terça-feira, dezembro 27, 2005

Mário Soares está desfasado da realidade

"CM – Quando esteve no Governo falava-se muito no novo homem português. O que mudou nos portugueses para terem voltado ao que eram antes?

Cavaco Silva – Durante o meu tempo de primeiro-ministro ganhei a forte convicção de que Portugal tinha encontrado um caminho de aproximação em relação aos níveis de desenvolvimento da Espanha. E quando, ao fim de dez anos, saí do Governo, convenci-me de que a alternância ocorreu com toda a normalidade e de que Portugal ia continuar Depois, tive algumas desilusões e, como hoje se sabe e está publicado, o que aconteceu foi um falhanço na interpretação de uma nova realidade com que Portugal se confrontou na segunda década dos anos 90, que foi a adesão à moeda única, que impõe determinadas regras. Há uma publicação muito conhecida, que se chama ‘Portugal depois do boom’, feita pela União Europeia, que explica tudo isso: Portugal não entendeu que estar dentro da moeda única impunha determinadas regras. A Espanha percebeu e, como percebeu, resolveu todo o problema orçamental. Em 1995, as despesas correntes sem juros de Portugal eram iguais às da Espanha e da Irlanda em comparação com o PIB. E eram muito inferiores à média da União Europeia. Em 2001, Portugal estava quatro pontos acima da Espanha, oito pontos acima da Irlanda e estava igual à média da União Europeia. Há regras de disciplina orçamental que não foram cumpridas

Rejeita então liminarmente a paternidade do ‘monstro’ [ndr: do défice]?

As pessoas que dizem isso não sabem nada de finanças.

Quem o disse foi o dr. Cadilhe, que o senhor teve em grande conta

Ah! Mas isso são ressentimentos. E eu não gosto de comentar a acção dos que comigo colaboraram. O melhor é ir aos relatórios internacionais, que não estão influenciados por questões de política interna.

Em relação ao novo homem português

Começaram a apoderar-se dos portugueses o desânimo, a descrença, o pessimismo, a falta de auto-estima. E estamos um pouco nessa fase. Houve uma altura em que havia espírito vencedor. Lembra-se de quando o Carlos Queiroz e os seus jovens foram campeões do Mundo? Eu dizia-lhe: a gente agora vai lá para fora e vê que somos tão bons como os outros. Mas eu tenho uma grande esperança nos jovens portugueses. O que é preciso é recuperar, para transmitirmos o testemunho a estes jovens em melhor posição.

Não teme que, se não ganhar à primeira volta, possa perder com a Esquerda unida, como sucedeu a Freitas do Amaral em 1986?

Não sou capaz de dizer. Mas alguns candidatos não perceberam que o mundo mudou muito nos últimos 15 anos. E Portugal também. O Portugal de hoje é muito diferente do que era há dez ou 15 anos. E mesmo quando tentam fazer essa dicotomia estéril entre direita e esquerda não estão a perceber as complexidades do mundo. O mundo moderno é muito complexo, a realidade não se enquadra nessa dicotomia. Depois, o povo português sabe que eu sou um social-democrata desde a primeira hora, que não sou um daqueles que diz hoje uma coisa e amanhã outra. E por isso é que tenho condições para criar confiança. Só criam confiança aqueles que são coerentes na palavra. Ontem [ndr: terça--feira] vimos: durante uma hora, o dr. Mário Soares não foi capaz de dizer uma única vez como é que ia ajudar a resolver os problemas nacionais. Por mais que lhe perguntasse por uma ideia, não foi capaz. O que demonstra que está totalmente desfasado da realidade nacional e internacional. Fiquei surpreendidíssimo. Como é possível que durante uma hora, repito, uma hora, não seja capaz de dizer uma única ideia de como exerceria a magistratura da presidência. Fiquei atónito. Não imaginava. "

Entrevista completa aqui.

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Acusam Cavaco de ter governado no tempo das vacas gordas. As vacas mesmo gordas foram no tempo de Guterres. Nesta altura os fundos comunitários eram equiparados, e houve uma benesse de baixa de juros que aliviou grandemente as finanças públicas. Os incompetentes sucessivos ministros das finanças do Guterres e ele próprio arruinaram o País! Agora é muito mais complicado sair deste buraco e vai doer!!

sábado, dezembro 24, 2005  
Anonymous Anónimo said...

O Dr.Cavaco Silva não o disse mas seguramente pensou: com Soares Portugal regressaria à pré-história... a época dos dinossauros já lá vai.

sábado, dezembro 24, 2005  
Anonymous Anónimo said...

É inacreditável que o Dr. Soares ainda não se tenha apercebido que o País está farto dele e da família toda. Finalmente Portugal vai-se ver livre dele. O filho já foi, agora é o Pai.

sábado, dezembro 24, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Esta do "só se aguentou com maioria absoluta" é fenomenal... Pois, caiu-lhe do céu, ou se calhar houve foi fraude eleitoral. Mais estranho ainda é a 2ª MA. Deve ter sido comprada num hipermercado ao lado de casa, talvez em Boliqueime. Gostaria de saber o que têm a dizer os detractores do Prof. CS da oportunidade perdida que foram os governos de Guterres. Tenhamos todos bom senso...

sábado, dezembro 24, 2005  
Anonymous Anónimo said...

O problema do "ti Mário" é muito mais profundo. Não pode olhar para um militar, que não sinta o remoque da sua deserção. Nunca terá a honra de ser da Liga dos Combatentes, porque fugiu. Por outro lado nem quem representa a monarquia quer nada com ele, porque apenas é pedreiro livre.

sábado, dezembro 24, 2005  
Anonymous Anónimo said...

O que me mete mais confusão é quando acusam o Cavaco de certas coisas que "fez" no seu governo... depois levam com os números que mostram completamente o contrário. Dá mesmo vontade de rir. 14º mês para os trabalhadores, economia a subir 4% ano, inflação reduzida para metade, as finanças equilibradas... sabendo isto, como é que têm a coragem de dizer algo? Como? Não há paciência para estas pessoas.

sábado, dezembro 24, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Não há dúvida, Cavaco é um Homem com ideias e perfil. Inspira confiança e seriedade. Soares, na realidade, não é o candidato para os nossos dias. O objectivo tem sido o ataque arrogante, calúnias sem qualquer sentido, apenas, para iludir o eleitorado. Esta é a verdade dos factos e contra factos não há argumentos possíveis.

sábado, dezembro 24, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Quando não os podes vencer, junta-te a eles. É O DISCURSO do sr SOARES. Passou o tempo, já tem que chegue. Deixe mamar outro.

terça-feira, dezembro 27, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! How to fix propane heater hot water heater power vent Maine lasik surgeon heating repair colorado heater ciscan 1993 gmc g30 van heater core Online degrees online diploma online college degre Bdsm gay gallery basics of passive solar heating System tools disk check repair partition recovery freeware heating a tent Stop smoking keyword smoking incontext cigar lady smoking bodybuilding diets Air job line Kylie lingerie advert Clostridium botulinum y importancia leather sofa

terça-feira, janeiro 30, 2007  
Anonymous Anónimo said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! 1958 ford thunderbird rocker panel Saab apc vw Buspar divi dose Articles on debit cards Citibank credit cards rewards Teenies upskirt save purchasing butalbital bomber jackets av

sábado, março 03, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Keep up the good work Security alarm systems http www.pre lock.com vicodin online

quinta-feira, abril 26, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!