Chumbada.
"A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, foi «chumbada» por todos os partidos da oposição no que toca a polémica dos exames no ensino secundário. Recusando-se sempre a falar em erros, a dirigente socialista afirmou que «genericamente os exames correram bem do ponto de vista da organização». "
PD
Num país a sério Maria de Lurdes Rodrigues há muito que tinha deixado de ser ministra. Se dúvida houvesse, a sua actuação no parlamento dissipou qualquer dúvida. Sem conseguir ler as cábulas que nervosamente segurava, a sua voz embargada fugia às perguntas da oposição desculpando-se que não a deixavam falar.
Mais. Depois de António Vitorino ter afirmado, à RTP, que a ministra tinha de dar explicações sobre esta matéria, a porta de saída ficou aberta. Vale-lhe a habitual teimosia de Sócrates.
20 Comments:
A "nossa amiga" sinistra nem sequer sabe ler...
Quem viu hoje o debate na Assembleia da República sabe do que estou a falar...
No final disfarçou e disse que não a deixavam falar,foi a risota total no parlamento.
Demais...
Quando o chefe na sombra do Sócrates (António Vitorino) diz que a ministra tem de dar explicações e muito bem dadas está a abrir-lhe a porta da saída. O partido socialista já não apoia esta ministra que vai-se aguentando trapalhada atrás de trapalhada só por causa da teimosia do Robinóquio.
Por detrás de algumas reformas que eram necessárias esconde-se uma pessoa de tracto muito difícil que está de momento a mostrar muito pouca classe.
Estando este país em estado democrático desde 1974, não percebo e acho que ninguém pode perceber a existência de dois pesos e duas medidas para a mesma questão: A avaliação é nacional e única tendo duas fases, a 1ª e 2ª chamadas; Se existem exames com erros graves nos enunciados que levam os alunos que "a priori" já estão tensos com a pressão dos exames e do que significa chumbar, a responder erradamente e esses exames não são repetidos, nem sequer são considerados nulos para efeitos de media de acesso ao ensino superior, como é que uma pessoa representante de um governo eleito pelo povo e para o povo, decide que umas disciplinas são mais ou menos importantes?? Uma coisa é a repetição de exames que estão mal estruturados e com perguntas mal formuladas, outra coisa é achar que a Fisica e a Quimica são disciplinas que como são anuais devem ser repetidos, etc, etc... a chilriada de disparates que a senhora ministra tem dito. Até agora eu acho que a senhora ministra até tem feito alguma coisita boa, mas com isso... francamente!!
Neste governo ninguém erra !!
Se alguém descobre o véu do tal pseudo-mega-super acordo com MIT temos um PM possesso que tudo desmente ... mas hoje o MIT passou a tabu, é o silêncio total!
A IBM que ia criar 1000 postos de trabalho, que grande anúncio, afinal resumem-se a pouco mais de 40 e agora ficam calados que nem ratos!!
Os investimentos, como refinarias, anunciados pomposamente como estruturantes para economia revelam-se o mais caricato fracasso ... o PM nem se ouviu !!
Se uma instituição demonstra que afinal os medicamentos estão mais caros lá aparece um ministro a meter os pés pelas mãos a tentar desmentir os factos para abafar o fracasso da medida!!
Se alguém demonstra que o nr de funcionários publicos aumentou, devaneio já carateristico pelos lados do largo do rato com Guterres, logo aparece um qualquer membro do governo dizendo que não é bem assim mas nem sequer tem os números supostamente correctos que desmentiriam os factos!!
Agora repetem-se alguns exames sem se saber bem o porquê já que nada falhou segundo esta senhora ministra ... teremos um PM mais uma vez pateticamente silencioso ou virá afirmar que tem orgulho nesta coisa a que chamam ministra ?!
E os outros é que faziam trapalhadas!!
A equidade, é uma das funções mais nobres da política, diz a Senhora Ministra da Educação.
Maria de Lurdes Rodrigues, é acusada de incompetência, autismo, arrogância e displicência por toda a oposição. As desculpas foram muito vagas, parece que temos outra personalidade muito parecida,com uma que todos nós conhecemos e que ficou célebre pelas suas lindas palavras "nunca me engano, nunca tenho dúvidas".
A ministra começou o seu discurso garantindo que até ao momento, os exames correram bem, do ponto de vista da organização e alegando que na primeira fase, a média de resultados dos exames foi positiva: 34 provas tiveram média positiva e 24 média negativa. Queriam ainda melhores médias ?Melhor acha-se que era impossível!!!
Se efectivamente não houve erros, conforme a Senhora Ministra continua dizer,por teimosia, o que levou haver um despacho a mandar repetir as provas ? Foi para os alunos não irem de férias,estragando as mesmas,aos seus familiares ?
É de lamentar o silêncio arrepiante do Senhor Primeiro Ministro, muito eficiente a fazer anúncios,mas muito hábil quando toca assumir as suas responsabilidades.
Quem há primeira vista analisa isto, dá a impressão que foi uma medida igual a outras tomadas anteriormente, pois foi uma medida bastante acertada e não têm que dar satisfações a ninguém,pronto ... eles é que sabem !!!!
Esta situação relativa à repetição dos exames de Química e Física é reveladora do desnorte e incompetência reinantes no Ministério da Educação.A senhora ministra e o seu secretário de estado,aquele que foi vereador do PP numa Câmara Municipal e perdeu o mandato por faltas, desencadearam uma descabelada campanha contra os professores esquecendo a sua imporância decisiva no processo educativo.Foram na altura aplaudidos por uns tantos.Com a inacreditável trapalhada dos exames mostraram a sua verdadeira face.Foram postos em causa valores fundamentais como a igualdade de oportunidades.Pela primeira vez aconteceu que alguns milhares de alunos beneficiaram de uma situação de previlégio usufruindo dessa situação numa altura decisiva das suas vidas como é a entrada na Universidade.Depois da mais feroz campanha de desprestígio dos professores de que há memória,surgem estas confusões que mais não fazem que agravar a cada vez mais caótica situação do ensino em Portugal.O Sr.Primeiro Ministro não pode fechar os olhos como se nada estivesse a suceder,sob pena das consequências de tudo isto para o futuro do País serem desastrosas.Chega de incompetência, prepotência e autoritarismo a fazer lembrar outros tempos.O diálogo e alguma sensibilidade são fundamentais para desanuviar a cinzenta situação da educação em Portugal.
Foi lindo.... ver a ministra a "meter os pés pelas mãos" na Assembleia da República.
É pena a comunicação social só se preocupar com as medidas que ela toma relativamente aos alunos. As que a minsitra pretende tomar relativamente ao professores são muito mais graves mas nínguem se preocupa em saber quais são.Referindo apenas a participação dos Encarregados de Educação no processo ensino-aprendizagem, com a qual os professores concordam. Irónico não é?
Neste país Governo e Encarregados de Educação só se preocupam com a transição dos alunos e não se adquiriram conhecimentos.
Estamos a "formar" uma sociedade altamente escolarizada (todos têm o 12º ano), mas que na realidade nada sabem....
QUE TRISTE PAÍS O NOSSO...
É este o estado da educação que temos e depois admiram-se que o nosso nível tecnico seja medíocre. Querem o que? Estamos destinados a ser a cauda da Europa dos 25 e com estes politicos de merda não há volta a dar, sejam deles da chamada direita ou da chamada esquerda. Há 2 anos foi o computador, este ano foram os correctores, enfim ..., estamos destinado a idolatrar o Scolari, ao menos ele tenta levar-nos prá frente !
P.S. Sr.ªMinistra demita-se!
Quem a conhece diz que a MILU é teimosa que nem um b.... e torta que nem um arrocho e, pelos vistos ,é verdade. Isto agora vai ser uma guerrinha de competências entre a sociedade de química, a assiciação da matemática e as equipas do GAVE. No meio disto tudo fica o quê??? E são estes os "responsáveis" da nossa praça...Que país este, em que nem a nata dos intelectuais é capaz de asumir um erro...
Depois de os sindicatos dizerem que os professores do superior náo estão preparados para o projecto Bolonha vem agora a ministra desmentir a Sociedade Portuguesa de Química e Associação Portuguesa de Professores de Matemática que tinham denunciado, na semana passada, a existência de «incorrecções nos enunciados, alguma confusão na formulação das perguntas (...) e desajustamento entre o tempo estipulado para a realização da prova e o efectivamente necessário». (SIC)
Estou aguardando a reacção das duas entidades, vai ser lindo...espero que não fiquem caladaos perante esta afronta...
Digamos que já é bastante óbvio que aqui a única incopetente é a ministra. Ela que afirmava que os professores eram uns imcompetentes, acabou ela mesma por cair no mesmo "Erro"! A verdade é que os exames este ano foram uma verdadeira vergonha no que diz respeito às provas e à organização! Sou aluna do 12º ano e realizei este ano exames, incluindo o de Física. Durante todo o ano lectivo escaciaram informações sobre o conteúdo dos exames, não só pela não existência de provas modelo, mas também sobre a nossa situação no caso de chumbarmos o ano! Se a ministra vem dizer à SIC que para o ano as disciplinas de Geologia, Física, Biologia e Química não estarão submetidas a um regime de exame nacional, como é que ficamos nós no meio disto tudo??
A verdade é que desde há muito tempo que os alunos têm apenas o estatuto de cobaias para os senhores do ministério! Porquê decidir repetir só as provas de Química e Física? Porque o programa é diferente do ano anterior? POR FAVOR!! O mesmo aconteceu em Geologia, e eu não ouvi a senhora ministra dizer: "Ei, vamos repetir o exame de Geologia!"
E mais: Eu estou para ver como vai ser para o ano! Os alunos que vão ficar retidos no secundário... Para aonde é que eles vão? Sim, porque segundo me consta o sistema de avaliação entre os alunos que transitam para o 12º ano e os que não conseguiram acesso à universidade por não obterem positiva é diferente!!
Por isso meus amigos deixem-me vos dizer que isto não é uma simples trapalhada...ISTO É UMA GRANDE TRAPALHADA!!!
Se alguém descobre o véu do tal pseudo-mega-super acordo com MIT temos um PM possesso que tudo desmente ... mas hoje o MIT passou a tabu, é o silêncio total!
A IBM que ia criar 1000 postos de trabalho, que grande anúncio, afinal resumem-se a pouco mais de 40 e agora ficam calados que nem ratos!!
Os investimentos, como refinarias, anunciados pomposamente como estruturantes para economia revelam-se o mais caricato fracasso ... o PM nem se ouviu !!
Se uma instituição demonstra que afinal os medicamentos estão mais caros lá aparece um ministro a meter os pés pelas mãos a tentar desmentir os factos para abafar o fracasso da medida!!
Se alguém demonstra que o nr de funcionários publicos aumentou, devaneio já carateristico pelos lados do largo do rato com Guterres, logo aparece um qualquer membro do governo dizendo que não é bem assim mas nem sequer tem os números supostamente correctos que desmentiriam os factos!!
Agora repetem-se alguns exames sem se saber bem o porquê já que nada falhou segundo esta senhora ministra ... teremos um PM mais uma vez pateticamente silencioso ou virá afirmar que tem orgulho nesta coisa a que chamam ministra ?!
E os outros é que faziam trapalhadas!!
Digamos que já é bastante óbvio que aqui a única incopetente é a ministra. Ela que afirmava que os professores eram uns imcompetentes, acabou ela mesma por cair no mesmo "Erro"! A verdade é que os exames este ano foram uma verdadeira vergonha no que diz respeito às provas e à organização! Sou aluna do 12º ano e realizei este ano exames, incluindo o de Física. Durante todo o ano lectivo escaciaram informações sobre o conteúdo dos exames, não só pela não existência de provas modelo, mas também sobre a nossa situação no caso de chumbarmos o ano! Se a ministra vem dizer à SIC que para o ano as disciplinas de Geologia, Física, Biologia e Química não estarão submetidas a um regime de exame nacional, como é que ficamos nós no meio disto tudo??
A verdade é que desde há muito tempo que os alunos têm apenas o estatuto de cobaias para os senhores do ministério! Porquê decidir repetir só as provas de Química e Física? Porque o programa é diferente do ano anterior? POR FAVOR!! O mesmo aconteceu em Geologia, e eu não ouvi a senhora ministra dizer: "Ei, vamos repetir o exame de Geologia!"
E mais: Eu estou para ver como vai ser para o ano! Os alunos que vão ficar retidos no secundário... Para aonde é que eles vão? Sim, porque segundo me consta o sistema de avaliação entre os alunos que transitam para o 12º ano e os que não conseguiram acesso à universidade por não obterem positiva é diferente!!
Por isso meus amigos deixem-me vos dizer que isto não é uma simples trapalhada...ISTO É UMA GRANDE TRAPALHADA!!!
Está reprovada sobretudo na comunicação. O problema está em a Srª ministra fazer passar a mensagem ou mensagens. Mas a verdade é que o que aconteceu, e provavelmente ainda irá acontecer, foi grande parte devido às mudanças sucessivas dos governos nos últimos anos, não só no sector da Educação como nos restantes sectores. Temos de ser mais pragmáticos a analisar estes contextos, sem oposições politiqueiras que, está provado, só têm levado o país à ruína. Realmente foram reformas sobrepostas e mal executadas(devido ao "entra e sai" dos últimos governos) e mal avaliadas, o que não invalida que se passe a vida a justificar erros, com erros anteriores. O problema da Química ia acontecer, sem qualquer orientação pedagógica para a escolas, nem os professores sabiam o modelo de aplicação dos conhecimentos a avaliar, muito menos os alunos, que serviram de verdadeiras cobaias na 1º fase dos exames nacionais. Mas a procissão ainda não saíu do adro, pois só quando saírem os resultados da 2ª fase é que poderá estoirar verdadeiramente a BOMBA! Não é numa semana que um aluno treina a aplicação de conhecimentos nesta nova modalidade. Para além do mais, os tempos lectivos mal deram para o cumprimento do programa, quanto mais para desenvolver essas capacidades. De qualquer modo desejo muito boa sorte aos alunos em causa e não percam a esperança!
Esta situação relativa à repetição dos exames de Química e Física é reveladora do desnorte e incompetência reinantes no Ministério da Educação.A senhora ministra e o seu secretário de estado,aquele que foi vereador do PP numa Câmara Municipal e perdeu o mandato por faltas, desencadearam uma descabelada campanha contra os professores esquecendo a sua imporância decisiva no processo educativo.Foram na altura aplaudidos por uns tantos.Com a inacreditável trapalhada dos exames mostraram a sua verdadeira face.Foram postos em causa valores fundamentais como a igualdade de oportunidades.Pela primeira vez aconteceu que alguns milhares de alunos beneficiaram de uma situação de previlégio relativamente a outros tantos, usufruindo dessa situação numa altura decisiva das vidas dos estudanres, como é a entrada na Universidade.Depois da mais feroz campanha de desprestígio dos professores de que há memória,surgem estas confusões que mais não fazem que agravar a cada vez mais caótica situação do ensino em Portugal.O Sr.Primeiro Ministro não pode fechar os olhos como se nada estivesse a suceder,sob pena das consequências de tudo isto para o futuro do País serem desastrosas.Chega de incompetência, prepotência e autoritarismo a fazer lembrar outros tempos.O diálogo e alguma sensibilidade são fundamentais para desanuviar a cinzenta,quase negra, situação da educação em Portugal.
Atrapalhada, insegura, repetitiva e indisciplinada.
1-Atrapalhada: nunca conseguiu gastar o tempo que lhe era dado para cd intervenção e desculpava-se dizendo que não a deixavam falar.
2-Insegura: voz embargada mostrando dificuldade de expressão.
3-Repetitiva: numa imensidão de perguntas que até se repetiam, mesmo assim não foram suficientes para que a ministra lhes tivesse dado resposta. A intervenção da ministra resumiu-se ao que nos últimos dias tem vindo a dizer através na comunicação social.
4-Indisciplinada: ela c/ o ministro p/ os assuntos parlamentares pareciam duas crianças nos bancos da escola. Distraíam-se e distraíam dificultando os raciocínios dos parlamentares(estratégia?) e os seus próprios entendimentos ás questões e observações postas pelos mesmos.
"Temo" mesmo que debaixo de tanta inquietação da srª ministra não seja só mesmo a cadeira do ministério que ela deixe vazia(lagarto, lagarto, lagarto). A tensão arterial da srª devia ter mesmo subido para o dobro do aceitável.
Destaco aqui as intervenções dos parlamentares do PCP e do PP
O problema do ensino não se resume nos exames nem tão pouco na ministra assim como o governo. Um imbecil não se rodeia de pessoas inteligentes escolhe para seus pares outros iguais.
Bom fim-de-semana.
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