quarta-feira, novembro 28, 2007

28 de Novembro de 1943.



Em 28 de Novembro de 1943 começava a Conferência de Teerão, no Irão, que se estenderia até ao dia 1 de Dezembro. Nela, reuniram-se os três dos maiores estadistas da época. Representando os Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt; falando em nome do Império Britânico, o primeiro-ministro Winston Churchill; e, por último, Joseph Estaline, ditador da URSS.


Somente a guerra desencadeada por Hitler, em Setembro de 1939, poderia ter colocado aqueles três homens tão diferentes, que representavam ideais tão distintos e tão contrários, reunidos ao redor de uma mesma mesa de negociações. Roosevelt era um entusiasta da democracia e do capitalismo, Churchill era a própria materialização dos interesses universais do Império Britânico, enquanto o todo-poderoso Estaline era o arauto da revolução proletária e das aspirações anti colonialistas que vinham abalando o mundo desde 1917.Um deles, o inglês, lutava para manter um império, os outros dois, o americano e o russo, lançaram-se à liça para construírem dois novos impérios. .



A Conferência de Teerão serviu para definir os rumos a seguir na busca pela vitória na Segunda Guerra, que eram os seguintes:
- rendição incondicional da Alemanha Nazista; - ajuda militar aos guerrilheiros Jugoslavos; - Polónia, com compensações territoriais e com governo pró-soviético;- acerto da Operação Overlord – o nome código do grande desembarque anglo-saxão nas costas da França atlântica, que seria realizado em 6 de Junho de 1944, coordenado com a invasão do sul daquele mesmo país;- abertura do segundo fronte na Europa Ocidental.



No encontro, Estaline assumiu ainda o compromisso de guerra contra o Japão. Além disso, a Conferência serviu também para que Roosevelt expusesse os seus planos para o pós-guerra. Roosevelt imaginou, retomando o ideário do presidente Woodrow Wilson, a fundação de uma instituição internacional que substituísse a malfadada Liga das Nações (que viria a ser a ONU), “baseada no princípio de igual soberania entre todas as nações pacíficas”. Instituição que seria a responsável, num mundo democratizado, pela garantia da paz e da segurança dos povos da Terra.



Seria um grande areópago de Quatro ou Cinco potências (EUA-GB-URSS- França ou China), com assentos permanentes num Conselho de Segurança, frente a uma Assembleia-geral aberta a todos. Aquele clube dos grandes do mundo, que a imprensa mais tarde chamou de as “quatro polícias” teria o papel de supervisionar os conselhos regionais, um para cada continente, para impor um clima de ordem e tranquilidade no planeta inteiro.

Fonte: Educa Terra

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

segunda-feira, novembro 28, 2005  
Blogger Unknown said...

muito interessante seu blog, gfostei bastante

Rubens Correia
www.blogdorubinho.cjb.net

quinta-feira, novembro 29, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!