sábado, abril 08, 2006

Educar o povo à força.

"É uma sentença inédita. Uma mãe, acusada de ter agredido, há quase seis anos, a professora da filha na sala de aulas da escola primária de Repeses, arredores de Viseu, foi ontem condenada ao pagamento de 1875 euros de multa. Se não o fizer, terá de cumprir 166 dias de prisão subsidiária. O tribunal condenou-a ainda a pagar 1500 euros de indemnização, por danos não patrimoniais, e 89,28 euros, acrescido de juros, referentes a despesas feitas pela queixosa no Hospital de S. Teotónio, em Viseu."

JN

A impunidade é um sentimento que, não sendo combatido, cresce. Há muito que passou a altura fazer percebe a de certa “gente” que o Texas é na América. Nem que seja preciso “fazer desenhos”.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já é alguma coisa de facto mas acho que a condenação pecou por defeito. Deveria ser mais pesada. Deveria por exemplo incluir algum trabalho cívico em favor da escola. E a senhora deveria ser obrigada a algum tipo de tratamento psiquiátrico para controlar a violência que manifestamente possui.

domingo, abril 09, 2006  
Anonymous Anónimo said...

1º Não sou Professora. - 2ºSou mãe de 2 filhas , agora universitárias.- 3ºEnquanto estiveram no ensino básico 2-3, fui Presidente da Direcção da Associação de Pais da sua escola. O que vi e ouvi alguns alunos fazer e dizer a professores, empregados e colegas, merecia multas e muito mais, principalmente aos pais. De vez em quando, deveria haver gravações do que se passa nos recreios e salas de aulas (À semelhança do que fazem com os infractores de trânsito) para que os pais e encarregados de educação tomassem consciência do que se passa e como se comportam os seus filhos. Mais, ficariam também a conhecer os verdadeiros Professores. A Legislação ainda permite a presença dos pais e E.E. na escola.
Agora que o ME tornou a Escola num depósito de alunos com «actividades» idiotas, os pais «com muitos »afazeres» devem estar ainda mais satisfeitos. Aqueles que mandam os filhos para a escola almoçar e destabilizar o ambiente, continuam satisfeitos, porque assim justificam o recebimento o Subsidio de Rendimento Minimo, SASE.
POR FAVOR, alterem SIM o curriculo pedagógico do Ensino- no Básico 1 - dois/três professores das áreas de Português/História, Ciências/Matemática,
Ed.Fisca e Música. A formação dos Professores do Básico 1 tem sido a causa do desastre no ensino nos graus seguintes. Os que vieram de Humanidades, não sabem ensinar Ciências e Matemática, por exemplo. No Básico 2-3, mais horas lectivas de Linguas Estrangeiras, História, Fisico-Quimica, Geografia. A maioria dos nossos alunos acaba o 9ºano nem sabe qual o nome do Presidente da República, nem consegue explanar, oralmente e em Português correcto, o filme que viram no dia anterior.
Haveria muito mais para dizer...
Se conhecerem alguém sentado ao lado da Sra. Ministra ou do Secretário de Estado Walter Lemos. podem enviar-lhe este comentário.

domingo, abril 09, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Sindicatos do MEU PONTO DE VISTA,sao organizacoes que nao servem para nada a nao ser:
1.Fomentar a desordem
2.Aumentar o desemprego
3.Alimentar profissionais desmotivados e garantir-lhe o salario a fazer demagogia.
A sentenca hoje proferida e na minha opiniao justa e poderia ate ser mais pesada,mas:
1.Utiliza-la de imediato como arma de desculpabilizacao futura de erros de professores,com base nesta sentenca e caminhar para o absurdo.
2.Facam um estudo serio da competencia dos professores e certamente vao verificar que esta sentenca pode ser a primeira de muitas.
3.Todos os profissionais de educacao,desmotivados,incompetentes,problemas psicologicos,faltosos,mal educados,mudem de profissao por favor porque esta nao pode contemplar inadaptados,pois AQUI RESIDE O FUTURO EDUCACIONAL DAS FUTURAS GERACOES.
4.No passado a escola tinha o papel de formar para a vida os seus alunos,hoje querem que os pais facam este trabalho sozinhos, para eles poderem viver sem stress e faltarem com as mais incriveis desculpas as suas responsabilidades.
5.Educar significa ser responsavel pelos nossos educandos.Assumam essa responsabilidade porque eu como pai e contribuinte tenho direito a exigi-la.
Formar tecnicos de educacao nao pode ser um mero exercicio de atribuicao de um diploma.Nesta profissao nao ha lugar para mal formados,pois entao como vao formar os outros?
Portugal mete a cabeca na areia e descobrimos hoje que o problema do ensino sao os pais que agridem os professores.COM ESTA SENTENCA O PROBLEMA DO ENSINO EM PORTUGAL TERMINOU O FUTURO SERA COR-DE-ROSA.

domingo, abril 09, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Sr António

ponto 5. como pai tem o direito de exigir a si, pai, a educação dos seus filhos. eu exigo a mim mesmo em relação aos meus, ninguém os vai educar, quero sim que ensinem e os ajudem a compreender o mundo que os rodeia. quanto como contribuinte será que paga o suficiente para exigir que os outros façam o seu trabalho que é educar. educar não é ensinar. o senhor pode educar sem ensinar, como o contrário

domingo, abril 09, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Sr Beto

Em primeiro lugar desconheco o que entende por educar e o que entende por ensinar.Eu em Portugal relativamente a educacao escolar conheco como responsavel, o MINISTERIO DA EDUCACAO.Se como diz a escola so tem o papel de ensinar ,entao, o trabalho no ensino tem sido excelente:
-medias escolares ridiculas
-conhecimentos dos nossos licenciados na cauda da europa
-abandono escolar qual o motivo?
-faltas diarias de professores e o prato do dia
-cultura media dos nossos alunos muito baixa
-motivacao da escola para o estudo nula
-desporto escolar onde esta
-greves a sexta-feira para aproveitar o fim de semana mais que muitas
-ocupacao util dos tempos livres fica para a proxima
-incentivo ao merito do aluno e a cunha
-notas por simpatia e amizade nem falar
-turmas feitas por encomenda e normal
-separacao dos mais capazes dos menos capazes e corrente
-etc.
O fruto do ensino esta a vista na qualidade dos nossos recursos humanos.
Os alunos estao 7 horas diarias nas maos dos professores e 2 ou 3 nas dos pais.Os pais tem que educar mas a escola tem que o fazer tambem,pois se os pais nao o fizerem voces tecnicos de educacao se de facto so estao para ensinar conhecimentos teoricos, mais vale FECHAREM AS ESCOLAS,pois os resultados sao caoticos.

domingo, abril 09, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Sr António

Você anda distraído, homem!
Então deixou passar o concurso de professores e não concorreu?
Ai, como as escolas precisavam de um professor assim! (É que Enc. de Educação como você até transbordam!)
Lá dizia o Shrek: "Chiça, penico!"

domingo, abril 09, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!