sexta-feira, julho 21, 2006

Ainda os fogos.

1/ "Os elementos apurados até ao final da 1ª quinzena de Julho, apontam claramente, para um número de ocorrências inferior ao valor médio apurado para 2001-2005, e assinalavelmente menor daquele ocorrido em 2005. Relativamente às áreas ardidas verificou-se um decréscimo mais acentuado, registando-se uma considerável diminuição do seu valor relativamente aos valores médios contabilizados no último quinquénio, e mais significativo se comparado com os apurados em 2005.

Na abordagem da temática dos incêndios florestais torna-se importante destacar as condições meteorológicas associadas aos incêndios florestais e sua avaliação, para condições meteorológicas equivalentes, de modo a realizar-se uma comparação inter-anual das tendências associadas ao número de ocorrências e às áreas ardidas.

Neste sentido e em colaboração com o Instituto de Meteorologia, a partir de informação de 18 estações meteorológicas e utilizando o Sistema Canadiano de produção de índices meteorológicos associados aos incêndios florestais (CFFDRS), vão sendo calculadas para o continente, médias de um índice meteorológico diário (DSR) e de um índice meteorológico sazonal (SSR) acumulado para o período de 15 de Maio a 15 de Outubro. Produzem-se assim, para este período, gráficos comparativos da evolução deste índice meteorológico sazonal (SSR) acumulado desde 15 de Maio para os anos de 2000 a 2006, e da evolução do número total de ocorrências e da área total ardida em função daquele índice.

Da análise dos gráficos referidos, é possível constatar no período compreendido entre 15 de Maio e a primeira semana do mês de Junho de 2006, um acréscimo significativo do índice de severidade diário (DSR) relativamente aos anos anteriores, coincidindo com um acréscimo do número de ocorrências. A partir do dia 12/13 de Junho e motivado pela ocorrência de precipitação, constatou-se uma estabilização do DSR, situação que se manteve até ao dia 22 de Junho. A partir desta data e em resultado do aumento das temperaturas entretanto verificado constatou-se um acréscimo deste índice, mais acentuado na 2º semana de Julho, coincidindo com um acréscimo de ocorrências entretanto registado. Os valores de DSR actualmente registados encontram-se abaixo dos registados no período 2003 – 2005, mas acima dos verificados no período 2000 – 2002.(...)
"

Veja a informação mais detalhada aqui.

2/ "Tem havido coordenação entre os diferentes elementos e boa capacidade de resposta à primeira intervenção, o que vai de encontro à nova directiva que acentua a importância de cair nos incêndios logo nos primeiros momentos (mais aqui)."

António Costa no seu balanço positivo ao funcionamento do dispositivo de combate aos incêndios.

Infelizemente essa (falta de) coordenação não salvou seis bombeiros da morte no incêndio em Famalicão da Serra. Evidentemente que também o número de ocorrências inferior ao valor médio apurado para 2001-2005 resulta da "boa capacidade de resposta à primeira intervenção" e não ao facto do índice de severidade diário (DSR) estar abaixo dos registados no período 2003 – 2005. Explicação: antes de começar a arder, já lá estão os bombeiros (videntes) com a mangueira. Está de parabéns o ministro.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É facil de explicar a menor duração dos incendios florestais,o combustivel existente é de pequena dimensão,pois as arvores de grande porte já lá vão,em 2003 e 2005.O grave problema des país,em f.f. é a impreparação de quem combate e de quem coordena.Há que encarar este assunto com frontalidade ou então vai tudo arder.

sexta-feira, julho 21, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Isto vai ser uma arma de arremesso político contra a oposição nas próximas campanhas eleitorais. Nada de desculpas com as chuvas,granizos e tudo já estar ardido. A "falta" de incêndios deve-se à competência desse ministro que tem por nome, António Costa! A partir daqui tudo o que for dito são especulações e más vontades.

sexta-feira, julho 21, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Estava tão bem a fazer de bobo lá pelo parlamento europeu.

sexta-feira, julho 21, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

sábado, agosto 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! African american skin care forums Chat ionamin room http://www.automaticgatesuk.info/automatic_vertical_security_gates.html idaho bovill tattoo removal buspirone image Bmw fiberglass body kit Laser tattoo removal hamilton Bleach kit for whitening teeth Small tits &apos Ribbed sweaters men

terça-feira, março 06, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!