quarta-feira, dezembro 21, 2005

Cavaco versus Soares.

Não quero ser deselegante, mas talvez, agora, tenha de me conter". Foi assim que Cavaco Silva reagiu à marcação cerrada de Mário Soares. Durante uma hora, Cavaco respondeu às questões com Mário Soares a assumir o papel de entrevistador, ao lado dos jornalistas da RTP. A verdade é que Cavaco, com uma postura afirmativa e segura, atacou os assuntos e desmontou a acusação de Soares de que é um factor de “risco” para a crispação social no País.

Começando com “não vou fazer ataques pessoais, nunca os fiz”, Soares teve o cuidado de ser ele próprio a desmentir a sua frase, acusando Cavaco "de não ter formação política, desconhecer a História de Portugal e de ser uma pessoa distante, sem conversa para além da economia, chegando mesmo a caracterizar algumas das posições do ex-primeiro-ministro social-democrata como "banalidades".

Cavaco ainda tentou introduzir no debate temas de discussão e ironicamente foi dizendo que podia continuar a responder a Soares, mas também gostava de ouvir as suas para o país. Mas, implacavelmente, Soares continuou a pautar o seu discurso pelo ataque pessoal. Puxando o debate para o passado, chegou mesmo a recuar ao tempo em que cavaco foi ministro das Finanças de Sá Carneiro, entre 1979 e 1980. À saída Soares, revelando o que é ser político, acusou Cavaco de falar só do passado quando foi ele próprio que invocou o passado para atacar o adversário.

Quem esperava que Soares expusesse as suas ideias foi enganado. Num debate (ler aqui) que resumiu toda sua campanha: ausência total de ideias e mero recurso ao ataque pessoal, Soares assinou a sua extinção política. Só mesmo um milagre ou a Sondagem-relâmpago efectuada pela Eurosondagem poderia dar uma “alegre” vitória a Soares(ver aqui).

Um pequeno senão. A subtileza das farpas usadas nas entrelinhas das respostas de Cavaco a Soares passou despercebida aos apreciadores de “boxe”. Efectivamente subtilezas brilhantes como “ (o debate) permitiu aos portugueses conhecerem melhor a personalidade, o carácter dos candidatos e quem está agarrado ao passado e aos seus mitos” ou "é preciso conhecer bem os dossiers. Isto não vai lá com palavras..." não estão ao alcance de todos.

23 Comments:

Anonymous Anónimo said...

senilidade e a incoerência, de Soares, ficaram bem patentes na primeira frase que pronunciou ao encetar o seu debate "Não vou fazer ataques pessoais, nunca os fiz".
Este senhor pode ser Presidente da República? Por amor de Deus, contradiz-se a todo o momento.
Quais foram os objectivos que deu a conhecer? Nenhuns, rigorosamente nada.
Aqueles que tem dado até ao momento, é dizer que é o melhor, ele é que sabe tudo, é o mais indicado, Cavaco é um perigo, tem dito tanta patetice, que caíu no ridículo.
Sabem o que digo, chego a ter pena deste senhor, das figuras tristes que consegue fazer com a sua imodéstia.
Já teve o seu tempo, hoje, muito sinceramente só convence os mais vulneráveis ou os da corte.
Cavaco Silva apresentou-se mais uma vez, agora parafraseando alguém, até dá gosto ouvi-lo.
Calmo, explica os objectivos, não ofende ninguém, um verdadeiro gentleman, com idéias e conhecimentos, não apresenta nada ser o "analfabeto político" com que Soares o "carimba"
Não tenho, neste momento, qualquer dúvida, vou votar Cavaco Silva.

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Por favor! Este fulano, malcriado, estúpido, sem ideias, somente atacou o outro candidato. Não apresentou nada, mas nada de novo, foi uma vergonha. Tirei hoje as minhas duvidas, votarei em Cavaco Silva, já não tenho duvidas.

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este sr. deve ter uma força e uma influência de tal ordem que pôe os comentadores convidados das TVs a tremer e a dizer amen, mesmo sabendo eles que nós não podemos entender que pessoas minimamente inteligentes teçam tais comentários.

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Apesar da deferência injustificada com que o tratam, Soares é hoje um velho arrogante, convencido, baralhado, superficial e malcriado. Que visão tem Soares para o pais? Nenhuma, só ideias gerais, mal amanhadas. Até agora, ao contrário do Sr. Silva, só falou de ideias gerais sem nenhuma concretização. É UM OUVIDOR, MODERADOR E OUTRAS COISAS ACABADAS EM OR, o que é muito pobre para ser PR nesta altura. Agora não temos o Sr. Silva em PM, temos um qualquer politico, muito fraco, cujo governo coleciona o recorde de coisas negativas e muita dose de marketing em que o povo já não acredita. A vida está muito pior para os portugueses no final deste ano e as perspectivas ainda são piores. Por exemplo na FP o governo prometeu antes das eleições autárquicas que iria aumentar os ordenados acima da inflação, agora (depois das eleições) já disse que não há mais dinheiro pelo que ENGANOU, mais uma vez os portugueses. ESTES POLITICOS PRECISAM DE SER VARRIDOS DA FACE DA TERRA.

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Isto não foi mais do que o que se tem passado em toda a campanha. Ataques cerrados a Cavaco Silva mas ideias de como melhorar a nossa vida nem vê-las! Mas será que não há nenhum lar de terceira idade que aceite este tipo de velhos, confusos, desorientados e socialmente inadaptados?

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Aceito, mas não compreendo, como é possível alguem votar no Soares, um homem de uma idade avançada, sem novas ideias, discurso ultrapassado, sem uma única, proposta para Portugal, revelada neste último debate. Limitou.se a criticar politicamente e pessoalmente o seu adversario. O Povo português em consciência vai dar-lhe uma merecida derrota, logo na primeira volta. A sua carreira vai ficar para sempre manchada, o seu reinado e a sua influência acabaram. P.S. Dr Soares, não se esqueça no dia das eleições, á boca da urna, em frente aos canais de televisão de apelar ao voto na sua candidatura. Isso é uma atitude moderadora... sem duvida que o Sr é um verdadeiro artista...

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Soares - a crítica destrutiva é típica de quem não tem soluções. o ataque ao adversário revela medo e covardia de fazer a sua própria política. Portugal não precisa de um Presidente que se refugie nos outros, mas de um Presidente em quem os outros se refugiem.

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Soares desiludiu-me. Não diz nada de concreto, até, o que diz é um pouco atabalhoado, dá-lhe uma e promete duas.
A agressividade gratuita foi o seu lema, uma pessoa enervante. Quer fazer o papel de intocável, nunca errou, só ele é que sabe, os outros são "lixo". Veja-se ao espelho da consciência.
Andava um pouco indecisa, mas, depois de ouvir os debates, não tenho qualquer dúvida, voto Cavaco Silva. Tem tido uma postura, íntegra, coerente, apresenta conhecimentos sólidos, sabe do que fala e sobretudo deixa uma imagem de confiança.
Soares, agora, não passa de uma raposa manhosa e matreira, já não convence ninguém.
Parabéns Prof. Cavaco Silva.

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Ficou hoje provado que Mario Soares é um candidato sem ideias, deseperado e que centra todas as suas forças nos ataques pessoais a Cavaco Silva...é este O presidente que queremos? pelo menos eu não!

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Soares mostrou-se confiante nas suas palavras e foi em frente sem qualquer receio do adversário. Relembrou os portugueses que se esqueçem muito rápidamente do que foi o tempo do cavaquismo, da greve geral, do bloqueio da ponte 25 de Abril, etc. Soares disse das boas a cavaco que se repetia continuadamente durante quase todo o debate dizendo apenas que o país precisa de confiança e que se vai preocupar com os idosos, com os desempregados...Só demonstrou que não tem conhecimento do que é o papel de um Presidente da República.Com 86 anos Soares sabe bem levar a cabo a função a que se candidata e não hesitou uma única vez nas palavras que proferiu contra Cavaco. Demonstrativo pois da sua segurança e também demonstrativo da sua razão pelos factos discutidos.Por fim deixou o alerta Cavaco está-nos a enganar está a prometer o impossível talvez só conseguindo levar a cabo as suas promessas crindo uma forte instabilidade governativa no país e nem mesmo assim vai cinseguir levar a cabo as suas promessas.
Força Soares

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Efectivamente Soares ganhou na nojice com que impregna o seu discurso !!!
Se o objectivo do debate é esclarecer as intenções de cada candidato então foi uma miséria completa ter que ouvir Soares. É arrepiante a obcessão doentia que este homem tem com Cavaco Silva !!!
Não deixa também de ser ilariante e estupidamente ridiculo que Soares acuse Cavaco de se apresentar como salvador quando foi o próprio Soares que afirmou já, sobre si mesmo, que Portugal precisa de si ... que quer salvar novamente Portugal ... afinal quem se apresenta como salvador? Os argumentos que usa são lamentáveis e completamente ridiculos !!!
Soares perguntou, perguntou, perguntou, afirmou que Cavaco não tem qualidade para isto, não tem perfil para aquilo, não tem formação, não sabe de não sei que mais mas e as suas próprias respostas? As suas ideias? O que vai fazer? Se, na sua opinião, não pode fazer nada então para que se candidata? Para que serve o PR? Só para ouvir? Não deve ser interventivo? Não deve falar sobre os principais problemas do País?
Acusa de Cavaco por ter intenções sobre a economia, sobre o desemprego, de querer incentivas empresariais, por querer colaborar com o governo, por querer um pacto economico contra o desemprego, por querer mobilizar os agentes economicos, por querer incutir uma exigência nova nos eleitores ... e onde estão as ideias de Soares? Pois é ... não se ouviu NADA, NADA !! Chegando até ao ponto de já ter afirmado que não se pronuncia sobre o desemprego porque é um assunto que nao se discute na praça pública ... afinal fala de quê? Quais as ideias? Ajudará o País só a ouvir ou a dormitar? Diz que quer ser um mobilizador ... de quê, de quem, como? É a favor da globalização? De que tipo? Obviamente não explicou ... mas perguntou !!
Espera que os portugueses tenham percebido a sua mensagem? Qual? Só se for a do ataque réles, pois de ideias ... nem uma !!
Cada vez que Soares dizia que queria falar so futuro, lá vinha novamente falar do passado ... coitado, a idade tem destas coisas ... a matéria cinzenta já não é o que era ...
Soares é um autêntico poço vazio !!!
Soares MENTE quando fala que o desemprego subiu com Cavaco e os jornalistas são ignorantes pois não conhecem a realidade de 1985 e a de 1995 ... segundo o Ministério das finanças, o desemprego com Soares atingiu os 9% em 1984 e com Cavaco Silva decresceu continuamente entre 1986 e 1992 ficando abaixo da sua taxa natural !! Soares é MENTIROSO !!!
Perguntou a Cavaco o que fará se o governo fizer alguma coisa com que discorde mas não disse o que ele próprio faria ... calou-se como um rato, mas quer questionar os outros !!!
Soares mais parecia um jornalista ranhoso cheio de perguntas ...
Diz-se melhor colocado para um entendimento com o governo ... É engraçado, num passado muito recente Soares apelidava Sócrates de revisionário e Sócrates mimava Soares com comparações a um museu !! É esta parelha que vai garantir a estabilidade ? Ainda eram capazes de se morder nas reuniões de Quinta-feira ...
Cavaco teve uma postura de Homem, não respondeu aos insultos, foi esclarecedor, respondeu a todas as perguntas dos dois entrevistadores e até às daquele pobre desgraçado que latia do seu lado ...

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Foi com muita tristeza que assisti a este debate, esperava mais do "velhinho" em saber o que vai fazer se for eleito, mas não só tentou atacar com o passado, como nada disse de esclarecedor. Do outro lado um verdadeiro "Presidente" nos modos e na sua compostura, e nas formas esclarecedoras como pretende fazer a sua gestão como presidente da républica, assim o espero

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Cavaco Silva arrasou Soares, pela postura, pela intelegencia.
Quem é Soares, a interpelar? É jornalista ou Candidato?
Cavaco Silva voltou a dar um banho de seriedade e serenidade ao Dr. Mario Soares.
O Dr Soares, só sabe deitar abaixo, resmungar, tossir ... ao contrário Cavaco Silva deixou as suas ideias para o país, não foi pela critica fácil, foi contrutivo.
Portugal precisa de Cavaco Silva.

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Mário Soares cometeu o imperdoável esquecimento de informar os portugueses de que também sabe tocar piano (no francês é uma nódoa) o que é muito importante para entreter os portugueses nos salões do Palácio de Belém, nos intervalos das sestas.

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Eu já disse isso há algum tempo, mas este debate confirmou, Soares é um indivíduo sem escrupulos. Ataca com mentiras e elogia o PSD com hipocrisia que lhe é conhecida. Soares votei em ti tantas vezes e para quê. És mesmo uma velha e matreira rap...

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Cavaco entrevistado por 2 jornalistas e um carroceiro Mário Soares perdeu ontem definitivamente as eleições para Cavaco ao intervir não como pretendente ao cargo mas como arruaceiro interessado em sujar a imagem do homem a quem não consegue vencer. As inconveniências, faltas de educação e insinuações sucederam-se com a elegância de um carroceiro. Embora bem fisicamente Soares denota claramente sinais de demência senil.

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

"Savador da Patria" julga-se M.S.! Não foi ele que disse numa entrevista ao jornalista " Jose Teixeira, na SIC:- "eu candidatar-me?.. nem pensar, o meu tempo passou..." então por que volta.?.. certamente para nos salvar!!! Já agora, gostaria de (res)transmitir um " dito de M.S.: ..." Cavaco Silva seria, sem duvida, um bom candidato á PR..." ( visita ao palecete museu M.S.. nas Cortes - Leiria)...M.S. seja mais humilde... não venha com a treta dos livros escritos...isto não é uma eleiçao para a Sociedade Portuguesa de Autores!!!Se isso fosse relevante, Saramago seria o melhor candidato!Não diga que é mais conhecido e reconhecido internacionalmente: se isso fosse relevante, hoje estariamos numa situaçao muitissimo melhor.. lembre-se :"Guterres tratava por tu 5 PMinistros...e deu no que deu!Um pouco menos de "cagança" ficar-lhe-ia bem!!

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

De facto, Soares fez AJ Jardim parecer um gentleman. As eleições que aí vêm são entre o espalhafato sem ideias nem maneiras e o rigor, a seriedade e a competência. A escolha é óbvia.

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Apesar de ter metido o socialismo na gaveta, Soares não queria passar à história como tendo deslizado para o centro e por isso tomou posições esquerdistas e até algo demagogas a nível internaciona, já que não lhe passsava pela cabeça voltar a candidatar-se ao cargo de presidente da República. Como também lhe é habitual, estará mais uma vez disposto a dar uma pirueta, se lhe tal convier para vencer uma eleição. Bem compara os dois candidatos. O Acabado é chato, nda estimulante e geralmente serviria para casar com a sopeira! O Bochechas, apesar de contraditório, é valente, arrojado, optimista e serviria para casar com a mulher mais brilhante da turma!

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Os problemas de Portugal não se resolvem num debate.

Mas ouvir os dois principais candidatos à presidência da República ajuda a posicionar o país.

Pode dizer-se: o essencial para resgatar Portugal à crise é um Governo forte e boa conjuntura internacional, e isso tem pouco que ver com o presidente da República. Mas na política as coisas não são assim, óbvias. Na política, o exercício do óbvio é mesmo uma impossibilidade.

E assim sendo, conta muito neste esforço (de resgatar Portugal à crise) a pessoa que ocupará o Palácio de Belém. E a razão é simples: ela pode ser dinamizadora das reformas ou, pelo contrário, travão à modernização do país.

E era isso mesmo que se esperava ouvir ontem no debate entre Cavaco e Soares – qual dos dois será o melhor guardião do Governo nesta luta contra os baixos níveis de produtividade, a falta de competitividade nacional e a necessidade de reforma do Estado.

Mas não foi isso que se discutiu. Ou melhor, discutiu-se, mas contornando a questão. E Portugal não está em momento de passar ao lado dos problemas.

Ou seja: era preciso que Cavaco tivesse respondido às inteligentes provocações de Soares afirmando, vezes sem conta, (e sem rodeios) que deseja Belém porque faz falta – ali mesmo, em Belém – um homem para exigir rigor ao Governo. Mas não o disse assim, de forma clara.

Insistiu em generalidades defensivas, mas generalidades não chegam. Escudou-se nas sondagens que lhe dão a vitória, mas Portugal já não tem tempo de jogar à defesa. Precisa de jogar ao ataque, e o presidente tem de ser o ponta-de-lança desta estratégia.

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

"Provocações inteligentes" de Soares?"Ninguem duvida das capacidades de qualquer deles para estar em Belem"?Mas estes comentários têm algum nexo?Cavaco não será o melhor português para o cargo,mas que culpa tem o país de que a esquerda não tenha arranjado alguem ao nivel,em vez de um velho trauliteiro?Haja juizo...

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Apelidar de "inteligentes"as provoações de M.S. é, no minimo, um atentado á inteligencia das pessoas ( livres)...Permita-me dizer ao sr Oliveira ,que o que está em discussao é a eleiçao para Presidencia da Republica Portuguesa, não a eleiçao para a presidencia da ONU ou do Parlamento Europeu ( a tal que MS, perdeu com azedume e malcriaçao)Alias, toda a sua crispaçao e raiva , advem do facto de ele pensar ( ou pensarem por ele) que o Povo portugues, do Minho a Timor, se ajoelharia aos seus excelsos pés, a agradecendo o supremo e patriotico gesto de se recanditar a um terceiro mandato... Fosem-lhe as sondagens altamente favoraveis e a linguagem ,obviamente, seria outra... Não acham, caros Avillez e Oliveira? Bom Natal e Feliz Ano Novo.

quarta-feira, dezembro 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... voip Sr wellbutrin wellbutrin xl training online Computer mother board does not post Create video conferencing application construction accounting software Dangers of seroquel Fioricet overdose live poker

terça-feira, abril 24, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!