quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Desproporcionalidade.

"... Da blogosfera, pois então. Agora não há bicho careta que não tenha o seu bloguezinho. Desde os mais reputados intelectuais a perfeitos desconhecidos, todos têm um bloguinho, onde depositam os seus elevados e notáveis pensamentos. Está definitivamente na moda ter um ‘blog’, ou escrever num ‘blog’, e aparentemente há uma enorme oferta de raciocínios e ideias na blogosfera. Há mesmo quem, com aquele ar de superioridade que caracteriza os pioneiros na descoberta de um novo mundo, nos olham de cima para baixo só porque nós ainda não fomos consultar este ou aquele ‘blog’. Como se o ‘blog’ se tratasse de uma praia nos confins do Brasil, hiperexclusiva, onde só os que verdadeiramente contam apanham sol!

... Devido a esta tendência disparatada, a ”blogosfera” corre o risco de se transformar num mero campeonato de insultos e de pensamentos radicais, em que o vencedor é...o mais troglodita e o mais excitado. Mas, para isso, não é necessário ir à blogosfera à procura de um ‘blog’. Basta por exemplo apanhar uns táxis, passar o dia a andar de um lado para o outro em Lisboa, e escutar com atenção o que os taxistas dizem. Há alguns que são muito refinados nos insultos e pelo menos assim sempre se sai de casa e se vê mais do que um ‘écran’ deslavado de computador
(ler completo aqui)

Domingos Amaral

Não conhecemos os “elevados e notáveis pensamentos” de Daniel de Oliveira e Pacheco Pereira sobre este artigo mas confessamos ter muita curiosidade. Sobre os Blogs, esquecendo a referência aos insultos que são matéria residual, o que vale mais? “Um número muito restrito de jornalistas e comentadores que controlava a opinião pública com o seu politicamente correcto ou uma troca de informações e de acesso às fontes que reforça a Cidadania e que, objectivamente, nos dá mais informação qualificada próxima das correntes de opinião pública maioritárias existentes no país”?

P.S. Os comentários feitos nos Blogs ao último artigo do autor justificam esta sua crítica tão desproporcional e alheada da realidade Bloguistica, acabando mesmo o autor a fazer aquilo que tanto critica nos Blogs?

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

1.Durante muitos anos,a OPINIÃO PUBLICADA( na imprensa diária e as TVS) através de um número muito restrito de jornalistas e comentadores controlava a opinião pública. 2.Hoje em dia,graças à "Blogosfera",o número de Cidadãos que emite Opiniões e participa no debate público é muito maior.Este alargamento do espaço do debate e a troca de informações e de acesso às fontes reforça o campo da Cidadania. 3.A questão é esta:vale mais ver numa TV uma mesa-redonda "políticamente correcta"mas sem qualquer valor acrescentado informativo e em que frequentemente 3/4 dos participantes correspondem a correntes de opinião que são eleitoralmente minoritárias ou visitar um blogue menos "políticamente correcto",mas que objectivamente nos dá mais informação qualificada,com excelentes "links" e bibliografias actualizadas e que afinal está mais próximo das correntes de opinião pública afinal maioritárias no nosso País ? Esta é que é a questão!

quinta-feira, fevereiro 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Um filósofo Alemão , Schopenhauer (1788 – 1860) escreveu um dia : “Existem três passos para o reconhecimento de uma verdade : Em primeiro lugar é ridicularizada ; em segundo é combatida; e finalmente é considerada auto-evidente. Não sei se a blogosfera é «vaporware» , mas já me parece evidente que vai na segunda fase : a da contestação . A seguir a «blogosfera» ou o que seja, será tão evidente que ninguém dará por ela , mas estará lá, não haja dúvidas. Tal como este tipo de comentários fazem parte de uma certa «realidade aumentada» (a da participação interactiva que não existia há dez anos !!!), não tenhamos dúvidas que também os mecanismos da blogosfera irão fazer surgir novas formas de inteligência colectiva, capazes de banir os insultos e mesmo preveni-los antes de acontecerem. Coisa que nunca se conseguiu fazer na imprensa escrita, e no mais da vida em sociedade. È assim, faz parte do jogo do desenvolvimento. Não se pode é deixar de participar e... cada vez mais.

quinta-feira, fevereiro 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Curiosamente, cheguei a este texto através de um link do blog adufe... Não sei que blogs Domingos Amaral visitou, mas garanto-lhe que os há para todos os gostos. Dos polidos e civilizados aos incorrectos, mentirosos e malcriados. Ora, definir o todo pela parte distorce a realidade que se pretende analisar. É mais ou menos como dizer que a Maxmen e a revista Maria, ou o Diário Económico e o jornal "O Crime", são uma e a mesma coisa. Pelo que esta opinião de Domingos Amaral vale pouco. Para mim, muito sinceramente, é uma opinião "troglodita".

quinta-feira, fevereiro 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Acontece com os blogs o mesmo com a imprensa escrita: há bons e maus...é só escolher. Viva a liberdade de expressão...quem não gostar que vá para o Irão!

quinta-feira, fevereiro 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Parece que de facto convém a política do rebanho e os seus instrumentos.
Não queria falar sobre a personagem.
O incómodo é visível.
Enquanto não formos silenciados, coisa que penso, irá acontecer, porque vigiados já somos.

sexta-feira, fevereiro 24, 2006  
Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it depakote and side effects Cape coral dental insurance Matrix leather trench coat lowest tramadol prices shipping Aurora ohio aston martin cars for sale

sexta-feira, março 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! Necklines in womens shirts and blouses Discount maternity clothes online football org picture roster site zach wedding invitations eveces http://www.uspatents0.info/2003_land_rover_range_rover.html http://www.brainswithheadphones.info/Compaqpresario1200harddrive.html prices of wheel chairs in sri lanka Maternity baby doll dress l http://www.texas-holdem-poker-6.info/Bridesmaids-dresses-maternity-uk.html Lake mohawk boating Vioxx oxycontin Nissan 350z convertible colorado springs manatees plus allergies laptops Arts and crafts bookcases hardcore canada

quarta-feira, março 07, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!