"Não há limites para a grandeza da América".
“A afluência às urnas atingiu um nível recorde e, com isso, conseguimos uma vitória histórica. Preciso do vosso apoio e vou fazer tudo para o conseguir, para merecer a vossa confiança.A América deu-me um voto de confiança. Segue-se o dever de servir todos os americanos. Farei o meu melhor para o conseguir todos os dias enquanto presidente. Este é um ano histórico. Enfrentámos muitas dificuldades. A nossa nação defendeu-se a si mesma e serviu a liberdade de toda a humanidade. Vamos ajudar a fortalecer a democracia no Iraque e no Afeganistão. Para que possam crescer em força e liberdade. Os nossos militares regressarão então com a honra que merecem. Junto com os nossos aliados vamos prosseguir a guerra contra o terrorismo. Para que os nossos filhos possam viver em liberdade e em paz."
Ao contrário da ideia que os nossos “media” se esforçaram por fazer passar, Bush obteve 51 por cento do voto popular (58.640.799), tendo vencido em 29 Estados e conquistado 274 grandes eleitores, enquanto Kerry teve 55.104.702 votos, ou 48 por cento, venceu em 20 Estados e ganhou 252 grandes eleitores. Numa das mais participadas eleições de sempre, George W. Bush foi reeleito para o segundo mandato com a maior votação de sempre de um presidente dos Estados Unidos, obtendo assim um resultado histórico, com os republicanos a conseguir, não só manter, como reforçar as maiorias de que dispunham nas duas câmaras do Congresso, já que neste escrutínio os norte-americanos elegiam também um terço do Senado e uma nova Câmara dos Representantes. Para a Europa anti-Bush foi um rude golpe. Trata-se de uma boa altura para registar a falta de tolerância democrática dessa velha Europa, e o respectivo "engolir sapos".
36 Comments:
Os americanos escolheram, pois bem, podem começar a preparar os lenços. Se antes Bush tinha muitos amigos, agora ainda tem mais.
Helder
Isto é para ver como os nossos jornalistas são parciais e mentirosos! Pelo que eles nos mostram, não haveria uma única pessoa a gostar do Sr. Bush! Então e agora? É metade dos EUA, não é?!
Como os americanos são tão burros, pois bastou o Bin Laden mandar uma mensagem , para trocar as voltas e os americanos irem logo votar no cowboy do bush, cheios de medo.E assim os problemas sociais , o desemprego , etc. ficam para trás, pois nos aspectos económicos Bush é um desastre.E vão ser mais 4 anos assim.
O povo americano, com raras excepções, não tem aprendido com as lições que tem levado pela frente. São um povo inculto, pouco inteligente e incapaz de enfrentar os desafios. Oxalá que quando caírem as próximas bombas, aviões ou seja o que for, não se arrependam do dia de hoje... porque já será tarde demais!
Paulo
Fico incrédulo com estes resultados! Como é possível um povo eleger um criminoso para o governo do seu país? Com este resultado, o povo americano já não pode fechar os olhos à barbárie cometida pelo seu presidente, como está a dizer que a apoia, e não pode no futuro culpar quem quer que seja por futuros ataques ao seu país, a não ser culpar o seu próprio presidente. Esta eleição foi uma tremenda desilusão para o mundo livre e democrático.
JMM
Foi pena os americanos terem medo das ameaças do Bin Laden e não terem percebido que foi uma manobra politica .Perderam assim a possibilidade de mudarem uma politica errada , que se está nas tintas para tudo que seja social e humano.Só pensa na guerra , nos seus negócios e dos seus amigos .É um incompetente e nada inteligente.Mas quem tem um papá como ele , que mexe os cordelinhos bem como os empresários a apoiar , era de esperar.
Foi pena os americanos terem medo das ameaças do Bin Laden e não terem percebido que foi uma manobra politica .Perderam assim a possibilidade de mudarem uma politica errada , que se está nas tintas para tudo que seja social e humano.Só pensa na guerra , nos seus negócios e dos seus amigos .É um incompetente e nada inteligente.Mas quem tem um papá como ele , que mexe os cordelinhos bem como os empresários a apoiar , era de esperar.
Já tenho afirmado várias vezes que o americano médio é burro, senão, como entender que votem de novo no Bush, quando levaram todo o tempo a dizer mal dele, quando sabemos que a economia americana não está bem, quando o desemprego aumenta,quando o Bush lhes arranjou uma guerra que lhes trás morte para os filhos, etc.. Como entender isto?
Victor C.
Sr. Victor C.: O americano médio é burro - mas foi ele que deu suporte à criação do maior império militar, econômico e cultural que a Humanidade já conheceu. O mundo precisa de mais burrice deste tipo...
Pedro
Sr: Victor C você agora fez-me lembrar os brasileiros a dizerem que Português é burro... Acho que não gosta pois não ???
Maria
Acima de tudo há que felicitar o Sr. Bush, dar-lhe os parabéns. O Sr. presidente dos EUA saiu vitorioso e há que respeitar a decisão do povo americano.Eu realmente também näo esperava este reultado mas tenho a impressão que o Sr. Kerry também não queria vencer as eleições.Os portugueses têm tanta cultura mas nem só de imagem se vive mas sim de mesa farta o que não é o caso, onde um país deixa morrer à fome cidadãos nacionais e estrangeiros.E viva a América e a Europa também.....
Alfredo
As eleições já passaram,o povo Americano não perde tempo com lamentações, o futuro esté em frente.Esta é a atitude vencedora.A AMÉRICA continua a fazer brilhar o farol da liberdade.Haja determinação no combate ao terrorismo e também na luta por um Mundo melhor.PAZ,LBERDADE E ESPERANÇA . Ed Costa ,USA
Talvez este seja o início do fim do Império Americano ! Da próxima vez que sofrerem ataques como no 11 de Setembro, espero que estes ataques ocorram em Estados maioritariamente Republicanos !! Os resultados são claros no seguinte: os estados mais ricos, onde vivem as pessoas mais cultas e pouco religiosas, votaram Kerry; os estados mais pobres onde vivem os ignorantes e religiosos devotos votaram Bush ! Maldita seja a religião !!! A religião é o ópio dos ignorantes !!
Como americano teria votado em Bush pelo facto de ele ser um verdadeiro líder:determinado,optimista,etç. Como europeu preferia o Kerry, por este ser mais moderado, mas tb mais frágil. Acho que a Europa,aquela que é descrente em Bush,ao manifestar preferência por Kerry,tentou em vão influenciar o eleitorado.Só que os americanos mostraram que não estão nem aí!
Amândio
Só quero dizer mais uma coisa: É neste dia, o mundo inteiro se deveria vestir de negro! Porque negro é este dia!
Graça
Sra.Graça: Que sabe você do povo americano para chamar ignorantes??? O sabe você do modo de vida daquela que é a maior economia mundial??? O que sabe voçê sobre Bush e sobre o modo que têm conduzido este pais quer interna ou externamente??? Vivo aqui á 25 anos e tenho dupla nacionalidade, não queira comparar os States com a Europa.Limite-se a esse pequeno espaço plantado á beira mar e confundido com espanha e deixe os States em paz.!!!
Living in america
Este artigo está cheio de comentários "inteligentes" de portugas que nunca sairam da terrinha e que não fazem a mínima ideia do que é a sociedade americana.Além do Iraque, estava muito mais em jogo: economia, emprego, casamento Gay, certos tipos de aborto e outras questões éticas e morais...Mas para quem só conhece os EUA do "Documentário" Farenheiht 911, não dá para mais.P.S. Vivo nos EUA há 15 anos e votei Bush!
João
Estou a ouvir e ver o Freitas na SICN. Acho ridiculas as suas opiniões pós vitória Bush. Quando os iliminados nacionais opinam em determinado sentido, tudo se passa de modo diferente.Diarreia mental?!? Só pode.
Xiveve
Bush não é o único caso de bebé com anencefalia que sobreviveu até a fase adulta... Isto é endémico na América. Só idiotas acreditam nas mentiras deste farsante. Foi o "medo" que um aqui referiu que levou tantos a votarem nele. Agora, mr.Blood vai atacar a Síria, o Irão, e se cismar que a Base das Lages é dele, vai inventar armas de destruição maciça por aqui e laços lusos com a Al Qaeda e pronto, bombas em nossas cabeças para o "nosso próprio bem", para nos libertar... FDP!
Os Americanos sao os mais ricos, os que tem as melhores univresidades, os que lideram a pesquisa medica e cientifica, tem uma democracia forte, tem o pais onde e' mais facil progredir socialmente pelo trabalho e valor proprio por isso mesmo so' podem ser burros. O Bush e' tambem um grande machista e racista ja' que que tem a Condoleezza e o Powell a ajuda-lo...; Espero que este sinal de forca seja mais um passo para dar cabo de Bin-Ladens e afins. Dos fracos nao reza a historia.
Miguel
Já previa a vitória de Bush. Só os europeus (de uma patética intelectualidade)e os mídia tentaram com sondagens influenciar os americanos, mas eles demonstraram-lhes que têm uma democracia muito forte e representativa e dissseram-lhes que não precisam das suas ingénuas lições. Abaixo as fantasias de alguns "pretogueses". Viva George W. Bush.
João
Com que entao os americanos sao burros e ignorantes por term re-eleito George W. Bush.Agora eu pergunto, que tipo de governo e governantes os portugueses elegeram e teem ai em Portugal?Bem hajam os iluminados.Sou portugues,nao varro ruas,nao sou porteiro,nao sou "Sr. Doutor" nem "sr. Engenheiro" e nao moro nos E.U.A..Se em vez de criticarem um povo que elegeu democraticamente o seu presidente,se olhassem a um espelho.Saudacoes.Fausto
A reeleição do Bush é um ultrage ao Mundo! Aparece à última hora um comunicado do Bin Laden que o ajuda. E de onde partiu este apoio? Eu (pessoalmente) suspeito que esta ajuda foi orquestrada pelo próprio Bush para a continuação de abarcar o Poder e satisfazer os desejos do capitalismo americano entre os quais o de manter a produção de armas, balas, bombas atómicas e outras novas tecnologias para dizimar seres humanos. Este Bush (igual ao Pai) são personagens maquiavélicas....
Xana
Com a continuação do Bush no Poder muita coisa vai acontecer! Destabelização da Paz,nova humilhação (igual à do Vietname) da saída das tropas, americanas, do Iraque. E com isto, como o fizeram no Vietname, mais dias menos dia a população do Iraque terá que enfrentar com a "chuva amarela" como o exército, americano, a fez cair no Vietname. O Bush, diabólico, está a fazer feridas profundas (ruins de sarar) nos americanos e na população do Mundo em geral. Com ele, apenas, o capitalismo americano!
Xana
Infelizmente o destino de quase 6 biliões de pessoas do planeta está na mão dos 60 milhões de irracionais americanos que não sabem fazer mais nada do que comer que nem uns alarves à frente da televissão e que veneram a besta do BUSH como o DEUS da irracionalidade humana em pleno Sec.XXI. Também desta vez escusavam de se ter levantado e TODA a Humanidade agradecia, mas infelizmente o dom da inteligência não se ganha nas filas de um qualquer McDONALDS...para azar de TODOS nós! É pena...
Miguel
Nunca imaginei q tivessemos tantos "Velhos do Restelo" .Só profetizam desgraças ! O povo americano sabe mt bem aquilo que quer.Sentiram na pele o terrorismo islâmico do 11Set q lhe causou 3000 mortos.Agora + uma vez provaram q ñ se intimidam com ameaças.Ñ são cobardes ! Se é o povo quem mais ordena há que saber respeitá-los .
Alda
A Democracia faz todo o sentido, mas também devia fazer sentido o conhecimento e descernimento daquilo que se escuta.Mas a nossa sociedade criou uns patetas que não conseguem destinguir um discurso eleitorista de outro honesto, porque pensar custa, pensar doi.É por isso que esta eleição não me admirou o resultado.No entanto estou crente que vai ser diferente do 1º mandato e creio que para melhor.De uma coisa admiro os americanos:NÃO TIVERAM MEDO DAS AMEAÇAS DO BIN LADEN.Parabéns por isso
Filosofo
POVO americano apos o 11 de setembro ficou tramauitizado e BUSH iniciou a guerra ao terrorismo,aprovando leis absurdas (gays,lesbicas,) ou seja utilizou o vale tudo para engnar o povo e enraivecer a al-aqaeda,nesta ordem de ideia temos mais 4 de anos de crise economica e insegurancça no mundo, ha esta hora o mundo arabe ja esta a fazer conta.esperemos as eleiçoes no IRAQUE como sera conduzida por BUSH.
Francisco
PORQUE SERA QUE OS PORTUGUSES SE PREOCUPAM MAIS COM A ELEICOES NA AMERICA DO QUE COM A SITUACAO PORTUGUESA??????SAO TAO ESPERTOS EM PORTUGAL QUE CHAMAM BURROS AO POVO MAIS CIVILIZADO DO MUNDO ISSO MOSTRA A GRANDE INGORANCIA QUE POR LA VAI....NEM PARA COLOCAREM OS PROFESSORES PRESTAM ....SAO OS ULTIMOS DA EUROPA EM TODOS OS QUADRANTES......QWUALQUER DIA ATE A CONTA DO BANCO NOS LIMPAM....
USA
Que categoria enorme revelou o Senador Kerry ao felicitar o Presidente Bush pela reeleição e ao oferecer a sua colaboração para bem do país. Que sirva de exemplo e mude o procedimento de uma oposição raivosa e descontrolada, que reage sem discernimento e apenas quer destruir. A união faz a força, a mediocridade de só dizer mal classifica quem a produz. A histeria é má conselheira e só leva ao disparate.
Maria
Para o senhor USA ,estranho, um americano a falar português.Tens razão em dizer que Portugal é um pais atrasado mas toda a gente sabe.Mas a politica de USA é sempre mandar no mundo,vocês pensam que são os mais avançados do mundo mas não são,o país mais avançado do mundo é o Japão e eles não precisam de meter na politica externa de outros países.Os americanos são muito arrogantes,e quem é arrogante tem sempre normalmente um Preço;que é o ÓDIO de outros.Só metem o nariz onde não é chamado
ANTI_MATRIX
Parece que os votantes Bush alegaram os "valores morais" deste como justificação. Matar 100.000 iraquianos praticamente indefesos, tudo com vista ao petróleo, e cortar assistência médica aos mais pobres não são os meus valores morais. A aliança política/religião/capital venceu. A hipocrisia e a intolerância também. Não é um momento feliz para a humanidade.
“A verdade é que nós votamos mais como a Nigéria ou o Irão, com a fé, do que os europeus”. Está tudo dito! Que interessam os militares que já morreram no Iraque se, mesmo assim, ainda são menos do que os americanos que morreram nas Twin Towers? A lógica daquela gente é complicada e, pelo nosso lado, só temos que nos orgulhar de ser portugueses. E europeus!
LSantos
Fico incrédulo com estes resultados! Como é possível um povo eleger um criminoso para o governo do seu país? Com este resultado, o povo americano já não pode fechar os olhos à barbárie cometida pelo seu presidente, como está a dizer que a apoia, e não pode no futuro culpar quem quer que seja por futuros ataques ao seu país, a não ser culpar o seu próprio presidente. Esta eleição foi uma tremenda desilusão para o mundo livre e democrático.
JMM
Só uma camada pseudo-intelectual e os media da Europa vaticinavam a vitória de Kerry. Felizmente que as suas vozes não chegam ao céu. O povo ainda é quem mais ordena, contra todos os pensamentos irresponsáveis e utopismos ilusórios e demagógicos.
Em democracia há ganhar e há perder.
Numa democracia a soberania está nas mãos do povo, em Portugal, Espanha, França ou Estados Unidos.
Se em Espanha, e contra todas as previsões ganhou Zapatero e o PSOE, em Março, e os apoiantes da linha dura da neo-direita militarista contestaram tão fortemente essa eleição, dizendo que os espanhois escolheram o "caminho da capitulação", o que dizer agoar da decisão da maioria dos eleitores americanos?
Uns resultados são respeitáveis e politicamente aceites, e outros são sumáriamente condenados?
Estranha a atitude dos que seguem aquele que é considerado o paradigma e guardião da liberdade no Munsdo.
Pensem antes de escrever.
A contestação política é legitima, e nem nos EUA os opositores a Bush foram perseguidos ou presos.
Uma eleição é um acto de democracia e liberdade.
Se o povo americano decidiu maioritáriamnete pelo Partido Republicano e por Bush, por mais que eu conteste as suas políticas e visão para o Mundo, teria que as respeitar.
O que não significa que fique isento de contiuar a criticar aquilo com que não concordo.
Que tal se os outros fizessem o mesmo?
Enviar um comentário
<< Home