15 de Outubro de 1764.
Edward Gibbon observes a group of friars singing in the ruined Temple of Jupiter in Rome, which inspires him to begin work on The History of the Decline and Fall of the Roman Empire . Edward Gibbon (Putney, 27 de Abril de 1737 - 16 de Janeiro de 1794) foi um grande historiador inglês, dentro do espírito do iluminismo, autor de "A história do declínio e queda do império romano". Ele nasceu em Putney, perto de Londres, numa família relativamente (não desproporcionadamente) rica. A sua família tinha uma propriedade em Hampshire. Ele foi filho único e após a morte da sua mãe quando ele tinha 10 anos, foi educado por uma tia. Teve uma saúde precária em criança. Quando tinha 14 anos, o pai enviou-o para a Universidade de Oxford.
O seu pai ficou alarmado quando o jovem Gibbon começou a dar sinais de simpatia pela igreja católica. Eram os tempos das controvérsias religiosas de Oxford (uma universidade onde os católicos tiveram alguma influência, apesar de reprimidos oficialmente). Neste tempo, a religião católica em Inglaterra era reprimida. Para um digno senhor inglês, a conversão ao catolicismo no século XVIII acarretaria implicações significativas para o resto da vida. Muitas portas se lhe fechariam no futuro. Para evitar esta ocorrência, o pai de Gibbon retirou-o da universidade e enviou-o para o senhor M. Pavilliard, pastor protestante e tutor privado em Lausanne, Suíça.
A sua educação em Lausanne teria um impacto profundo e duradouro. Ele escreveu em suas memórias que, "qualquer que tenha sido o fruto da minha educação, ele deverá ser atribuido à afortunada expulsão que me colocou em Lausanne... Aquilo que sou, no espírito, na aprendizagem ou em maneiras, devo-o a Lausanne: foi nessa escola que a estátua se fez a partir do bloco de mármore". Sir Hugh Trevor-Roper disse que "sem a experiência de Lausanne não teria havido "A história do declínio e queda do império romano".
A sua obra mais conhecida, "História do declínio e queda do império romano", é um marco na historiografia de língua inglesa. Continua a ser uma obra de referência.
Wikipédia.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home