quinta-feira, agosto 18, 2005

A reserva estratégica da água à espera de S. Pedro

Pobres humanos deste sítio!

Um inteligente, daqueles que fazem parte da dominante seita de iluminados e com direito a dizer todo o tipo de disparates, veio com a ideia que o Algarve, que já foi Reino do Algarve até à implantação deste regime a que chamam república, para o ano não teria água se S. Pedro não se lembrar...

Que não há reservas estratégicas de água, porque uma das barragens foi barrada por queixinha de ambientalistas que concerteza querem mais um gabinete de estudos ambientais pagos pelo omnipresente estado nestes casos.

Mas, pergunto, Alqueva foi feita e não será reserva estratégica?

Ou foi feita com o dinheiro dos camelos e ursos que pagam impostos, para entregar de mão beijada aos espanhóis, diria se de mão beijada ou previamente untada?

Já agora e a propósito de ambiente, para onde vai a energia das unidades eólicas, já não falo das mais valias de quem as constrói, que essas sabemos para onde vão?

Então até para o ano não há hipótese de construir transvases, para norte e para sul?

Ou a barragem foi feita para quem comprou terrenos à volta da referida barragem e apenas para empreendimentos turísticos?

Os Algarvios, que ainda tenham sangue na guelra, deveriam perguntar, como o faz Jardim, se o Estado central, se lembra só de ir buscar o dinheiro que se faz no Algarve com o turismo, e os Algarvios deveriam pressionar o dito estado, para que as empresas hoteleiras que têm unidades no Algarve, estejam sediadas na Região, para que não sejam outros a receber os dividendos.

É claro que isto pode soar mal aos restantes Portugueses, mas se a galinha dos ovos de ouro for morta, por vezes por culpa de autarcas pouco escrupulosos e da região, pouco mais restará da economia deste país, porque o norte já deu o que tinha a dar em termos de indústria, culpa de empresários e do próprio estado que subsidiou matéria falida, em empresas e para empresários que não sabem o que significa capital social.

Em época de fogos, como alguns lhes gostam de chamar, é bom lançar achas para a fogueira e para acicatar opiniões que não estarão decerto de acordo com esta pobre toupeira.


Pois caríssimos humanos deste pobre sítio, podem lamber as feridas desde que a sua saliva cure as feridas, mas não se cocem demasiado...

Divulgue o seu blog!