segunda-feira, maio 22, 2006

Envelope 9

"O PS admitiu ontem que o inquérito da Procuradoria-Geral da República ao chamado caso do "envelope 9" - nome dado a um ficheiro com a facturação telefónica de altas figuras de Estado, que foi anexado ao processo Casa Pia -está a demorar tempo de mais. "Não está a ser célere, temos de o admitir", disse ontem Vitalino Canas. "

DN

É natural que esteja mais demorado por causa dos recursos interpostos pelo 24 Horas. Ao contrário do que afirmam, com a lata de quem anda a enganar o terceiro mundo, esses jornalistas não estão interessados em que se saiba a verdade sobre o caso (ler aqui). Só lhes interessa divulgar a verdade deles. Felizmente o país está doutrinado e não se apercebe da comédia.

Não deixa de ser curiosa a antecipação que alguns comentadores de renome fizeram esta semana sobre o assunto. Até parece que têm uma bolinha de cristal …

"Ana Drago, deputada do Bloco de Esquerda, lembra que o 24 Horas revelou dados que "já não estavam em segredo de justiça". E estranha que "não haja uma responsabilização dos magistrados do Ministério Público e que, na prática, a culpa só vá sobrar para os jornalistas". A deputada bloquista diz que as matérias têm de ser analisadas com cuidado e lança o alerta: "Espero que isto não seja um aviso à navegação, 'cuidado com o que andam a investigar'...".

Quando se trata de investigações, o Bloco entra em histeria. Drago sabe bem que a informação não respeitante ao Pedroso estava protegida. Os jornalistas tiveram de contratar informáticos para a ler. Logo não é assim tão simples como a menina defende. Claro que o argumento serve para tentar demitir o PGR. Nem que seja na véspera do fim do seu mandato.

Custa tanto a ver à populaça que os políticos querem dominar a máquina judicial para não serem investigados?

"O director do jornal "24Horas", Pedro Tadeu, acusou este sábado o Procurador-Geral da República (PGR), José Souto de Moura, de ter escolhido os jornalistas como "bode expiatório" para o caso do "Envelope 9" porque são "incómodos"."

Os jornalistas não são incómodos. Simplesmente não podem estar acima da lei.

"O PGR terá decidido dar este esclarecimento nesta oportunidade para travar a cruzada que se adivinhava nas várias intervenções feitas nos últimos dias a exigir um desfecho do inquérito. A sua entrevista é, portanto, um acto político e não um acto processual. Assim, antecipou a acusação, comunicando-a ao país não através dos seus ambíguos comunicados, não através de uma conferência de imprensa, mas em respostas reflectidas e ponderadas a um jornal. Antecipou a acusação de um inquérito em que os arguidos, ou seja, os jornalistas do 24 Horas, não foram ainda ouvidos."

DN

Os jornalistas ainda não foram ouvidos? Olhe que já foram (ler aqui). bem como dezenas de outras pessoas (ler aqui). Parece que o nosso jornalismo, depois de perder a ética, deixou de ser sério. É pena. Continuem, porque ainda existe meia dúzia de ignorantes que ainda acreditam no que se escreve.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se a PT referiu que o ficheiro "tinha a informação de Paulo Pedroso visível e a referente aos outros clientes estava protegida por um “filtro informático”...

segunda-feira, maio 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Esta é mais uma prova que esta gente vive sempre acima da lei.

segunda-feira, maio 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Para mim trata-se de mais um truque por parte dos mesmos de sempre que tudo fazem para descredibilizar o MP e minar ainda mais o processo Casa Pia. Só tenho pena que o PR se tenha precipitado e alinhado neste indigno e indecente “baile”.

segunda-feira, maio 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Onde mente o 24 horas? Diz o 24 horas que as chamadas figuras de estado estiveram sob investigação, O QUE É FALSO. Nem o Min. Púb. solicitou tais registos, nem o tribunal os autorizou. A PT violou sim o dever de guardar informação relativa à reserva da vida privada ao não garantir que a mesma permanecesse sigilosa. Se o ficheio estava protegido, praticou crime que a ele acedeu. Simples.

segunda-feira, maio 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

o procurador é um alvo a abater. Não é de agora, é desde o dia em que os meandros mais obscuros do assunto pedofilia/casa pia começaram a vir a público. A fantochada continuará até à sua demissão e consequente nomeação de um substituto submisso.

segunda-feira, maio 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

1º-O nome do jornalista que escreveu a noticia2º-Quem teve até agora acesso a essas provas.A defesa não teve acesso a elas?3º-A quem interessa a divulgação desses factos?4º-Se a lista estava protegida a acusação ao ter conhecimento do que pediu, obviamente que não ia á procura de mais nada,não podendo saber que alguma coisa mais havia5º-Porque é que alguns comentadores parecem tão ingénuos

segunda-feira, maio 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Tudo isto é muito estranho. Sem excluir qualquer inabilidade ( incompetência ?) no manuseamento dos registos telefónicos; não será que tudo se insere em alguma estratégia para descredibilizar e anular as investigações do " processo Casa Pia " ? Talvez valha a pena saber quais as consequências da demissão do Procurador nas investigações em curso.

segunda-feira, maio 22, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!