terça-feira, agosto 15, 2006

O Malabarista Costa.

"O empurrar de responsabilidades , a propósito da mais recente vaga de incêndios, está a provocar um clima de tensão nos bastidores do Governo. Com o Ministério da Administração Interna a apontar o dedo aos Ministérios da Agricultura e do Ambiente.

É fundamental termos um sentimento de comunidade. Mas o Governo só tem autoridade para obrigar os privados a fazer a prevenção das florestas, limpando as zonas de risco, se exercer uma acção pedagógica, adoptando ele também uma cultura preventiva. Obviamente, as entidades públicas devem ser exemplares. Só assim o Estado poderá exigir o mesmo aos privados", refere a fonte da Administração Interna.Em causa estão os fogos que têm lavrado em áreas florestais pertencentes ao Estado e em parques naturais. O próprio secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões, reconheceu na sexta-feira a existência de dificuldades de articulação com o Instituto de Conservação da Natureza - tutela do Ambiente - nas acções preventivas.

Para Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, ao assumir que nem tudo está a correr bem, António Costa quis corrigir o que considera ser um "erro comunicacional político". Ou seja, ao adoptar slogans como "Portugal sem fogos depende de si", o Governo pôs o ónus do sucesso deste Verão nos cidadãos e no seu comportamento. Uma atitude acertada, considera.

Mas quando, assim que se constatou que a área ardida era inferior à do ano passado, o Governo "assumiu os bons resultados e colou-os à eficácia das suas medidas, a sociedade descomprimiu e baixou o alerta". Agora, diz, que as coisas começaram a correr mal, o ministro teve necessidade de refocar o problema na acção dos cidadãos. Na acção dos cidadãos e, claro, na falta de acção dos ministérios do Ambiente e da Agricultura. Que, contactados pelo DN, não quiseram prestar declarações
. "
DN

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Aqui há dias(Julho) critiquei o Sr Ministro Alberto Costa quando o mesmo declarou todo ufano perante as TVs que afinal os incêndios estavam reduzidos dando a entender que era graças à sua competência. Eu disse que esperasse mais 15 dias porque no mês de Julho choveu e até final do mês estava tudo verde e logo que viesse o tempo quente a sua incompetência veria ao de cima.
Assim é Sr. Ministro, o Sr e todos os seus assessores que ganham balúrdios são uns incompetentes e está demonstrando que o seu ministério está milhões de Kms da realidade. Hoje um Cmte dos bombeiros, um governador civil e um jornalista chamou-lhe a si e aos governante aquilo que ainda não tinha sido dito perante as câmaras da tv. Os parques naturais estão cheios de mato (uma selva) não há limpeza, asseiros e nem sequer estradas para entrar nessas matas dos parques nacionais. Gerez (arde há 8 dias), Aveiro e outras são o retrato da sua imcompetência e da incompetência de todos os governates de há 30 anos para cá.
Não temos ministros porque são competentes, temos tido nos governos ministros porque são da cor política e porque são da família.
O Sr ministro e o da agricultura serão capazes de diferenciar uma pereira de uma macieira quando a mesma não tem folhas?
Porque há-de o sr sapateiro tentar tocar violão se não percebe nada disso?
Triste país este que é governado por doutores que a única coisa que sabem é a forma de enganar o Zé povinho cantando-lhes ao ouvido aquilo que eles querem ouvir sem se aperceberem que, escutando-os, estão a aumentar-lhes as contas bancárias porque eles estão-se nas tintas para a governação séria preocupando-se apenas em se governarem.
Pessoas sérias procuram-se.

terça-feira, agosto 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Então agora o «estado da floresta» tem um papel importante nesta calamidade ? E no passado ? Quando ladrava na assembleia contra os governos anteriores o «estado da floresta» não era importante ?
Então não eram os rosinhas competentes que iam fazer uma ruptura com o passado demostrando toda a sua eficácia em planos preventivos?
Então depois de tanta palhaçada com declarações públicas, anúncios de compras de material, anúncios de planos infalíveis e extremamente eficazes que em tudo ultrapassavam os anteriores há agora o maior número de incêndios dos ultimos 5 anos?
Não é preciso ser um ministro iluminado como este vir dizer que os bombeiros tiveram uma boa capacidade de resposta, qualquer pessoa com dois dedos de inteligência sabe que são os únicos que tentam dar o seu melhor no combate aos fogos!!
E podem este governo e seus lacaios ficar orgulhosos de um feito único até hoje ... o parque nacional da Peneda Gerês está a arder !!!!!! Nunca tal tinha acontecido mesmo os tais que estes tanto criticaram no passado e com menos meios aéreos !!!
Mas os danos são sempre claramente inferiores ... já no ano passado também eram até se saber os números reais que desmentiram o ministro !!
Lamentavelmente o jornalismo acobarda-se e os lacaios rosas são incapazes de confrontar o ministro com as declarações do secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões, que MENTIU para encobrir a incompetência ao afirmar que os meios aéreos "são muito importantes apenas no começo do fogo", sendo ineficazes nos fogos violentos e que, pasme-se, "despendem dinheiro ao país, nada resolvendo em termos de controlo do incêndio" ... terminando com a maior alarvidade passível de ser ouvida por um suposto governante, imagine-se que chegou a afirmar que "a água lançada a partir do ar tem, ainda, o risco de destruição de habitações."
Hoje em todos os incêndios descontrolados e violentos presenciamos a intervenção de meios aereos ... então são ou não eficazes ?? Estarão somente a despender dinheiro ao País ?
Houvesse um pingo de vergonha nas fronhas deste ministro e este secretário de estado nem para secretário de um coveiro serviria ...
Mas o jornalismo ignora e o povinho rosa e saloio dá saltinhos de alegria com as propagandas simplex !!
Pois é ... antes davam-lhe o nome de trapalhada ... agora podem dar-lhe simplesmente o nome de pura incompetência !!!
Novamente o País arde enquanto o primeiro passa creme nas costinhas do mano mesmo sem safari ...

terça-feira, agosto 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

srº ministro devia ter lido as conclusões referentes aos anos 2002 2003 2004 2005 e veria que a não limnpeza das matas é o ponto fundamental sendo assim os srº ministro teve o ano de 2005 depois de setembro e 2006 atá maio tempo suficiente para ordenar alimpeza de grandes áreas de floresta mas não fez nada por isso ...quem tem culpa ....
ORDENAR AS AUTARQUIAS COM AJUDA GOVERNAMENTAL A LIMPAR AS FLORESTAS AS PÚBLICAS E AS PRIVADAS ( apresentando a conta aos proprietários) HÁ MUITOS MILITARES COM POUCO QUE FAZER PREPARÁ-LOS PARA O COMBATE AOS FOGOS E PARA A LIMPEZA E PATRULHAMENTO DAS FLORESTAS
Mais uma vez este governo não tem culpa de nada é sempre os outros é sempre alguém
PARECE QUE QUEREM MANDAR TROPAS PARA O LÍBANO----SUGESTÃO
enviar todos os ministros secretários sub-secretáruios e acessores ( bom contingente)para o líbano a ganhar menos do que xuxam por cá sem fazer nada o país só ganhava.....

terça-feira, agosto 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Com setenta anos não tenho forças para fazer o trabalho, tive que pagar por oito horas a um homem 8 contos, mais do que o valor de minha reforma,
Se existisse uma ajuda camarária que levasse os resíduos que deixasse-mos à borda dos terrenos talvez que muitos incêndios não teriam a dimensão que hoje atingem.
Há uns trinta anos meu sogro limpava os pinhais e trazia para casa os resíduos, para: alimentar o lume da lareira na cozinha, para a cama do gado e até para espalhar no caminho, em frente à casa e palheiro do gado, para minorar os efeitos da lama por tempo de chuva.
Havia menos bombeiros, menos material, menos fogos.
Porque, em vez de valorizar as casas com piscina, não fazer o contrário.
Porque, não se aproveitar a morfologia dos terrenos para fazer mini barragens de meia retenção nos pontos mais altos?
Menos blá-blá e mais obra útil.

terça-feira, agosto 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Sr ministro falou demasiado cedo. Pretendeu arrecadar "os louros" demasiado cedo. Tanta publicidade às alterações produzidas em termos de "comamdo", tanta "nova tecnologia", tanTa conversa "fiada/politica" e afinal mostra-se tão incapaz como os que o antecederam. O combate à praga dos fogos florestais só é possivel com disciplina florestal em termos de plantação e manutenção e com uma justiça "justa" e eficaz, que não é, infelizmente, o caso da nossa. A PJ prende os juizes libertam de imediato.

terça-feira, agosto 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Engraçado!...
Quando o PSD era governo a culpa era dos governantes porque não tomavam as medidas necessárias para evitar e combater os incendios. Andavam numa roda viva a apontar culpas . E agora!... Parece que infelizmente os incêndios continuam.E eu a pensar que quando o PS fosse governo bastava um super sopro dos SUPER HOMENS para os apagar.

terça-feira, agosto 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

O Costa diz bem mas deve conhecer melhor as realidades rurais e as rurais que se aplicam às urbanas: ano passado,por esta altura, Coimbra vivia um cerco de fogos durante 2-3 dias como não há memória. Eu estive lá um mês e junto ao meu quintal há terrenos contíguos. Cada terreno com seu dono. Um dos terrenos, encostado a uma serração com madeiras e produtos inflamáveis e junto a prédios e moradias(ao meu), tinha silvas e matos por limpar. O dono, ano antes, tinha sido alertado para a sua limpeza, no entanto respondeu com ameaças de que quem lá entrasse "fazia e acontecia...". Como chovia folhas e restos de eucalipto incandescente, fiquei apreensiva e debaixo de um calor abrasador andei com a mangueira a molhar os montes de feno que havia na nossa propriedade, para evitar o pior como na noite anterior(em que o fogo entrou em partes da cidade e quintais ) e lembrei-me de alertar a junta de freguesia, que prontamente enviou, no dia seguinte, homens e máquinas que , em duas horas deixaram tudo limpo. Não foram necessárias mais de três pessoas. Penso que depois se "entenderam" com o referido proprietário "ruralito". Nada tenho, por conseguinte contra o mundo rural, mas contra uma certa mentalidade de que o Estado deve fazer tudo. Por outro lado, deve o Srº ministro saber que a maioria das pessoas do mundo rural e alguns meios urbanos já têm uma certa idade,como minha mãe, não podendo fazer esses trabalhos nem, por vezes delegá-los noutros (saiba vª exª que as reformas não dão para tanto). Mais ainda , muitas localidades do interior desertificado, ou quase, (devido às medidas tomadas pelos governos em reforçar o abandono daqueles meios)não há ninguém que o faça. Que espera Vª Exª? A restante população habituou-se a viver do Estado Providência, com rendimentos mínimos e toda a panóplia de subsídos. Há muita gente que deve trabalhos cívicos ao Estado e anda a monte. Poucos são os que podem limpar esses matos, mas deviam-no fazer, senão que fazem as juntas de freguesia? Não sabem mandar limpá-lo e apresentar a conta? Ou adquirir máquinas adequadas a esse tipo de limpeza, para alugar aos munícipes? Enfim, deveria haver regulamentação rígida nesse sentido. POUCA É A VONTADE!

terça-feira, agosto 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Entao Sr Ministro quer dizer que quando nao ha incendios o merito e seu, quando os ha o demerito e de quem votou em si?

terça-feira, agosto 15, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!