolares , tirada à autoridade palestiniana e ao povo.Nem a pôde gozar e ainda bem.Nesse aspecto foi parecido com o de angola , José Ed. dod Santos e com Mobutu , todos roubaram os seus povos - nisso são iguais , assim como ditadores sanguinários......Albuquerque

quinta-feira, novembro 11, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Este xoxalista-marxista-TERRORISTA era a NONA FORTUNA MUNDIAL enquanto o povo que dizia representar e defender morria de fome, de miséria e de estupidez. É este o XOXALISMO que o amigo zagallo (do Brasil) defende? É por uma sociedade como esta que escreve atoardas e baboseiras nestes comentários? Ao menos estejam calados e tenham vergonha na cara!

quinta-feira, novembro 11, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Os que dizem tantos disparates, só porque são retornados ou só conseguem estar do lado dos poderosos, pois é o mais fácil, esquecem-se que ARAFAT FOI PRÉMIO NOBEL DA PAZ EM 1994, juntamente com Rabin, dirigente israelita? Porque será que um o mereceu e o outro não?
Ana

quinta-feira, novembro 11, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Os Muçulmanos acreditam que o Corão foi dado ao profeta Muhammad no dia 11...Temos agora propaganda, pronunciar Arafat morto nesse dia, simplesmente para elevar como santo simbólico no mundo Muçulmano. E mais... 3/11 e 9/11...hum...coincidência.

Teresa

quinta-feira, novembro 11, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Paz à sua alma. Não deixa saudades pois teve uma hipotese de fazer a paz e negou-a ao seu povo que continua a morrer e a sofrer.
Luís

quinta-feira, novembro 11, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP » »

sábado, fevereiro 17, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! install aditional cell phone language vitamin get rid stretch marks http://www.interiordesignprograms.info/phendimetrazine-c2-a0-c2-a0-c2-a0-3cimg.html Owenton dentist Arts culinary louisiana school Lexapro verses paxil Asain teen voyeur Can penis be bent from sucking orgies partys Cheap calls telestant to india Prepay cel phones cell phone antenni Venlafaxine stability Ford 300 firing order Sony folding headphones state farm insurance cheryl close the use of buspirone Brown cardigan sweater Honeymoon cruise vacation

quarta-feira, março 07, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!