segunda-feira, fevereiro 04, 2008

4 de Fevereiro de 211.

SEPTIMIUS SEVERUS morre deixando o Império Romano a ser disputado pelos seus dois filhos Caracalla e Geta.

Lucius Septimius Severus nasceu em 145 d.C., em Leptis Magna, no norte da África; veio para Roma no início da década de 160, e aqui iniciou sua carreira de oficial (cujos detalhes são obscuros). Sempre supersticioso, confiava muito na astrologia, e sua autobiografia relata vários episódios e numerosos sonhos, que o levaram a acreditar que um dia se tornaria imperador. Era um homem baixo e forte; afirma-se que falava pouco e com sotaque africano, mas que tinha muitas idéias. Recompensou os amigos prodigamente e castigou os inimigos com severidade. Em 169, foi eleito questor em Roma, e serviu como questor provincial na Sardenha em 171. Em 173, seu parente Caius Septimius Severus, procônsul na África, escolheu Severus como um dos seus três legados. Com a idade de trinta anos, ele voltou a Leptis e casou-se com Paccia Marciana, que morreu sem ter filhos, vários anos mais tarde. Em 174, Severus tornou-se tribuno da plebe e, em 177, pretor. Em 180, foi indicado comandante de legião na Síria, mas foi afastado do posto, em 182, por Commodus. Em 184, tornou-se governador da Galia Lugdunense, e casou-se, então, em 187, com Julia Domna, membro de importante família de sacerdotes de Emesa. Seu filho, Caracalla, nasceu em 188 e, no ano seguinte, nasceu Geta.

Nesse ano, Severus era governador da Sicília e, em 190, tornou-se cônsul. Foi nomeado governador da Panônia em 191, e seu irmão, Geta, foi indicado governador da Mesia Inferior. Após o assassinato de Commodus, em 192, Pertinax tornou-se imperador, mas sobreviveu apenas alguns meses antes de ser morto pela guarda pretoriana. Foi sucedido por Didius Julianus, cujo reinado também foi breve. Severus foi proclamado imperador por suas tropas após a morte de Pertinax, e jurou vingar a morte de seu predecessor, chegando até a acrescentar "Pertinax" a seu próprio nome. Pressentindo uma ameaça em Clodius Albinus, que tinha ligações com Didius Julianus e que controlava as legiões britânicas, Severus ofereceu a ele o título de caesar, que foi aceito. Nesse meio tempo, Pescennius Niger havia sido proclamado imperador pelas legiões do Oriente. Severus marchou para a Itália, encontrando pouca resistência, e, depois que uma larga parte do Senado havia passado para seu lado, Didius Julianus foi morto. Os pretorianos debandaram porque haviam assassinado Pertinax.

A outra grande preocupação de Severus era Pescennius Niger; após uma série de campanhas vitoriosas, movidas por seus generais na Ásia Menor, Niger foi finalmente derrotado e morto em Antióquia, em 194 d.C. Septimius Severus puniu severamente as cidades e as províncias desleais. No começo de 195, iniciou a invasão do Mesopotâmia, onde subjugou os árabes osroenes, Adiabenes e Cenitas. Ainda nesse ano, proclamou a si mesmo filho de Marcus Aurelius, e Albinus foi declarado inimigo público. Septimius Severus voltou a Roma em 196 e marchou para Lyon para enfrentar Albinus. Depois de violenta batalha, as tropas de Albinus foram dispersadas e ele cometeu suicídio. Severus então reorganizou as províncias do noroeste e voltou para Roma, onde se vingou dos senadores que haviam apoiado Albinus. Por volta de 197, Caracalla tornou-se imperador nomeado. Em 198-199, Severus liderou com sucesso uma campanha contra os persas, e em seguida visitou o Egito, onde se empenhou em extensa reforma administrativa. Mais tarde, visitou a Síria, voltando a Roma em 203 para celebrar o jubileu de dez anos de governo, com a construção de um magnífico arco do triunfo.

Em 204, celebrou os Jogos Seculares; em 205, Plautianus, o todo-poderoso prefeito pretoriano, caiu em desgraça em conseqüência das maquinações de Caracalla. Em 207, Severus organizou uma expedição para a Bretanha, levando consigo a esposa e os dois filhos. Ficou na Bretanha até sua morte, em 211, e realizou com sucesso várias campanhas no norte, talvez com o desejo de expandir o controle de Roma sobre toda a ilha. Em 209 d.C., preocupado com a instabilidade mental de Caracalla, fez com que Geta se tornasse augustus, A doença levou Severus de volta para York, mas uma segunda revolta dos meatas e dos caledonianos forçou a realização de nova campanha, dessa vez comandada por Caracalla. Seu último conselho para os filhos, em seu leito de morte, foi: "Não disputem um com o outro, dêem dinheiro aos soldados e desprezem todos os outros". Seu temperamento inconstante, sua capacidade inflexível de trabalho e sua política de expansão das fronteiras do Império transformaram-no num personagem difícil de avaliar com justiça; para outros, um governante eficiente, apesar de frio, ao enfrentar as dificuldades de seu tempo.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Foi-se ovelho ficou a confusão familiar. Muito actual. Rute

domingo, fevereiro 06, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

quarta-feira, fevereiro 21, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!