AS BOAS E MÁS NOTÍCIAS DO BCE.
"A economia dos 12 países do euro está a crescer, a inflação está consequentemente a acelerar, mas o desemprego está a abrandar. Estas são, de uma maneira geral, boas notícias. Mas há um pequeno grande problema chamado petróleo. O Banco Central Europeu está atento e no seu boletim de Agosto, ontem publicado, volta a bater nesta tecla. Com as incertezas inerentes ao preço da energia – que apenas são contrabalançadas pelo facto de o euro estar numa trajectória de apreciação, que prejudica as exportações europeias mas atenua o efeito da subida dos preços do crude – o BCE já deixou claro que vai voltar a subir a subir as taxas de juro, até porque a inflação teima em estar acima da meta de 2% estabelecida pelo próprio banco central. A subida dos juros não é de facto uma boa notícia para a maior parte dos portugueses – a não ser que sejam detentores de poupanças –, tal como não é a segunda parte do relatório do BCE. Para o ano, ou seja 2007, vem aí um novo abrandamento. Não só devido à subida da taxa de IVA na Alemanha que vai comprometer o consumo, mas também porque a subida dos juros está a retirar liquidez do mercado. Para a economia nacional pode ser mais uma dificuldade para os empresários que gostariam de exportar os seus produtos para a Europa. "
Paula Alexandra Cordeiro com António José Gouveia e Mónica Silvares
2 Comments:
Não sei se os bancos não tiram vantagem do movimento de capitais de/e para o nosso país.Sempre aconteceu com todas as mercadorias e não vejo que o dinheiro seja excepção.
Sabendo nós que a função da banca é VENDER DINHEIRO ao melhor preço, essas instituições funcionam como a formiga. "Sacam" de onde podem!
Enviar um comentário
<< Home