sexta-feira, junho 09, 2006

A VENDA DOS F-16

A venda dos F-16 e a falta de meios aéreos


Até os colegas espanhóis nos fóruns expecializados estão a ficar espantados coma ligeireza com que se desmantela o pouco que Portugal ainda tem.

Podem alguns vir agora explicar científicamente que alguns desses F-16 nunca sairam dos caixotes, que o programa de modernização é mais lento que se decorresse num qualquer país africano, etc.

Mas o facto é que Portugal os tinha, e em caso de necessidade o programa aceleraria. O Governo para dar uma imagem de populismo demagógico preferiu anunciar a venda desses 12 aparelhos depois de modernizados, até 2011.

Tratam-se estes F-16 de um segundo conjunto de caças comprados em segunda mão aos Estados Unidos, para constituirem uma segunda esquadra de 20 caças a juntar à primeira adquirida no início dos anos 90.

Os aviões deste segundo lote vieram desmantelados e encaixotados e estão agora a ser sujeitos a montagem, com instalação de equipamentos que lhes confiram capacidades notáveis de ataque e intercepção, ao nível das melhores aviações da NATO.

O que acontece é que o que hoje é uma verdade anunciada, amanhã já pode ser outra coisa.

Até 2001, o Governo será outro, o programa MLU arrastar-se-á no tempo, a LPM deverá ser revista dentro de 3 ou 4 anos.

Pode-se sempre argumentar que Portugal neccessita de meios aéreos para apagar fogos e não para os atear.

É fácil e popular:

Vendem-se os F-16, e venham os meios de combate a fogos!

Como Portugal é governado por mentes brilhantes, recebeu ontem, 6 de Junho de 2006, a ajuda de 2 Canadair espanhóis para ajudarem a dominar um incêndio que lavra desde domingo no norte.

Porque para o Governo a nova filosofia é a de que os meios aéreos só serão utilizados na fase inicial.

Como a fase inicial foi no início do dia 4, e ontem já se ia no dia 6, foi necessário mais uma vez recorrer a Espanha para nos ajudar, porque Nª Senhora, evocada por Portas aquando do Prestige não dá para todas as encomendas.

E se a Espanha nos cedeu esses 2 aparelhos é porque simplesmente os tem. Mas em Portugal, com a nossa milenar sapiência, infinitamente superior à dos outros povos, achamos que nem precisamos de helis para combate, nem de nada.

E se eventualmente precisarmos, para calar a boca dos papalvos, prometem-se meios próprios, mas arrastam-se concursos etc.

Os prometidos helicópteros NH-90 parece que já só serão 9, e só para entregas a partir de 2011.

Entretanto o país arde, e outros helis que temos, já pagos, (os Puma's) serão alegremente e levianamente vendidos a quem der uns tostões por eles.

Portugal recebe ajuda do exterior, e vende o que já tem.

O povão gosta disso, entretido em acenar aos seleccionados de Scolari.

O ministro, demagógico e populista anunciou que essa venda de 12 F-16 resulta de Portugal não necessitar deles.

O povo gosta disso.

Porque assim jornalistas e comentadores já estão há mais de uma semana a gritar que o governo de Guterres comprou aviões que afinal não eram necessários.

Esqueceu o Ministro da Defesa, na sua infinita irresponsabilidade, de explicar (e devia) que se eles foram comprados, era porque os cenários geo-estratégicos na altura eram outros, que se o programa MLU para as 2 esquadras não avançou a bom ritmo, foi por pura incompetência e empenho do Estado em querer uma FA's dignas.

Foi fácil, popular e demagógico. Se o povo quer helis para combate a fogos em vez de F-16 ou de submarinos faça-se-lhe a vontade.

Vendam-se os F-16, porque os helis que já temos e dispensariam concurso também os venderemos, nada se compra, e se for necessário a Espanha, França, Alemanha e até Marrocos dão uma ajuda.

Entretanto a mesma FAP que não tem meios para operar os Puma's, parece ter encontrado uma vocação especial:

O de transporte de ministros e outros VIP's para assistir a jogos de futebol, em Portugal e no estrangeiro.

Assim vai Portugal.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A palhaçada que foi apresentação dos meios de combate a incêndios!
O anuncio da compra de meios aéreos.
Tudo foi a uns dias, tudo está esquecido. Tudo isto é de uma desonestidade gritante.
Que país este que os governantes não são confrontados com as mentiras. Que país este em que os eles não são responsabilizados. Eles estão sacando o que é nosso. Porra!...

Bom fim-de-semana.

sexta-feira, junho 09, 2006  
Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. solar ovens history Canada new zealand singapore cheap webhost singapore gmc auto parts online Integra street scene body kits eurolec gas ovens perth western australia Mature policemen spam blocker Small library barcode scanner book check out ratings chrome ovens Side side refrigerator San bernardino university

sábado, março 03, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!