segunda-feira, maio 30, 2005

O monstro e a arte da retórica, ou a forma enganar o vulgo.

O meu avô toupeira, de vez em quando, ensina-nos coisas e fala-nos de humanos que existiram em tempos recuados.Um destes humanos era Michel de Montaigne que já citei, mas que não resisto, em voltar a recordar, de "A vaidade das palavras": "Aríston definiu sabiamente a retórica como a ciência de persuadir o povo; Sócrates e Platão, como a arte de enganar e lisongear; e aqueles que isto negam na sua definição genérica, confirmam-no por toda a parte nos seus preceitos. Os Maometanos proíbem-na de ser ensinada às crianças por causa da sua inutilidade. E os Atenienses, ao tomarem consciência de que a sua prática, a qual gozava de todo o crédito na sua cidade, era perniciosa, ordenaram que a sua parte principal, que consiste em mover paixões, dela fosse retirada juntamente com os exórdios e as perorações.É um instrumento inventado para manipular e agitar turbas e multidões desordenadas, e que, à maneira da medicina, só se emprega nos Estados doentes."

Esta observação, fez-me pensar neste sítio, onde habito, onde o olhar, baço e manso, dos humanos que nele habitam,como o olhar dos bois de trabalho, puxados pelo nariz, confirma que é impossível lutar contra a mentira, tantas vezes repetida, que os faz ficar na dúvida ou pior sem dúvida e logo sem esperança.Os fazedores de opinião, que são parte, de um grupo bem adestrado de humanos que, por comerem à mão, têm de ouvir a voz do dono, têm uma missão, que é alimentar o monstro. Um humano, que como já disse, por quem não nutria especial simpatia,e que foi Primeiro Ministro deste lugar, foi expulso do grupo; dizia um amigo rato da cidade, que por não ter "pedigree", eu dir-lhe-ia, que por não ter o cheiro do grupo, e como acontece com as ratazanas, são expulsas e a maior parte das vezes chacinadas, logo ali. No caso dos humanos foi expulso da forma como todos nós sabemos para dar lugar a outros cônsules, usando uma estratégia semelhante , só que ao contrário, da que diz, Assurancetourix no seu post.

E o monstro? Que monstro é esse? - perguntam os mais jovens. O monstro, não é mais que as próprias pessoas humanas, ou seja uma grande legíão de brutalizados, por uma caixinha chamada de mágica, os analfabetos, e ainda uma imensidão de subsidiados, de isentos de pagar tudo e mais alguma coisa, com a justificação de que têm direitos, sem mais. Deste monstro, fazem parte muitos humanos, que recebem pensões e subsídios, um chamado logo de garantido, e quase iguais, aos dos humanos que pagaram o porvir, de toda uma vida, chamando a isto de estado solidário, principalmente se o dinheiro não sai do bolso deles, e dos seus apaniguados.Este é o monstro que sustenta e eterniza no poder esta gente e que cada vez os enriquece mais, a eles e aos seus grupos.

Este monstro, o chamado estado social, que criou o indivíduo desresponsabilizado dos seus deveres em relação à sociedade, chamando pai ao estado; os pais que não lavam, nem cuidam das suas crias, que as abandonam e chegam a vendê-las (lembro-me da Joana); famílias que não tratam dos seus velhos, que os abandonam em prol da sociedade de consumo, porque é de facto incómodo e difícil viver, depois de acreditar nas promessas, dos arautos da facilidade.


Um pensamento:
«Nos sistemas democráticos parlamentares, o poder reside nas assembleias e nos partidos, onde se dissolve e degrada; e quando as dificuldades se acumulam, e os partidos se transformam em clientelas do Tesouro, então surge um clamor por "um governo que governe".»


Comentário da Toupeira

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Best regards from NY! Off weaning wellbutrin Camera bag olympus digital Vw jetta specs http://www.2005-porsche-911-carrera.info/500mg-levaquin.html Partypoker comm block pop up ads online games where you are a spy

quinta-feira, março 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » »

segunda-feira, abril 23, 2007  
Anonymous Anónimo said...

choking sex share: but we have to work all pouvolnyali, and what to do now? Greatest number of people can join only the lowest common denominator. - FA Hayek blog in my favorites fabulous idea ... we would learn ... great. I NRA) is a good idea. Many find useful for themselves Well done! cool .. took almost all))

terça-feira, outubro 12, 2010  
Anonymous Anónimo said...

gay youth personals read with pleasure Smoothly write, young man, and I still can not go, sloppy somehow beyond the text from the pen I think this is correct with time. Excellent post, after reading several articles on the subject realized that everything did not look on the other hand, a post once very interested. fantastic! ... super original Yes, the internet - is vast, even if it is possible to find A great portal, but it's worth more to add information I do not know about you, but I like it! There is.

domingo, outubro 17, 2010  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!