quinta-feira, dezembro 22, 2005

Rescaldo.

No seu momento menos feliz do debate de ontem, Mário Soares bem poderia ter prescindido da insinuação – que não podia consubstanciar – relativa ao desempenho de Cavaco Silva nas reuniões dos conselhos europeus. Não lhe ficou bem, e deu ao adversário uma razão de agravo imerecido

Vital Moreira

O dr. Mário Soares ganhou mais uma parte do eleitorado de Esquerda. Cavaco Silva, ao ter-se mantido politicamente ao Centro e não ter respondido de forma crispada ou autoritária, conseguiu os seus objectivos: não perdeu um único voto”. Na análise da estratégia de ambos, Costa Pinto concluiu que Soares puxou e espicaçou o seu adversário, “mas não deveria ter sido tão crispado”, porque, diz, “os portugueses não valorizam essa posição”.

Os portugueses não valorizaram a crispação de Soares mas este ganhou eleitorado de esquerda. Está bem.

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Era eu mais novo e já havia o provérbio: "QUAL A DIFERENÇA ENTRE MÁRIO SOARES E DEUS??? DEUS ESTÁ EM TODO O LADO, MÁRIO SOARES JÁ ESTEVE". Ele quer continuar a viajar às nossas custas. Tinha vergonha se vosse meu Presidente da República. Voto Cavaco. Força Manuel Alegre!! Força Cavaco!!

quinta-feira, dezembro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

O que é pena,é que ninguem fala nas negociações feitas pelo sr. Soares em 94/95 com a China, para a independência de Macau. Foi uma autêntica vergonha. Também a viagem à Tunísia,(no avião da República Portuguesa) para visitar o 1° Ministro Italiano que fujiu, por fraude no seu País. Enfim...

quinta-feira, dezembro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Aonde chega a decadência humana! E alguém que tem um passado de respeito e não se respeita a ele próprio. Terá passado pela senil cabeça de Mário Soares que acusar Cavaco de só perceber de Economia e Finanças e depois chamar a atenção para a grave crise económica e financeira que Portugal atravessa, só prova que Cavaco é o candidato certo!?

quinta-feira, dezembro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

A memória dos portugueses é mesmo curta. Só se lembram do Cavaco, mas o que o Soares fez com as ex-colónias? Isso já é passado, mas muito passado. Já agora, não foi também o Dr. Soares que um ano não pagou aos portugueses o Subsídio de Natal? Ficou no Estado.

quinta-feira, dezembro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Creio que o Dr. Mário Soares debaixo da capa de lucidez, boa disposição e aparente à vontade, deu a imagem de um político vaidoso, arrogante e, infelizmente, na pior expressão, não olhando a meios para atingir fins. Apesar de se considerar laico e republicano julgo que, pelas suas características, se aproximaria mais de um antiquado monarca (apesar de incapacidade do seu filho para o suceder).

quinta-feira, dezembro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Para todos os que defendem o (Sr.) Soares e criticam a governação do Prof. Cavaco Silva, permitam-me avivar-lhes a memória. Eu não consigo esquecer as imensas viagens faraónicas, por tudo o mundo, do (Sr.) Soares e respectivas comitivas dignas de um monarca emproado. E nem consigo esquecer a descolonização levada a cabo por essa pessoa, Almeida Santos e companhia Lda.

quinta-feira, dezembro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Efectivamente tem si o único a falar de alguma coisa e por isso tem sido criticado. Alguns consideram emisquência no governo, embora digam a mesma coisa. Mário Soares não diz nada, não faz, não governa, não legisla, não administra economia nem justiça. Para que precisamos de um PR? Mude-se o regime! Deixemo-nos de papões! São aqueles que os alimentam que têm enriquecido à custa do país!

quinta-feira, dezembro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Mas o PS está cego ou é mentiroso? MS foi rude e grosseiro. Tratou sempre CS por "ele" sem qualquer respeito; fez insinuações falsas e ainda por cima disse tão mal do lugar de PR que ninguém percebeu o que ele lá andou a fazer e para que quer voltar. No tempo dele não houve greves e contestação? E a Emaudio, ele já esqueceu para não falar da Fundação que tem recebido subsídios governamentais?

quinta-feira, dezembro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

basta ler "Contos proibidos: memórias de um ps desconhecido" do Dr. Rui Mateus para se poder também compreender um pouco o perfil do Dr. Soares e do seu gosto pelas tricas e tramas de bastidores...

quinta-feira, dezembro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Cavaco Silva foi aquilo que é: simplesmente correcto. Atendendo à idade avançada do senhor que há muito se devia ter retirado da cena política, Cavaco foi um SENHOR! Mário Soares está convicto de uma vitória, mas só se for lá na freguesia onde mora e com alguns amigos a ajudar. Vamos a isto, Cavaco, és o MEU PRESIDENTE.

quinta-feira, dezembro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

O livro de Soares tem um mérito indiscutível: não conseguimos parar de rir com a quantidade de absurdos que correm da sua pena. Só por este aspecto vale a pena lê-lo. Das suas análises ? maioritariamente publicadas na revista Visão, terminando o livro com o discurso do seu octogésimo aniversário ? decorrem duas dimensões: uma virada para os ?perigos internacionais?, sobretudo Bush; a outra para o ?fatídico ano de 2004?, em Portugal, claro está. A melhor maneira de percebermos o que pensa Soares é lermos algumas das suas máximas.

A sua visão do mundo é extremamente próxima das do PCP e BE (aliás o BE recebeu elogios relativos ao seu último programa eleitoral ? p. 125). Isto não é novidade para qualquer observador atento. Mas fazer mais críticas a Bush, Blair, Barroso e Aznar do que aos atentados de 11 de Setembro e a Bin Laden parece-nos pouco sério para quem tem as responsabilidades públicas do Dr. Soares. Mais: para quem almeja a Presidência da República novamente, como dialogará Mário Soares com esses líderes mundiais a quem apelidou de ?irresponsáveis?, ?ignorantes? (p. 126), ?evangelista fanático? (Bush, p. 58) ou tendo ?falta de vergonha? (Barroso, p. 59)? No caso do actual presidente da Comissão Europeia o caso é ainda mais gritante, pois com tantos insultos e críticas ferozes que lhe fez, Soares não disfarçou o vínculo partidário profundo que ainda ostenta nem tão pouco se coibiu de acicatar os ânimos face à existência de um português em tão prestigiado cargo. Enfim, se for eleito, Soares terá certamente de esquecer que um dia foi o líder espiritual da esquerda mais radical portuguesa nos últimos anos.

quinta-feira, dezembro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns Prof. Cavaco Silva, mostrou perfil, dignidade, aprecio a coragem de não ter ripostado,
e podia, era falar-lhe no célebre livro de Rui Mateus sobre Soares. Mas foi melhor a sua posição.
Ouvi com atenção todo o debate e verififiquei que Mário Soares, neste momento, o que tem para dar a Portugal e que apresentou, são os ataques, próprio de uma pessoa que não tem mais nada para dar; isto é, já deu o que tinha a dar.
Apresentou-se nervoso, não o deixava acabar as frases, interpelava-o, ofendia-o, simultaneamente,
Mete "papões" onde não os há. Considera-se o insubstituível, o mais competente, arrasou-o, indirectamente, quase que o classificou como analfabeto. Este foi o seu objectivo.
É este senhor candidato a Presidente da República?
Até à saída, do debate, mostrou a sua incoerência.
Foi interpelado por uma jornalista, perguntou-lhe se ele não considerava que o debate tinha incidido muito no passado.
Resposta "Acho, mas, Cavaco gosta de falar do seu passado".
Não é preciso mais nada, fiquei esclarecida, de uma vez por todas, quanto ao seu carácter, objectivos, o que pretende, como vai proceder em campanha, etc. Não tenho quaisquer dúvidas, voto Cavaco Silva.

quinta-feira, dezembro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Não vou votar em qualquer dos dois. O passado político de ambos não os abona para o regresso.

Não posso, porém, deixar de reconhecer defeitos e virtudes que evidenciaram no debate. Ficou bem claro quem tem uma visão distorcida do cargo e quem está disposto a repetir a experiência com alguma capacidade mas cuja provecta idade não deveria ter consentido na indigitação partidária.

É razoável acreditar que o cargo de P.R. é um cargo que se aprende e onde o Curriculum pessoal não tem peso relativo. Crer que o lugar tem poderes governativos, é estultícia e ignorância. Tentar convencer os eleitores, do que não está na sua mão decidir, pode ter mais que uma interpretação, mas só uma basta para definir o acto: Burla descarada.

Estou a ouvir o discurso de C.S. sobre o debate que, para mim, é de uma pobresa extrema na argumentação queixosa e queixinhas de que aquêle menino deitou-me a lingua de fora. A política é uma luta e quem a não tolera melhor será em tal não se meter.

Resumindo: Entre um e outro...Mais vale não votar.

quinta-feira, dezembro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Soares decidiu fazer uma Fundação com o seu nome. Nada de mal se o fizesse com dinheiro seu, como seria normal. Mas não ; acabou por fazê-la com dinheiros públicos. Só o governo, de uma só vez deu-lhe 500 mil contos e a Câmara de Lisboa, presidida pelo seu filho, deu-lhe um prédio no valor de centenas de milhares de contos.

quinta-feira, dezembro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Acredito q Soares seja um Grande dinossauro da Politica, é evidente, basta ve-lo qdo se passeia no palco da Politica.
Não vivi da forma q mtos dizem ter vivido o antes 25 de Abril, portanto n sei como foi, apenas a história me poderá ilucidar e ela é bastante vaga ainda para se saber o tudo.
Falo do q assisto e o que tenho visto é um Politico q ofende os adversários...
Com Manuel Alegre...chamou-lhe a atenção da idade, e a conversa não era a idade mas sim o renovar postos q devem ser alterados. Além disso Mário Soares já foi Presidente 2 vezes...
Falou no debate a Cavaco q o ajudou num periodo de greves gerais , etc...chegando a dizer q na época Ninguém gostava dele...
Esquece q estamos a viver temmpos iguais...que os Portugueses já deram um cheque em branco e estão a roer as unhas por o ter feito, nas eleições anteriores...
Que maior cheque em branco poderia ser dado? e qtos não estarão arrependidos??
Percebi q Soares quer ser um Presidente que ficará no seu canto, deixando governar.
Penso que nada foi dito do que pretende fazer como Presidente...e isso é q interessava ouvir, e não a vida do outro candidato, e ele esquece q tb foi uma das vezes a 1º vez q foi Presidente?
Certamente que como Presidente Cavaco não terá experiencia, nem qualquer dos outros candidatos...
Temos o País quase na rotura total...A ele então tb se deve responsabilzar mais q aos outros candidatos já que passou por todos os cargos, e se foi bom em tudo pq estamos assim???.... e pq temos o País q temos...pergunta que faria a Cavaco tb...
agora uma coisa tem sido notória, é o falar mal e ofender osss outros candidatos que me deixa decepcionada com Alguém q dizem ter sido tanto...
Viva Manuel Alegre q conseguiu ser um Sr, no ftre a frte com qualquer dos dois acima citados.
A Cavaco tb o bem apaluso por ter "aguentado" tanta provocação e três inquiridores ao mesmo tempo...
O jornalismo tb esteve nulo neste debate.

quinta-feira, dezembro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Sr. Prof. CAVACO SILVA,os meus sinceros parabens
pelas aulas que deu ontem, no debate na RTP1.
Começo pela do civismo que manteve,perante o "rei das diasporas" que diz só ele ser o maior conhecedor,tratando os portuguses por estúpidos,
pois até se esqueceu que se estudava História nas
escolas.Claro que ele não conhece determinado período da nossa história, porque como bom cobarde
se refugiou na França e, todos o sabem apesar de
não vir nos livros.Daí o ele ter, também, ter dado aulas no estrangeiro.
Depois,tal como as peixeiras, sobre qem nunca escreveu nenhum livro,interrompia V. Ex.a,com as já tradicionais baboseiras com que nos tem habituado,com golpes sujos e baixaria,fazendo-nos lembrar os cães velhos e sem dentes, que vão ladrando mas esquecendo-se que a com a idade lhe vão caíndo os dentes e,como tal,são inofensivos.
Depois, como um bom republicano e democrtata impoluto, ainda veio dizer que, emnquanto V. Ex.a se esmifrava no Conselho Europeu a arranjar o
dinheirinho para Portugal, ele tal um furão,sabia
de tudo o que se passava por tinha amigos que o informavam. Mas que lata? Caso não fora negocial
durante os 28 conselhos (ele também assistiu a 1),
tê-lo-ía demitido e, agora,mais cheiro a peixe sairia do televisor. Agora, outra coisa;então o Dr.Cavaco Silva escreveu tantos livros como ele ? Claro que ele não é sabedor porque só domina o francês,e mal.Essa foi uma maldade que oDr.Cavaco Silva fez ao 3º entrevistador. Isto tinha que ter um preço e teve que o ouvir aquela lição
inesquecível, em que explicou pormenorizadamente
a toda a gente, da forma como vai "reinar" com todos os portugueses,quando for eleito,lição
que irá ficar nos anais da História Contemporânea.
O Sr.Professor tanto insistiu, que ele se encheu de coragem e assim contribuiu para a sua vitória,
que irá ser retumbante.
Quanto a futuros debates, acho muito bem que não
queira mais, por duas razões:- O povo já está mais
que esclarecido e acho um acto altruista e de respeito, não deixar o Dr. Mário Soares caír mais
baixo do que já caiu e merece um afastamento da
vida pública,com mais dignidade.
Parabéns, Dr.Cavaco Silva, pela sua postura,
dignidade e, sobretudo,sentido de estado.
O POVO PORTUGUÊS SABERÁ ESCOLHER.

quinta-feira, dezembro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

A campanha de Soares baseia-se unicamente na calunia.....devia ter vergonha. Já tinha idade para ter juizo.
Ele acusa Cavaco pelo seu passado, mas devia lembrar-se que Cavaco foi um brilhante primeiro-ministro, ao contrário dele que deixou o Pais no caos, com uma inflaxão enorme. Ahhhh....e não nos esqueçamos na péssima descolonização que Soares organizou. Para finalizar, direi que Soares também foi cumplice pela invasão de Timor por parte da Indonésia.

Moral da História: "Quem tem telhados de vidro, não deve atirar pedras".

quinta-feira, dezembro 22, 2005  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!