Petróleo.
"O preço do petróleo caiu hoje novamente nos mercados internacionais, atingindo um mínimo de seis semanas em Nova Iorque. Na Mercantile Exchange de Nova Iorque, o preço do barril de crude para entrega em Junho terminou a cotação em 68,45 dólares, uma descida de 1,4%.Esta semana, os preços do "light sweet crude" desceram 5%, mas ainda assim estão 46% acima do registado em igual período do ano passado"
11 Comments:
Sinto-me decepcionado com a politica assumida pelas petrelíferas portuguesas com o aval do Governo. Como é que com a descida de 75 dolares para 68 dolares ainda não foram capazes de baixar o preço dos combustiveis em portugal. Lembro a todos que quando o preço do brent atingiu os 75 dolares as petroliferas não se inibiram de logo aumentar os preços, mesmo antecipando os efeitos nos seus stocks
É claro que não foi por acaso que o Ministro das Finanças declarou que o ISP não iria ser aumentado por enquanto para não afectar a recuperação económica. Provavelmente, terá acordado com as petrolíferas nacionais para manterem os preços, ainda mais que o décite público continua a aumentar. Pobres portugueses!
Serem Ps ou PSD os governos das amplas liberdades aos privados dá neste roubo (legalizado nos termos da lei da concorrência!!!). Onde para a dita Autoridade que tem por obrigação fiscalizar as actuações em cartel? Esta virada para as OPAS não tem tempo para esta coisas miudas em que o portuga é sempre tramado.
Enquanto os portugueses não se revoltarem (como fizeram os franceses), vamos continuar a ser roubados pelos governos, bancos, petroliferas, etc. No fundo temos aquilo que merecemos.
Acho vergonhoso a politica das petroliferas no nosso pais, concordo inteiramente consigo caro JP! Quando foi para aumentar foram as primeiras agr para baixar são as ultimas ! Tem que se arranjar uma forma de concorrencia para estes produtos
Até agora, ainda não compreendi, porque a Autoridade da Concorrência ainda não actuou. Pois os preços do petróleo não param de descer. Explico-me: Quando o barril sobe, as gasolineiras, no mesmo dia ou no dia a seguir, sobem imediatamente o preço dos combustíveis, quando o preço do barril desce, a população não vê sinais disso nas gasolineiras. Será que somos só alguns a vermos isto? O que se passa ou, o que se estará a passar? Será que só Autoridade da Concorência é que não vê...
Então como é?Para aumentar tanto serve o aumento do crude como a valorização do dólar,mas para baixar algum cêntimo tem que haver uma baixa genaralizada do crude e uma valorização anormal do euro.Somos um país de parvos e as empresas petrolíferas mais a alta autoridade uns espertos num país de burros.É assim que se enchem os cofres da GALP e do ESTADO sem que jornalistas ligados à enonomia se manifestem nos seus comentários à situação dos preços dos combustíveis.Quanto maior é o preço do crude nos mercados especuladores maior é a hipótese de financiamento dos grupos terroristas internacionais através de países que os apoiam.É assim que as multinacionais (americanas e outras)podem apresentar os lucros que apregoam.Nós portugas calamo-nos que nem ratos e assistimos a tudo resignados com a nossa pobre situação.
Claro, O ISP não ia ser aumentado? Pois já sabiam que a tendência é para baixar os produtos petrolíficos e então diz-se não vamos aumentar o imposto !!! O mesmo se está a passar o improvável corte do 14º mês aos pensionistas pois e por todos sabido que isso iria provocar uma revolução nacional. Então não seria mais justo e fácil cortar o 13º e 14º mês aos pensionistas que têm pensões acima de 4.000 euros mensais ? Os governantes não devem utilizar habilidades saloias mas sim falar sempre verdade. Já é altura de começarmos a ter confiança nos nossos governantes !!!!
O mundo em que vivemos!.. De facto como se pode compreender que apesar do crude ter estado nos últimos 2 anostendêncialmente sempre em alta e segundo notícias vindas a público as petroliferas a engordar fortemente elas imponham aos seus concessionários ou seja aos retalhistas margens sempre em queda porque lhe continuam a ceder entre os 3 e os 4 cêntimos de desconto por cada litro que vendem, descontos que têm por base contratos assinadas muito antes dos actuais enquadramentos em que este mercado está a operar.Tal é de tal modo estranho que surgem novos revendedores, com especial realce para as grandes superfícies, a fazer descontos que por vezes chegam aos 12 cêntimos.´Será que vendem abaixo do custo? Mas tal é ilegal de acordo com as leis que regulam a concorrência. Efectivamente tudo isto é muito estranho, como estranho é o facto de agora em ambiente de descida do preço do crude não descerem os combustíveis. Têm razão aqueles que começam a pensar que os grandes estão a abusar da sua força e que se está a criar um ambiente em que lamentávelmente tudo pode vir a acontecer.Para quando o bom senso!...
Pois, pois se descer ai aumenta o imposto ficamos na mesma.
Se não é a galp a gamar é o governo. Quem manda numa e noutra são políticos incompetentes e pouco honestos.
That's a great story. Waiting for more. » »
Enviar um comentário
<< Home