segunda-feira, julho 17, 2006

Futebol e economia

"Luís Filipe Scolari foi ao estádio nacional depois de perder a única medalha que podia trazer para Portugal – a do terceiro lugar. Ouvia-se: fica! fica! fica! A razão deste paradoxo percebe-se com economia: o seleccionador nacional lançou os incentivos correctos sobre o país, explicando que só tinha equipa para chegar aos oitavos de final. Tudo o resto, portanto, foi emocionante.

Ontem, no Parlamento, o primeiro-ministro usou a mesma perspicácia táctica. Fez bem. José Sócrates sabe, como sabia Scolari, que tem equipa para mais, mas preferiu manter o aviso à navegação, dizendo: apesar de já sabermos jogar em equipa, não vamos começar amanhã a marcar tantos golos quanto gostaríamos. E assim, conseguiu o essencial – todas as conquistas que este Governo apresentar serão, daqui para a frente, igualmente emocionantes.

Por outras palavras, José Sócrates baixou ontem as expectativas de um país que ainda não percebeu que os tempos são difíceis. E a ideia é simples. Ele quer usar em seu benefício o paradoxo de Scolari: ganhar mesmo quando perde. O primeiro-ministro sabe que servir Portugal, neste momento, pede um jogo à defesa, não uma partida com todos os jogadores na pequena área, junto ao prazer do golo, como se não fosse importante ganhar terreno primeiro.

Repare-se, nenhum dos problemas da economia e sociedade portuguesa se alteraram nos últimos tempos. Nenhum: as famílias continuam excessivamente endividadas, o Estado insiste em absorver quase metade de toda a riqueza gerada no país, as exportações não conseguem superar as importações e a poupança permanece envergonhada – o que por sua vez obriga o sistema financeiro a pedir dinheiro ao estrangeiro, tornando o país perigosamente dependente do que se passa lá fora. Ao mesmo tempo, o petróleo não pára de subir (diminuindo o valor do dinheiro que cada um traz no bolso) e a Europa insiste em não discutir o seu futuro económico. Ou seja, a economia portuguesa não vai crescer. Qual é o Estado da Nação, então?

É mau, mas uma melhoria depende tanto do Governo como depende do comportamento de cada português. Cavaco Silva tem razão: há um papel para cada um. Não faz sentido, por exemplo, que a utilização de hotéis pelos residentes em Portugal tenha subido 3% nos primeiros cinco meses do ano. O momento é de poupança, não de lazer. Soluções? Jogar à defesa, pediu Sócrates.

Em português, consiste em olhar para a subida de juros, e para a difícil conjuntura internacional, como um momento de alteração táctica, começando por driblar a universalidade dos direitos, seguindo para uma pressão alta sobre o consumo das famílias e, finalmente, orientando todos os esforços públicos para a aposta em sectores de actividade competitivos e, claro, para as “canteras” – a educação!

Talvez assim este Governo, no final, encha um estádio e oiça, também ele, um insistente fica! fica! fica!
"

Martim Avillez Figueiredo

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ó Martim ,vamos lá falar a sério.Todos sabemos que os dados da economia estão mascarados.O unico mais real é que 51% dos que declaram para IRS não o pagam,porque enganam o resto do país.Continuamos a gastar porque há dinheiro às toneladas na banca internacional e o premium para os fundos do Tesouro são apenas 19 pontos,ou seja,peanuts.Há milhares de desempregados na textil e calçado e mais mil e tal agora no automóvel.A "centrifugadora" é cruel,mas é o jogo.Por mais algum tempo...

sábado, julho 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

«apesar de já sabermos jogar em equipa, não vamos começar amanhã a marcar tantos golos quanto gostaríamos». Equipa terá mas certamente haverá no "estádio" falta de espectadores!Como tal que "emoção" haverá em fazer golos que não motivam ninguém a não ser aqueles que trabalham e vivem desse jogo? E são uma minoria como sabe que não chegam para "aquecer o ambiente"!E os "espectadores" que estão fora do campo de jogo a ver o mesmo á distância, sabem melhor do que ninguém como os tempos têm vindo a piorar desde há várias temporadas (+/- 10)e têm lançado avisos á navegação á vista praticada por sucessivos "timoneiros".Quer sinais de como está a ser feita a navegação? 1º-Atrasos sistemáticos no depósito em conta, das reformas e neste subsídio de férias!2º- Barragens policiais nas estradas mandando parar tudo o que mexe e cercos a determinadas cidades e que só são feitos nos fins do mês!Com o pagamento (canalha) das multas na hora, pergunte o porquê destas acções!

sábado, julho 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

2)-MAis sinais lhe poderia dar mas fiquemos por aqui só com uma pergunta: serão estas "Forças de Segurança"que deveriam estar ao serviço da nossa segurança mas estão ao serviço das finanças para "sacarem" dinheiro aos cidadãos de qualquer maneira?É isto que os cidadãos deste país, querem?OS tempos estão tão difíceis que eu me permito dizer na cara de alguns responsáveis das forças de segurança (Agueda, Figueira da Foz, S Martinho do Porto, Seixal) que já faltou mais para os cidadãos começarem a formar comités de vigilância nas povoações onde residem para suprir a falta de agentes que estão ocupados a puxar o lustro das cadeiras nas esquadras e a gastar combustivel em passeatas de carro enquanto a criminalidade e a insegurança aumentam!

sábado, julho 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

O Belmiro è que disse a verdade: O Socrates, tem muito geito para as apresentações, mas ainda não mostrou nada. Mas o ponto está a rebentar e talvez, seja o orçamento de 2007, que o vai obrigar a actuar, o país não pode continuar a gastar maqis do que ganha e o estdo agastar o que não pode! O Socrates ontem só enganou os tolos..................

sábado, julho 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

São raras as vezes em que concordo mas o Martim tem razão. O Socrates fez apenas uma operação ao apendice, com o doente (País) a necessitar de profundas cirurgias que continuam em lista de espera, enquanto houver Fundos Europeus para mais uns anos.

sábado, julho 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Que cirugias é que faltam? Ao fígado? Cuidado, que os transplantes ainda não provaram... Portugal em 25.4.74 entregou territórios de elevados recursos ao capitalismo/comunismo/burocracias-militares africanas.Os novos líderes anunciaram "os amanhãs que cantam" (Ópera de Moscovo - Tenor: Alvarinho) ou as delícias do socialismo/sócial-democracia. Distribuiu-se dinheiro a rodos, os salários de miséria subiam a 25% ao ano, o Escudo desvalorizava mais de 25% ao ano. Veio a CEE/UE dos mil milhões, das auto-estradas, dos TGBs, dos aeroportos intercontinentais, das novas tecnologias... e agora dizem que os portugueses gastam demais, e que é preciso "novas cirurgias"? Recordo mais uma vez que muito mais endividados que nós estão os EUAmérica, e no entanto são o paradigma do desenvolvimento para os europeus, pois crescem 3% ao ano, enquanto a Europa talvez este ano (excepcional) chegue aos 2%. Com isto quero dizer que quem aceita o Capitalismo, tem de aceitar que o Consumo e a sua promoção sem limites, são peça essencial dele. Quem quer o Socialismo/Sócio democracia, aceita todas as poções mágicas - Simplex, Bebex, Reglex e outras - que criam a ilusão nos cidadãos do Estado-Amigo, que até lhes vai permitir pagar mais impostos, mas sem sair de casa...

sábado, julho 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

O nosso 4ºnão tem nada de especial e até fica atrás do 66 de Eusébio e da escorregadela do Euro.Mas, prova que só integrados em organizações estrangeiras e dirigidos por estrangeiro, a rapaziada trabalha bem.Os nossos melhores treinadores só brilham lá fora e entre nós o melhor empresário é aquele artista do Porto.Temos a vantagem sobre a França, que tem de ir buscar bons genes fora da Europa.O futebol não é um desporto, nem devia ter lugar na História.

sábado, julho 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

O que eu realmente gostaria de saber é como uma pessoa que apresenta estas "conclusões" consegue dormir descansado à noite! Será que o Sr. Jorge Coelho vive num mundo de fantasia (cor-de-rosa) tal como o Sr. Primeiro Ministro? Vamos por partes: 1º- Os números não dizem nada, apenas suportam interpretações. Essas interpretações podem ser tão díspares como as que forma apresentadas ontem no debate da nação pelo Sr. José Sócrates e pelo Sr. Marques Mendes. E ninguém pode desmentir a posição do outro, pois os factos (números) são os mesmos. 2º- As coisas só podem ser comparadas com realidades semelhantes (também conhecido por "batatas comparam-se com batas e cebolas com cebolas"). Ora, o Sr. Jorge Coelho tem o desplante de nos comparar realidades do 1º trimestre de um ano com realidades do 2º trimestre de outro ano! Enganou-se? Não creio. Penso que o Sr. Jorge Coelho é muito mais inteligente que isso. 3º- No comentário do défice não apresenta os números, mas diz que a situação actual é melhor. O problema é que os números são semelhantes e Portugal continua com défice excessivo! Só posso concluir que o Sr. Jorge Coelho deliberadamente mentiu a todos os que leram este artigo. E interrogo-me novamente: como consegue dormir?

sábado, julho 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Senhores...e aquele brilhante discurso que encerrou a sessão!E aqueles que mentiram e tentaram lançar areia para os olhos fazendo uma oposição com tanta falta de nível e criticando tudo e todos, como iam ficando ainda mais pequeninos e coraditos.É porque ainda têm alguma vergonha,valha-nos isso.Gostei do debate da Nação!

sábado, julho 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»

quarta-feira, julho 19, 2006  
Anonymous Anónimo said...

I find some information here.

quinta-feira, julho 20, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Here are some links that I believe will be interestedhttp://neveo.info/2208.html or http://google-machine.info/2866.html and http://googleindex.info/778.html

segunda-feira, julho 24, 2006  
Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Katzin leather seat cover prices doyle brunson poker Jeep 1969 emergency brake assembly Vcr vcr vibrators Sample movie clips of anime porn

quinta-feira, fevereiro 08, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!