segunda-feira, outubro 03, 2005

Natalidade.

"O índice de natalidade em Portugal atingiu, no ano passado, um valor mínimo, acentuando, ainda mais, a tendência de envelhecimento da população. Embora o saldo entre nascimentos e óbitos ainda seja positivo, a baixa fecundidade das portuguesas não assegura a renova- ção das gerações e o número de idosos já ultrapassa o de crianças."

Os casais portugueses residentes em França têm uma média de 2,1 filhos, enquanto os que residem em Portugal não ultrapassam o valor de 1,4. O que faz a diferença? Segundo a Associação Portuguesa e Famílias Numerosas (APFN), a política fiscal "fortemente penalizadora da família". Fernando Castro, presidente da associação, acusa o Estado de discriminar os pais casados ao impedir que façam as mesmas deduções no IRS permitidas aos divorciados com as pensões de alimentos (até ao montante de 8400 euros).
"

O aumento da longevidade e a baixa qualidade de vida em Portugal têm contribuído. Especialmente esta última. É também um argumento forte para legitimar a entrada de imigrantes no país utilizada pelo lobby da "escravatura moderna".

Infelizemente, com a actual política de impostos sufocantes, dificilmente a situação vai melhorar. Antes pelo contrário.

Divulgue o seu blog!