Jornalismo.
"O suspeito de ter ateado o incêndio de domingo na localidade de Famalicão da Serra, Guarda, que causou a morte de seis bombeiros, começou a ser ouvido pelo tribunal da Guarda às 10:00 desta manhã, informou a GNR."
PD
Quem leia a notícia é levado a pensar que estamos perante um criminoso. Afinal o homem estava a trabalhar com uma máquina de limpar mato que terá soltado as faíscas que poderão ter originado o fogo.
11 Comments:
Perante tal tragédia, as nossas autoridades procedem com toda a eficácia, já tendo um responsável pelo horrível sinistro de Famalicão. Mas essa é apenas uma parte da história não devendo ser confundida com o estranho procedimento dos serviços de coordenação desta operação que, quanto a mim, falharam redondamente. Nunca se deve deixar uma equipa de profissionais num local sem a possibilidade efectiva de os poder retirar em caso de emergência. Que as nortadas de vento mudam de direção rápidamente todos sabemos. E é precisamente por essa razão que os coordenadores das operações de combate aos incêndios, nestas circumstãncias, têm de estar mais atentos e têm de ter meios de apoio imediato. Uma das medidas de prevenção que se deveria tomar, antes de se enviar a equipa de primeira intervenção, era ter um meio aéreo pesado para cortar de imediato umas das frentes de fogo para dar uma saída aos homens em perigo. Quando se actua de forma leviana e irresponsável, eis o resultado. Um serviço de coordenação da protecção civil tem de estar atento às operações desenvolvidas no terreno e assegurar que os seus homens estão a obedecer às ordens do comando. Algo não bate certo aqui. Espero que não usem o criminoso para o responsabilisar da deficiência dos serviços de combate ao incêndio. Nada tenho nada contra quem arrisca a sua vida para salvar as nossas vidas e os nossos bens, aliás, defendo-os dizendo que estou é contra algumas pessoas que todos sabemos quem são por serem sempre as mesmas e causarem sempre os mesmos erros. Se o nosso governo insistir em manter o actual estado de coisas, candidata-se ao fracasso e poderá acabar despedido, porque detesto que tenham de morrer pessoas inocentes devido à incompetência gerada por outros. Se fosse a si, Sr. ministro António Costa, em vez de aceitar argumentos de já haver um criminoso responsável pelo ocorrido, tratava era de saber o que deveria ter sido feito. Tenho a certeza que vai encontrar os verdadeiros responsáveis por esta tragédia, aqueles que ignoraram ou não tem formação adequada ao desempenho das suas funções. Quanto ao homem preso pelas autoridades deverão as mesmas exigir saber se há outros implicados e quem está por detrás destes crimes. Tenho um pressentimento que alguem está a governar a vida com estes incêndios que devoram a nossa vida, as nossas florestas e os nossos bens. Isto tem que acabar já. Se nada fizermos no sentido de experimentar outras competências, ficaremos parados no tempo e o sofrimento continuará. Não podem ser sempre as mesmas caras irresponsáveis e não pode ser sempre a mesma coisa.
Sr Rui
Depois de ler a noticia e o seu comentário, tenho a dizer que deveria pensar seriamente em concorrer para cronista, pois foi bem mais interessante o seu comentário (que critica o que deve ser criticado) do que a noticia em si.(que fala daquilo que todos sabemos...vai ser aberto um inquerito para apurar responsabilidades,etc...como sempre fica tudo na mesma)
Os meus mais sinceros pessamos ás familias que perderam os seus entes queridos.
Gostaria desde já de expressar a minha profunda consternação pelo que sucedeu ao cinco chilenos e ao bombeiro de Gonçalo. Não obstante, importa exclarecer que não é verdade que os bombeiros sejam envolvidos no combate a incêndios florestais sem possuirem qualquer preparação ou formação. Tal afirmação é triste, pois se tal acontece são certamente casos pontuais em corporações de Bombeiros onde a cadeia de comando não implementa o plano anual de formação, e esses casos não podem ser vistos como o espelho de todas as valorosas corporações de bombeiros de portugal. Os bombeiros têm uma formação inicial que é ministrada no Corpo de bombeiros, onde se inclui um módulo de combate a incêndios florestais, segurança e protecção individual e segurança na frente de fogo, sendo que depois existe formação ainda mais especializada, dada pela ENB, sendo igualmente certo que anualmente esses ensinamentos vão sendo relembrados, particularmente perto do início do verão.
Na minha opinião não deveremos também tirar já conclusões precipitadas sem estar concluido o inquérito, que é constituido pelo menos por uma pessoa de reconhecido mérito e isenta, falo do Prof. Domingos Xavier Viegas. Por outro, lado nenhum incêndio é igual e existem sempre comportamentos imprevisiveis, motivados por ventos criados pelo próprio incêndio através das correntes de convecção e pelas caracteristicas topográficas do terreno, assim como pelo tipo de combustível e demais condições meteorológicas. Aliás, o argumento da falta de formação não colhe, pois os chilenos são profissionais altamente qualificados e com uma vasta experiência no combate a incêndios florestais. Já que estou a falar de formaçõ relembro também o trágico acidente com os sapadores de Coimbra no ano passado, em mortágua, e de certeza que ninguém dúvida que formação é algo que não lhes faltava, sendo que nessa situação, como possivelmente também ontem aconteceu (não sei, estou apenas a especular)os valorosos soldados da paz foram surpreendidos por um comportamento eruptivo do fogo.
Por último, saliento que existe um sistema de comando operacional que tem demonstrado melhorias significativas nnos últimos tempos, sendo certo que existem maus e bons profissionais em toads as áreas da nossa sociedade.
O Costa devia estar calado há dias quando mandou aqules infelizes comentários. Eu disse para esperar uns dias e iria ver que nada mudou e que o seu ministério nada fez para prevenção e pode dar graças ao S.Pedro por ter enviado tanta chuva e até ha pouco tempo. Só lamento sinceramente a morte das pessoas e os prejuízos para todos nós derivados a estes actos criminosos. Criminosos são aqueles que os acendem como criminosos são aqueles que podiam e deviam fazer alguma coisa e nada fazem senão cantar de papagaio não se apercebendo do ridiculo de certas intervenções por governantes incompetentes. Podia continuar em Marrocos pois o que tinha a fazer devia te-lo feito há meses atrás senhor ministro agora é correr atrás do prejuízo mas tenho pena quem de direito não seja responsabilizado por incompetência.
Ele é aviões alugados !
Ele é helicopteros alugados !
Ele é milhares de bombeiros e material !
Ele é equipas estrangeiras a pagar !
Ele é tropa no terreno !
Ele É VIGILANTES !
Tudo isto são milhões e milhões DE EUROS todos os anos
Mais de metade do país já ardeu....e todos os anos continua a arder o que ainda resta !
QUEREM AINDA MELHOR EXEMPLO DA INCOMPETÊNCIA DOS
DESGOVERNANTES DE TODOS....MAS DE TODOS OS
DESGOVERNOS SUCESSIVOS EM QUEM VOTAM ?
NÃO CHORAMINGUEM PORQUE QUEM VOTA... É QUE SÃO OS VERDAEIROS CULPADOS....
Como pomposamente o governo gosta de mencionar o flagelo dos incêndios no Verão.
O Sr. Ministro e o governo ao publicitar as medidas que toma não deve saber o que é segurança interna, senão estariam caladinhos e não davam publicidade, inclusivamente desta interrupção da viagem a Marrocos.
todos os anos é a mesma história e o ministro já achava (concerteza preocupado!), que a cena estava a "tardar".Pois engane-se quem assim pensava? Com este tempo quem não resiste a "chafurdar" nos piqueniques de serra, com churrascos à mistura? Quem é o "piromaniaco", qual Nero vendo Roma arder, não resiste ao belo espectáculo, qual "Inferno" de Dante? Meios, mais meios? O apetite de outros também é devorador: fogo is money!Ou afinal, se calhar são as celuloses?!Não, serão os madeireiros! Não, o tempo afinal não colabora no combate a esse flagelo! Esse maldito Verão, sem a camada protectora da camada de ozono, sobretudo hoje que está no seu auge, devido à loucura dos homens que insistem, de uma forma 3ºmundista culturalmente,em ostentar sua "sabedoria" queimando "petróleo" por esse país fora sem necessidade. Há cada vez mais "animais exóticos" destes, que teimam não ser aceites nas suas tribos, senão "emporcalharem" todo o ambiente, a todo o custo, para o deixarem em herança aos nossos sucessores(na terra, no mar e no ar).Se poluíssem tanto como eu, nem era preciso recolhas de lixo, nem centrais daqui ou de acolá, nem tratamentos de nada. Se enfardassem menos quantidades de carne e alimentos ou se consumisem menos, seria um paraíso!O que nos vale é que morrem cedo, apesar do veneno que cá deixam e do ar infestado só da sua preseça!
tivemos até agora a protecção da mãe natureza com um clima pouco propicio a fogos, mas o calor chegou e com ele a tragédia dos incêndios e dos incendiários que ninguém condena a penas elevadas de prisão. o ministro já veio fazer publicidade que este ano tinha menos área ardida, tivesse ficado ele calado, tinha feito melhor figura e evitava de ter chamado estúpido a 7,5 milhões de portugueses (2,5 ainda são).
Nos últimos 20 anos morreram 96 bombeiros, devido a este tipo de fogos.
Portugal tem a maior parte do seu território, já ardido.
Portugal, um país tão pequeno em área geográfica, e tão grande na incompetência de gerir os destinos desta nação !
Que pena a estupidez não pagar imposto, tínhamos o problema do défice resolvido...
Dassssssssse !!
Best regards from NY! »
best regards, nice info blackberry pro 7230 Kenwood software Sony dsc p52 compact flash farmer insurance los angeles Travel insurance pregnant State farm insurance contractor list bontril online buy tramadol now Compare cheap home insurance Ppc brake cooling kit Hummer hitch covers and merchandise Benfits of a home with two kitchens Arlington heights dental insurance Edc.es como registrar nombre de dominio Oregon farm insurance spyware software
Enviar um comentário
<< Home