Aqui está uma boa causa que pode unir todos os portugueses decentes e honestos independentemente das suas opções partidárias. Dia 1 de Outubro todos à manifestação. Passem a mensagem. Uma boa oportunidade para em vez de criticarmos no sofa através da internet passarmos à prática na rua. Lá estarei para ver se somos só palavras ou se também somos capazes de acção.
É pena que estas leis, não se apliquem apenas aos que lhe deram o voto, bem como, os que por irresponsabilidade não votaram contra (votando noutros)infelizmente muitos continuam a ver os partidos como se de clubes se tratassem, hoje perdem e amanhã ganham, na politica não é assim, as asneiras dos políticos, condenam-nos por tempo indeterminado a grandes sofrimentos.
Quando chegar a 2009, não se esqueçam de perdoar tudo isto ao Governo, não se esqueçam de dizer "isto acontece qualquer que seja o governante", não se esqueçam de dizer "preferimos apostar em quem já conhecemos do que em novos políticos que até nós podem fazer o mesmo; assim preferimos este que já lá está". Não se esqueçam de alimentar a mediocracia e o compadrio. Não se esqueçam de dizer "ele até é bem intencionado". Não se esqueçam de pensar "ele tem um discurso forte; exige-nos sacrifícios; deve ser porque tem razão". Não se esqueçam de se ajoelhar e respeitar o grande Sócrates que disse que ia fazer e até fez reformas, mesmo que elas não valham nada. Não se esqueçam de ser tão pouco inteligentes como aquele em que votam.
Quem conhecer bem o Sistema Educativo sabe perfeitamente que os problemas básicos do abandono e insucesso não se encontram dentro da escola em mais de 90% dos casos. Tem a ver sim com politicas sociais e principalmente com as de inserção social que, apesar de desajustadas têm sido continuadas ao longo das últimas duas décadas e meia, pelo menos. O aparente esforço governativo na área da educação de nada valerá se não existir coragem (aí sim) para mudar o que é por demais evidente e que são as politicas já acima referidas. Mas a esperança de alguns em ver a qualidade do ensino melhorar em Portugal talvez saia frustrada, já que o que se passa actualmente tem mais a ver com política educativa sem consistência do que com um verdadeiro Projecto Educativo Nacional. A aposta no Inglês é de facto risível, parecendo até que se trata da língua materna. Quem conhecer as dificuldades que actualmente os alunos apresentam na sua relação com a língua materna, diga-se portuguesa, sabe perfeitamente que a aposta deveria ser aqui feita tal como na Matemática. Por outro lado o actual funcionamento do primeiro ciclo, não existindo correcções profundas, em breve criará fractura tão graves que, a ideia agora seguida será muito mal-amada tal como os seus autores. É tudo uma questão de tempo o qual conta com aliados de peso no comportamento da equipa ministerial. Não existirão Planos Tecnológicos ou visitas à escola que nos valham se não existir coragem para intervir onde se deve intervir. E já!
Cosmética e propaganda política QB! Despedem milhares de professores e impossibilitam o acesso de centenas(ou mais)de alunos às escolas de residência porque fecharam inúmeras escolas que poderiam ser aproveitadas de outra forma. O país é pobre, o interior do país é ainda mais pobre, e andam estes saloios a distribuir computadores a alunos e professores, quando em determinadas zonas do nosso país há pobreza e miséria. Não seria mais justo começar por estes? Não! Esses não dão lucro, logo não se pode investir neles, a desertificação do interior do país vai se agravar e não é com incentivos aos empresários para levar as suas empresas para lá que vão mudar a situação. Dêem alguma qualidade de vida às PESSOAS primeiro e o resto virá naturalmente.
Este primeiro ministro é como aquele ministro Iraquiano que dizia que estavam a derrotar as tropas americanas no aeroporto de Bagdad e as bombas americanas a cairem atrás dele. Deve pensar que o parolo do zé povinho não tem televisão em casa...de facto este senhor deve viver noutro país porque quando fala de coisas tão boas deve ser noutro lado qualquer menos aqui. Cada país tem aquilo que merece por isso continuem a votar nele.De uma pessoa sem formação não se podia esperar grande coisa...entretanto continuamos a ser gozados.
Aquilo que se ouve na tv e nos meios de comunicação não é forçosamente a verdade. Na realidade se há coisa em que socrates mexe muito é nos media, aparece a toda a hora (terá tempo para realmente governar?), fala muito, anuncia muita coisa, pavoneia-se do alto da sua propria soberba solidamente cimentada na sua faceta mediatica, mas na verdade NÃO FAZ RIGOROSAMENTE NADA!! TODAS as mudanças são feitas por acessores "ad hoc" que quando não sabem inventam. E inventam muito, todos os diplomas emanados do governo que nos desgoverna apresentam erros e falhas crassas, prodigamente ignoradas pela assembleia socialista. Tivessemos nós, como os EUA, um senado independente do poder executivo e talvez estivessemos a salvo das tais "mexidelas" socráticas de que a nossa cara Lena fala. Este governo mexe realmente em tudo, infelizmente, já que onde mexe estraga. Os professores são unânimes, mesmo os socialistas, as "mexidelas" do governo representam um retrocesso de mais de 10 anos face aos progressos verificados em anos passados, já que se está a regressar à situação dos anos 90. Os problemas que se julgava estarem definitivamente resolvidos voltam hoje a assombrar as nossas escolas. Finalmente quanto aos resultados do secundário, só a "cara de pau" e leviandade criminosa de socrates lhe permitem vir ufanar-se com um resultado obtido à custa das perigosas alterações efectuadas nas regras da avaliação que demovem qualquer professor de conceder a um aluno uma nota final negativa. basta dizer que se um professor se tiver que confrontar com a necessidade de chumbar 25% de uma sua turma é automaticamente alvo de um procedimento de inspecção e vê a sua carga laboral agravada(reuniões, burocracias, relatórios, mais reuniões) de tal forma que dificilmente poderá gozar na integra os seus dias de férias. Acresce a isto o facto conhecido de que, ao contrário do que vem a ser dito na TV, as novas regras levam a que se agrupem numa mesma turma os piores alunos. O que eu penso não ser forçosamente mau, pelo menos no secundario. O pior é que depois muito dificilmente se pode chumbar mais de 25% dos alunos dessas turmas. Com esta regra da percentagem, o governo pretende "avaliar" arbitrariamente os alunos, independentemente do que de facto aprenderam. Se para o ano quiserem apresentar outro destes "resultados fabulosos", só tem que reduzir a percentagem.
Havia um agricultor que tinha um cavalo muito bom, paciente e trabalhador. O agricultor só lamentava a quantidade de feno e aveia que o animal comia por dia. Começou então a reduzir-lhe à ração um pouco todos os dias, no entanto continuava a exigir-lhe o mesmo trabalho. Inicialmente o cavalo foi dando resposta, até porque quando esmorecia lá vinha o chicote a espevitá-lo. Mas a fraqueza ia tomando conta dele, entretanto o agricultor gabava-se a quem o quisesse ouvir que estava a habituar o animal a trabalhar dando menos despesa. É claro que um dia o cavalo não aguentou mais, caiu e morreu. Tudo o que o agricultor lamentou foi ?morre-me agora o cavalinho, logo agora que o tinha habituado a não comer!!!!? Perceberam ou é preciso fazer um desenho?
Na turma do 10º ano onde a minha filha estudou no ano passado, passou-se varios casos reveladores deste "sucesso", uma aluna que estava chumbada no ano, aquando da discussão das notas nos últimos dias de aulas, a professora de inglês, disse-lhe que não lhe podia dar nota para passar porque tinha tido os pontos todos negativos durante ano lectivo, qual não foi o espanto da minha filha quando foi ver as pautas e a colega tinha passado de ano precisamente por causa do inglês. Por outro lado a minha filha é aluna de 16,6 valores de média, dois testes de 20 valores a matemática, no último periodo, nota final 18,5. Tem que se manter a média de aproveitamento, porque senão lá vai a escola pelo ranking abaixo. Interessa que se passe, e se não souber paciência, temos que manter o "sucesso".
De que adianta a taxa de sucesso subir se os conhecimento diminuem. É ver alunos com o 12º ano sem saber as regras do Português, por exemplo. Deixemo-nos de títulos e mostremos resultados.
Pois é. Isso é que o gajo da banha da cobra não diz... Claro que acredito que haja mais sucesso entre os que chegam a esses anos (muitos abandonam antes, cansados de andar quilómetros para chegar a escolas). Afinal, se um professor que dá "negas" é mau professor... A solução é mesmo passar os ignorantes e o sucesso aparece! Elementar meu caro Watson, como diria a figura criada por Luis de Camões, o grande cineasta brasileiro (se não é, não faz mal, passo de ano na mesma e se algum professor me corrigir, eu faço queixa para a DREL, portanto fiquem quetos!)... E se pensarmos um pouco, para que servem os conhecimentos, se está tudo nessa tal de Internet que agora é acedida facilmente com um computador fornecido por 150 euros? Que xatice... andam os gajos (profs) a xatear os pobres dos alunos a dizer coisas na aula que ninguem ouve... nem serve pra nada já ka nota tá no papo. deviam era dispensar os profs todos e a malta ia kurtir bué pá praia, ke no fim do anu passávamos na mexma. Erros de ortografia? nada disso: português moderno. Só os vilões (leia-se professores) é que acham que sabem tudo e querem à força que se use a gramatica e outras parvoíces do género... Enfim... coisas fúteis e desnecessárias para o sucesso escolar nos dias que correm.
Melhor era difícil. Em dois anos, subir 10% no sucesso educativo e descer-embora não se saiba quanto-no abandono, é obra só ao alcance de iluminados socráticos. Ainda por cima, diminuindo a despesa e o número de professores. Sejamos justos, o engenheiro descobriu como se consegue fazer omelete sem ovos!...
Só que uma análise mais de perto lança algumas sombras neste risonho quadro socrático: quanto ao abandono, ele não é declarado se o aluno passear os livros e for a uma aula de vez em quando; quanto ao sucesso....bem, basta ver a capacidade competitiva e o nível de iliteracia da malta!
Mas se assim é, o primeiro-ministro já sabe como proceder com sucesso garantido: é mandar tudo para a escola. Talvez tirando de lá os professores, que ganham muito e são uns chatos...além do péssimo hábito que têm de pensar pelas suas próprias cabeças!
Mais uma palhaçada do governo mais odiado de sempre pelos portugueses ( apesar das sondagens encomendadas )! Ora vejam lá o descaramento! Dizem eles: "Um conjunto de medidas tomadas pelo governo para combater a indisciplina, violência e insegurança". Muito bem! Isto resumido quer dizer simplesmente o seguinte: Já há um professor destacado para chamar a polícia! Por acaso esqueceram-se que as políticas de contenção da indisciplina, violência e segurança têm que ser tomadas a montante do rio!Ou são cegos ou mentecaptos! Vou mais pela segunda possibilidade! Tenham vergonha! Saiam enquanto é tempo! O País não pode ser destruído por V.Exas!
Ao ler o comentário de um bloguista relativamente ao RVCC, não podia deixar passar a oportunidade para criticar com toda a veemência a ultima invenção desdte minisério de educação que permite que um aluno elabore um dossier e tenha a equivalência ao 12º Ano, algo que se consegue em meia duzia de meses. È desta forma que se quer acabar com o atrazo no ensino em Portugal? E aqueles milhares de adultos que calcorrearam com grande sacrifício durante 3 anos e em regime nocturno para conseguir o 12 ª Ano ? A política deste governo vem ao encontro do facilitismo e apenas com um objectivo de show-off mediático
Um estudo do proprio ministério veio contradize-la, entraram mais 13 mil alunos! Então como se explica o despedimento-saída de mais de 10 OOO profs?! Fácil, acabaram com uma série de disciplinas importantes, como Tecnicas Laboratorias de Química e Biologia, que preparavam muito bem os alunos, este ano deram cabo do Ensino recorrente nocturno(já não vai haver!!! É assim que garantem o acesso ao ensino, no lugar do recorrente inventaram uma farsa, os RVCC em que os alunos fazem um dossier e tE^m equivalência!)Continuando, turmas maiores(ao contrario da mentira de 7 alunos por prof, nunca tive conhecimento), acumulação para os profs q passam a fazer ainda mais, sobrecarregados...A Cinistra, equipa maravilha e desGoverno só tÊm um objectivo, destruir o ensino público para arranjar mais receitas para gerrirem danosamente com a RTP e companhia, com capitães e tropas a ganharem 7 mil aa 14 mil euros mês!etc. etc.
Quem acredita numa «única» palavra desta senhora e sus muchachos? Metam a senhora num asilo. Coitada da Sinistra!!! PS Já depois de ter escrito este comentário passou por mim um morceguito. De quem será?
Claro que a comunicação social, seja ela qual for, podia perfeitamente investigar estas questões que, como muitas coisas que este governo anuncia, não são novidade! É que, muito sinceramente, só falta o primeiro-ministro anunciar que inventou a internet! Mas pronto, a ministra é "divina", não se pode contrariar, tudo o que ela faz é obra bem feita e toda a gente faz "aahhhh", de admiração!...
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Aqui está uma boa causa que pode unir todos os portugueses decentes e honestos independentemente das suas opções partidárias. Dia 1 de Outubro todos à manifestação. Passem a mensagem. Uma boa oportunidade para em vez de criticarmos no sofa através da internet passarmos à prática na rua. Lá estarei para ver se somos só palavras ou se também somos capazes de acção.
É pena que estas leis, não se apliquem apenas aos que lhe deram o voto, bem como, os que por irresponsabilidade não votaram contra (votando noutros)infelizmente muitos continuam a ver os partidos como se de clubes se tratassem, hoje perdem e amanhã ganham, na politica não é assim, as asneiras dos políticos, condenam-nos por tempo indeterminado a grandes sofrimentos.
Quando chegar a 2009, não se esqueçam de perdoar tudo isto ao Governo, não se esqueçam de dizer "isto acontece qualquer que seja o governante", não se esqueçam de dizer "preferimos apostar em quem já conhecemos do que em novos políticos que até nós podem fazer o mesmo; assim preferimos este que já lá está".
Não se esqueçam de alimentar a mediocracia e o compadrio.
Não se esqueçam de dizer "ele até é bem intencionado".
Não se esqueçam de pensar "ele tem um discurso forte; exige-nos sacrifícios; deve ser porque tem razão".
Não se esqueçam de se ajoelhar e respeitar o grande Sócrates que disse que ia fazer e até fez reformas, mesmo que elas não valham nada.
Não se esqueçam de ser tão pouco inteligentes como aquele em que votam.
Quem conhecer bem o Sistema Educativo sabe perfeitamente que os problemas básicos do abandono e insucesso não se encontram dentro da escola em mais de 90% dos casos.
Tem a ver sim com politicas sociais e principalmente com as de inserção social que, apesar de desajustadas têm sido continuadas ao longo das últimas duas décadas e meia, pelo menos.
O aparente esforço governativo na área da educação de nada valerá se não existir coragem (aí sim) para mudar o que é por demais evidente e que são as politicas já acima referidas.
Mas a esperança de alguns em ver a qualidade do ensino melhorar em Portugal talvez saia frustrada, já que o que se passa actualmente tem mais a ver com política educativa sem consistência do que com um verdadeiro Projecto Educativo Nacional. A aposta no Inglês é de facto risível, parecendo até que se trata da língua materna. Quem conhecer as dificuldades que actualmente os alunos apresentam na sua relação com a língua materna, diga-se portuguesa, sabe perfeitamente que a aposta deveria ser aqui feita tal como na Matemática.
Por outro lado o actual funcionamento do primeiro ciclo, não existindo correcções profundas, em breve criará fractura tão graves que, a ideia agora seguida será muito mal-amada tal como os seus autores. É tudo uma questão de tempo o qual conta com aliados de peso no comportamento da equipa ministerial.
Não existirão Planos Tecnológicos ou visitas à escola que nos valham se não existir coragem para intervir onde se deve intervir. E já!
Cosmética e propaganda política QB! Despedem milhares de professores e impossibilitam o acesso de centenas(ou mais)de alunos às escolas de residência porque fecharam inúmeras escolas que poderiam ser aproveitadas de outra forma. O país é pobre, o interior do país é ainda mais pobre, e andam estes saloios a distribuir computadores a alunos e professores, quando em determinadas zonas do nosso país há pobreza e miséria. Não seria mais justo começar por estes? Não! Esses não dão lucro, logo não se pode investir neles, a desertificação do interior do país vai se agravar e não é com incentivos aos empresários para levar as suas empresas para lá que vão mudar a situação. Dêem alguma qualidade de vida às PESSOAS primeiro e o resto virá naturalmente.
Este primeiro ministro é como aquele ministro Iraquiano que dizia que estavam a derrotar as tropas americanas no aeroporto de Bagdad e as bombas americanas a cairem atrás dele. Deve pensar que o parolo do zé povinho não tem televisão em casa...de facto este senhor deve viver noutro país porque quando fala de coisas tão boas deve ser noutro lado qualquer menos aqui. Cada país tem aquilo que merece por isso continuem a votar nele.De uma pessoa sem formação não se podia esperar grande coisa...entretanto continuamos a ser gozados.
Aquilo que se ouve na tv e nos meios de comunicação não é forçosamente a verdade.
Na realidade se há coisa em que socrates mexe muito é nos media, aparece a toda a hora (terá tempo para realmente governar?), fala muito, anuncia muita coisa, pavoneia-se do alto da sua propria soberba solidamente cimentada na sua faceta mediatica, mas na verdade NÃO FAZ RIGOROSAMENTE NADA!!
TODAS as mudanças são feitas por acessores "ad hoc" que quando não sabem inventam. E inventam muito, todos os diplomas emanados do governo que nos desgoverna apresentam erros e falhas crassas, prodigamente ignoradas pela assembleia socialista. Tivessemos nós, como os EUA, um senado independente do poder executivo e talvez estivessemos a salvo das tais "mexidelas" socráticas de que a nossa cara Lena fala.
Este governo mexe realmente em tudo, infelizmente, já que onde mexe estraga. Os professores são unânimes, mesmo os socialistas, as "mexidelas" do governo representam um retrocesso de mais de 10 anos face aos progressos verificados em anos passados, já que se está a regressar à situação dos anos 90. Os problemas que se julgava estarem definitivamente resolvidos voltam hoje a assombrar as nossas escolas.
Finalmente quanto aos resultados do secundário, só a "cara de pau" e leviandade criminosa de socrates lhe permitem vir ufanar-se com um resultado obtido à custa das perigosas alterações efectuadas nas regras da avaliação que demovem qualquer professor de conceder a um aluno uma nota final negativa. basta dizer que se um professor se tiver que confrontar com a necessidade de chumbar 25% de uma sua turma é automaticamente alvo de um procedimento de inspecção e vê a sua carga laboral agravada(reuniões, burocracias, relatórios, mais reuniões) de tal forma que dificilmente poderá gozar na integra os seus dias de férias. Acresce a isto o facto conhecido de que, ao contrário do que vem a ser dito na TV, as novas regras levam a que se agrupem numa mesma turma os piores alunos. O que eu penso não ser forçosamente mau, pelo menos no secundario. O pior é que depois muito dificilmente se pode chumbar mais de 25% dos alunos dessas turmas.
Com esta regra da percentagem, o governo pretende "avaliar" arbitrariamente os alunos, independentemente do que de facto aprenderam.
Se para o ano quiserem apresentar outro destes "resultados fabulosos", só tem que reduzir a percentagem.
Havia um agricultor que tinha um cavalo muito bom, paciente e trabalhador. O agricultor só lamentava a quantidade de feno e aveia que o animal comia por dia.
Começou então a reduzir-lhe à ração um pouco todos os dias, no entanto continuava a exigir-lhe o mesmo trabalho.
Inicialmente o cavalo foi dando resposta, até porque quando esmorecia lá vinha o chicote a espevitá-lo. Mas a fraqueza ia tomando conta dele, entretanto o agricultor gabava-se a quem o quisesse ouvir que estava a habituar o animal a trabalhar dando menos despesa.
É claro que um dia o cavalo não aguentou mais, caiu e morreu.
Tudo o que o agricultor lamentou foi ?morre-me agora o cavalinho, logo agora que o tinha habituado a não comer!!!!?
Perceberam ou é preciso fazer um desenho?
Na turma do 10º ano onde a minha filha estudou no ano passado, passou-se varios casos reveladores deste "sucesso", uma aluna que estava chumbada no ano, aquando da discussão das notas nos últimos dias de aulas, a professora de inglês, disse-lhe que não lhe podia dar nota para passar porque tinha tido os pontos todos negativos durante ano lectivo, qual não foi o espanto da minha filha quando foi ver as pautas e a colega tinha passado de ano precisamente por causa do inglês.
Por outro lado a minha filha é aluna de 16,6 valores de média, dois testes de 20 valores a matemática, no último periodo, nota final 18,5.
Tem que se manter a média de aproveitamento, porque senão lá vai a escola pelo ranking abaixo.
Interessa que se passe, e se não souber paciência, temos que manter o "sucesso".
De que adianta a taxa de sucesso subir se os conhecimento diminuem. É ver alunos com o 12º ano sem saber as regras do Português, por exemplo. Deixemo-nos de títulos e mostremos resultados.
Pois é. Isso é que o gajo da banha da cobra não diz... Claro que acredito que haja mais sucesso entre os que chegam a esses anos (muitos abandonam antes, cansados de andar quilómetros para chegar a escolas). Afinal, se um professor que dá "negas" é mau professor... A solução é mesmo passar os ignorantes e o sucesso aparece!
Elementar meu caro Watson, como diria a figura criada por Luis de Camões, o grande cineasta brasileiro (se não é, não faz mal, passo de ano na mesma e se algum professor me corrigir, eu faço queixa para a DREL, portanto fiquem quetos!)...
E se pensarmos um pouco, para que servem os conhecimentos, se está tudo nessa tal de Internet que agora é acedida facilmente com um computador fornecido por 150 euros? Que xatice... andam os gajos (profs) a xatear os pobres dos alunos a dizer coisas na aula que ninguem ouve... nem serve pra nada já ka nota tá no papo. deviam era dispensar os profs todos e a malta ia kurtir bué pá praia, ke no fim do anu passávamos na mexma.
Erros de ortografia? nada disso: português moderno. Só os vilões (leia-se professores) é que acham que sabem tudo e querem à força que se use a gramatica e outras parvoíces do género...
Enfim... coisas fúteis e desnecessárias para o sucesso escolar nos dias que correm.
Melhor era difícil. Em dois anos, subir 10% no sucesso educativo e descer-embora não se saiba quanto-no abandono, é obra só ao alcance de iluminados socráticos. Ainda por cima, diminuindo a despesa e o número de professores.
Sejamos justos, o engenheiro descobriu como se consegue fazer omelete sem ovos!...
Só que uma análise mais de perto lança algumas sombras neste risonho quadro socrático: quanto ao abandono, ele não é declarado se o aluno passear os livros e for a uma aula de vez em quando; quanto ao sucesso....bem, basta ver a capacidade competitiva e o nível de iliteracia da malta!
Mas se assim é, o primeiro-ministro já sabe como proceder com sucesso garantido: é mandar tudo para a escola. Talvez tirando de lá os professores, que ganham muito e são uns chatos...além do péssimo hábito que têm de pensar pelas suas próprias cabeças!
Mais uma palhaçada do governo mais odiado de sempre pelos portugueses ( apesar das sondagens encomendadas )! Ora vejam lá o descaramento! Dizem eles: "Um conjunto de medidas tomadas pelo governo para combater a indisciplina, violência e insegurança". Muito bem! Isto resumido quer dizer simplesmente o seguinte: Já há um professor destacado para chamar a polícia! Por acaso esqueceram-se que as políticas de contenção da indisciplina, violência e segurança têm que ser tomadas a montante do rio!Ou são cegos ou mentecaptos! Vou mais pela segunda possibilidade! Tenham vergonha! Saiam enquanto é tempo! O País não pode ser destruído por V.Exas!
Ao ler o comentário de um bloguista relativamente ao RVCC, não podia deixar passar a oportunidade para criticar com toda a veemência a ultima invenção desdte minisério de educação que permite que um aluno elabore um dossier e tenha a equivalência ao 12º Ano, algo que se consegue em meia duzia de meses. È desta forma que se quer acabar com o atrazo no ensino em Portugal? E aqueles milhares de adultos que calcorrearam com grande sacrifício durante 3 anos e em regime nocturno para conseguir o 12 ª Ano ?
A política deste governo vem ao encontro do facilitismo e apenas com um objectivo de show-off mediático
Um estudo do proprio ministério veio contradize-la, entraram mais 13 mil alunos! Então como se explica o despedimento-saída de mais de 10 OOO profs?! Fácil, acabaram com uma série de disciplinas importantes, como Tecnicas Laboratorias de Química e Biologia, que preparavam muito bem os alunos, este ano deram cabo do Ensino recorrente nocturno(já não vai haver!!! É assim que garantem o acesso ao ensino, no lugar do recorrente inventaram uma farsa, os RVCC em que os alunos fazem um dossier e tE^m equivalência!)Continuando, turmas maiores(ao contrario da mentira de 7 alunos por prof, nunca tive conhecimento), acumulação para os profs q passam a fazer ainda mais, sobrecarregados...A Cinistra, equipa maravilha e desGoverno só tÊm um objectivo, destruir o ensino público para arranjar mais receitas para gerrirem danosamente com a RTP e companhia, com capitães e tropas a ganharem 7 mil aa 14 mil euros mês!etc. etc.
Quem acredita numa «única» palavra desta senhora e sus muchachos?
Metam a senhora num asilo.
Coitada da Sinistra!!!
PS
Já depois de ter escrito este comentário passou por mim um morceguito. De quem será?
Claro que a comunicação social, seja ela qual for, podia perfeitamente investigar estas questões que, como muitas coisas que este governo anuncia, não são novidade! É que, muito sinceramente, só falta o primeiro-ministro anunciar que inventou a internet! Mas pronto, a ministra é "divina", não se pode contrariar, tudo o que ela faz é obra bem feita e toda a gente faz "aahhhh", de admiração!...
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