quarta-feira, agosto 10, 2005

Até quando?

"Oito militares da GNR de Coruche foram, domingo de madrugada, agredidos e ameaçados com uma arma de fogo por homens de etnia cigana quando os guardas tentavam deter um deles que causava desacatos num bar por se recusar a pagar a conta. Os incidentes da madrugada de domingo em Coruche, provocados por um homem de etnia cigana, estão longe de ser um caso isolado na vila. Com cerca de 500 elementos a residirem num bairro local, muitos têm sido os casos de desacatos, destruição e violência, sobretudo em cafés e bares, entre a comunidade cigana e a população local.

Pelo meio estão os 18 militares que compõem o posto da GNR, recentemente reforçados por quatro elementos de uma Equipa de Intervenção Rápida. A última vítima do clima de tensão foi Manuel Justino, 66 anos, dono do café A Tasca. Pouco passava das 18h00 de 18 de Maio quando se recusou a servir um homem de etnia cigana. “Entrou no café já bêbado e a espumar da boca”, contou na altura o proprietário à reportagem do CM . Resultado: juntaram-se cerca de 15 indivíduos da mesma etnia à porta do café e partiram tudo – montras e portas, com paus e cadeiras das esplanadas. Este e outros casos anteriores originaram uma deslocação pacífica à vila de cinco ‘skinheads’.
"

CM


Consta que os "skinheads" foram detidos por ousarem estar sentados numa esplanada em Coruche. Quanto aos ciganos não consta terem sofrido qualquer castigo penal. De qualquer forma ficamos contentes pela GNR ter sido reforçada com 4 elementos de uma Equipa de Intervenção rápida. O facto se serem tão poucos (quatro) vai permitir acções tão céleres que ninguém vai dar por eles.



Até quando o país vai ficar refém das minorias marginais?

Divulgue o seu blog!