18 de setembro de 1905
Nasce Greta Garbo.
Nascida há 100 anos atrás em Estocolmo, Garbo iluminou o cinema mundial como uma estrela fugaz. Aos 36 anos, após o fracasso relativo de "A Mulher de Duas Caras" (1941), ela abandonou definitivamente Hollywood e se manteve reclusa em sua solidão. Antes disso havia alcançado a glória com obras-primas como "A Rainha Cristina" (1932) e "O Romance de Marguerite Gautier" (1936).
Impenetrável, Garbo rejeitava sistematicamente os flashes fora dos estúdios, fugia dos jornalistas e fotógrafos e só concedia aos autores mais importantes de seu tempo o privilégio de imortalizar seu rosto. "Alguém como ela só aparece uma vez por século", comentava o cineasta sueco Mauritz Stiller.
Para comemorar os 100 anos que a atriz Greta Garbo completaria no domingo, caso estivesse viva, será lançado em Paris um livro com fotos inéditas da estrela de Hollywood. "Garbo, Retratos de uma Lenda", da editora Flammarion, reúne fotos e imagens particulares da atriz, além de cartas e documentos não divulgados de sua coleção particular.
O testemunho íntimo de Scott Reisfield, sobrinho de Garbo, e um ensaio de Robert Dance, especialista em cinema mudo e fotografia de Hollywood, reconstituem em detalhes a ascensão, a carreira e a vida privada da estrela. Por meio de fotos imortalizadas em papel de luxo, o livro permite descobrir Garbo em sua intimidade. O fotógrafo da realeza britânica Cecil Beaton, que compartilhava de sua vida, foi talvez quem melhor captou a intimidade deste rosto, um dos únicos a superar a perigosa transição do cinema mudo para o falado.
Greta Garbo foi a primeira atriz a impor suas condições aos estúdios, aos quais ameaçava, em caso de desacordo, voltar para a Suécia, onde somente participou de um filme, antes de conquistar Hollywood. Ainda que retire o véu de mistério que pesava sobre a infância e a juventude da estrela, a coleção da Flammarion respeita um tabu imposto em vida por ela mesma: nenhuma imagem a respeito de sua velhice que pudesse romper o mito de seu magnífico e eterno rosto.
Greta morreu aos 84 anos no dia 15 de abril de 1990 em Nova York e seu desejo continua valendo, até hoje suas fotos na velhice ainda são um mistério.
Mais aqui.
1 Comments:
Uma senhora do cinema, uma grande actriz!
E agora um comentário ao post de cima do(a) Toupeira: "A França mantém a voz grossa como a que teve antes da I e II guerras mundiais, digamos que é muito grossa para tão pequenos tomates."
Adorei essa! :)
Abraços!
Enviar um comentário
<< Home