sexta-feira, maio 19, 2006

Desemprego.

"A ansiedade por demonstrar que o desemprego está a descer tem contribuído para desacreditar as estatísticas e a recolha de dados, como em finais dos anos 80 aconteceu com a inflação. Há um excesso de nervosismo por parte do Governo na demonstração de uma retoma que, embora seja visível em alguns indicadores, é e vai continuar a ser sentida por muito poucos durante algum tempo.

Corremos neste momento o risco de discutir metodologias de medição do desemprego e atitudes em relação aos números, em vez de olhar para o que de facto se está a passar na economia. Nada que não seja um cansativo hábito em Portugal: muita discussão sobre a forma, pouca atenção ao conteúdo.

Em Abril, a maior parte da queda de 2% no número de desempregados deve-se a reduções no grupo de pessoas que tem seis anos ou menos de escolaridade. Ao mesmo tempo, regista-se uma subida da ordem dos 17% nos licenciados.

Não se consegue saber porque se reduziu tanto o desemprego entre os menos qualificados. Não sabemos se deixaram de aparecer nestes registos porque afinal estavam a trabalhar ou se arranjaram um novo emprego.

Seja qual for a razão, o facto de o desemprego estar a cair entre quem tem menos qualificações e a aumentar nos mais qualificados revela que a economia portuguesa não está a subir na escala da produção. O que não é nada animador. O regresso da prosperidade nunca se poderá fazer por esse caminho.
"


DN

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É o choque tecnológico da mentira!

sexta-feira, maio 19, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Coloquem tudo a zero e iniciem o processo e não haverá mais de 200.000 desempregados, muitos dos quais estrangeiros. Agora os Ministros, parecem tolinhos. Nem no Ruanda ou no Burundi...

sexta-feira, maio 19, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Os números são facilmente falseados! Eu próprio estive inscrito no IEFP e aquando duma formação de 3 meses pelo IEFP fui "desinscrito", mesmo continuando desempregado!E se alguém conhece casos de alguém a trabalhar e a receber o subsídio de desemprego é denunciar a situação.

sexta-feira, maio 19, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Não acredito que o desemprego tenha dimuído porque, por conhecimento de causa, acontece que, quando o governo quer dar essa ilusão o sistema é actualizado retirando pessoas. Estas deixaram de ir aos centros de emprego apresentar-se como desempregadas por já não receberem subsídio e as deslocações como são cada vez mais caras resolvem não ir porque só lá vão perder tempo e o dinheiro que não têm.

sexta-feira, maio 19, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Temos um "governo" tão mentiroso que não hesita sequer em lançar "notícias" destas que qualquer pessoa, minimamente atenta, sabe que não corresponde à verdade. Ainda por cima, tratam toda a gente como "papalvos". Eu não admito...

sexta-feira, maio 19, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Que vergonha,ainda têm lata de nos vir pregar esta mentira,aliás mais uma pois não sabem fazer outra coisa.Tudo isto é mentira,e atenção que os centros de emprego são do pior que há pois riscam as pessoas do compotador sem lhes dar cavaco e se forem reclamar ainda houvem o que não querem.Portugal é um país de corruptos onde só funciona,a cunha e o compadrio cambada de otários que nós somos.

sexta-feira, maio 19, 2006  
Anonymous Anónimo said...

quem le isto assim pensa que o país ta melhor! desceu?? so se foi os inscritos porque desempregados cada vez ha mais! conheco muitas pessoas ja tiveram inscritas e deixaram de responder as chamadas do centro de emprego e dai foram riscadas das listas. eram chamadas so para confirmar se estavam de facto no desemprego. nao atirem areia para os olhos ha mais de 500 mil desempregados..muito mais.

sexta-feira, maio 19, 2006  
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... web search engine optimization Toyota kanban Lingerie modules Xxl huge boobs skates sticks ice hockey equipment sex personal website Decks patios driveways denton maryland 401k loans home security Effexor xr prescription drug Buffalo host plan site web cum face order ambien perfumes Facts about black and white tvs incorporating a business in utah Mitsubishi caterpillar forklift

terça-feira, abril 24, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!