terça-feira, agosto 15, 2006

Vítima do próprio sucesso.

"O Dr António Costa tem uma estratégia para o combate aos fogos: a concentração dos meios na eliminação rápida dos fogos nascentes. Está bem, é uma estratégia. Mas depois queixa-se do aumento de ignições. Pois. Estaria à espera de quê? Uma estratégia de eliminação de fogos nascentes bem sucedida provoca um aumento do número de ignições porque as mesmas áreas florestais podem entrar em ignição várias vezes no mesmo ano. Se o ministro acredita que a sua estratégia está a ser aplicada devia achar natural o aumento do número de ignições. Como ele não acha esse aumento natural, fica a sensação que não compreende completamente as consequências da sua própria política. O que é sempre vantajoso porque nesse caso poderá mentir com mais convicção."

Blasfémias.

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se o srº ministro e todos os governantes ouvissem mais o Povo e menos os seus acessores e se descessem "à Terra" lá do pedestal onde se encontram, veriam que nada é o que sonham! «A floresta não está como devia estar. Há muita degradação e combustível acumulado» e «É preciso inverter a estrutura do território para reduzir o número de ignições» não é preciso ter a 4ª classe para se chegar a tanto, srº ministro! 1º-A floresta não está como devia estar, porque não vive já quem lá vivia; 2º- É preciso inverter a estrutura do território abrindo mais MATERNIDADES, ESCOLAS, ACESSOS E INVESTIR MAIS NA FIXAÇÃO DE PESSOAS NO MUNDO RURAL e não o contrário como os senhores iluminados têm feito.
VAI QUERER QUE AS ALMINHAS DO PURGATÓRIO DESBRAVEM O MATO? OU QUE OS IDOSOS COM AS PENSÕES DE MISÉRIA ÀS COSTAS SE PONHAM DE CÓCORAS POR ENTRE OS EUCALIPTOS, MATAGAIS E SILVADOS?; 3º- APLIQUE-SE AS LEIS QUE EXISTEM( são muitas e suficientes) E DEIXEM-SE DE TRETAS, PARA OS RESTANTES CASOS E À RESPONSABILIDADE DAS AUTARQUIAS PARA TODOS OS EFEITOS. O Portuguesinho deve saber que a Lei deve ser igual para todos, mas com os governantes são os primeiros a distinguir a quem aplicá-la...depois vêm para a comunicação social afirmar uma "ingenuidade" destas e acusar quem não deve: O POVO que quase lá não existe e é idoso! MAS 4º- ONDE ESTÃO OS INCÊNDIÁRIOS QUE FORAM PRESOS num dia e no outro que lhes aconteceu?!!!5º- Que fazem os Tuguitas que estão com o rendimento de reinserção social à custa de quem trabalha? DESTRIBUA-LHES ESSAS TERRAS AO ABANDONO E FAÇA-AS CULTIVAR E DEFENDER FLORESTAS EXÍGUAS- ACABAVA-SE A XUXADEIRA, A DROGA, OS ASSALTOS E OS FOGOS TAMBÉM-É urgente nova LEI DAS SESMARIAS!!!! VÃO MAS É TRABALHAR!!!

terça-feira, agosto 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

CLARO QUE TODA A GENTE SABE QUE SÓ FICA BEM ADMITIR OS ERROS, SOBRETUDO DEPOIS DO "BURRO MORTO"! O MESMO JÁ NÃO SE PODE DIZER DA SUA COLEGA DA EDUCAÇÃO!
ADMITIR FALHAS NÃO É COM CONVERSA E APENAS, MAS REPOVOAR O MUNDO RURAL E INVESTIR URGENTEMENTE AÍ. DE RESTO É SÓ CONVERSA E TODOS OS ANOS TERÃO DE ADMITIR AS MESMAS FALHAS. HÁ 10 ANOS QUE NÃO SE PASSA DISTO. TANTOS BIÓLOGOS NO DESEMPREGO, TANTA GENTE FORMADA COM COMPETÊNCIA PARA REESTRUTURAR O INTERIOR DO PAÍS E QUE TEM ALERTADO. É SÓ DEGRADAÇÃO?!!! E NÃO SÓ A FLORA VAI Á VIDA, MAS A FAUNA A PERDER-SE. O AR É IRRESPIRÁVEL! AS ÁGUAS CONTAMINADAS, OS SOLOS ESTÉREIS, É SÓ INVESTIMENTO NAS GRANDES CIDADES E O INTERIOR É UM DESERTO DE ALMAS-DÁ-SE O TOQUE DE FINADOS COM O FECHO DE ESCOLAS E MATERNIDADES E DEPOIS DISTO TUDO ADMITEM-SE FALHAS? PURA INCOMPETÊNCIA DE GOVERNOS SUCESSIVOS E QUEM COMENTA ISTO NÃO TEM QUE PERTENCER A PARTIDO NENHUM!!!!!!!!!!!!É PORTUGUÊS E PATRIOTA, SIMPLESMENTE!

terça-feira, agosto 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Então este ministro não está na sua segunda época de fogos? A culpa dos fogos continua a ser dos outros que estiveram antes?
Só lhe fica bem reconhecer que errou, acho que devia exigir a sua própria demissão para ser coerente com as críticas que fez no passado aos que tinham a pasta da Administração Interna.

terça-feira, agosto 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Cada vez me convenço mias que este Ministro nos trata a nós Bombeiros como CARNE PARA CANHÃO!!!
Aja um pouco mais de respeito pelas vidas que se perderam no combate aos incêndios!!!

Quero expressar os meus mais sinceros sentimentos ás familias dos falecidos e gritar bem alto o nosso lema de que eu me orgulho tanto: VIDA POR VIDA.

terça-feira, agosto 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Aqui há dias(Julho) critiquei o Sr Ministro Alberto Costa quando o mesmo declarou todo ufano perante as TVs que afinal os incêndios estavam reduzidos dando a entender que era graças à sua competência. Eu disse que esperasse mais 15 dias porque no mês de Julho choveu e até final do mês estava tudo verde e logo que viesse o tempo quente a sua incompetência veria ao de cima.
Assim é Sr. Ministro, o Sr e todos os seus assessores que ganham balúrdios são uns incompetentes e está demonstrando que o seu ministério está milhões de Kms da realidade. Hoje um Cmte dos bombeiros, um governador civil e um jornalista chamou-lhe a si e aos governante aquilo que ainda não tinha sido dito perante as câmaras da tv. Os parques naturais estão cheios de mato (uma selva) não há limpeza, asseiros e nem sequer estradas para entrar nessas matas dos parques nacionais. Gerez (arde há 8 dias), Aveiro e outras são o retrato da sua imcompetência e da incompetência de todos os governates de há 30 anos para cá.
Não temos ministros porque são competentes, temos tido nos governos ministros porque são da cor política e porque são da família.
O Sr ministro e o da agricultura serão capazes de diferenciar uma pereira de uma macieira quando a mesma não tem folhas?
Porque há-de o sr sapateiro tentar tocar violão se não percebe nada disso?
Triste país este que é governado por doutores que a única coisa que sabem é a forma de enganar o Zé povinho cantando-lhes ao ouvido aquilo que eles querem ouvir sem se aperceberem que, escutando-os, estão a aumentar-lhes as contas bancárias porque eles estão-se nas tintas para a governação séria preocupando-se apenas em se governarem.
Pessoas sérias procuram-se.

terça-feira, agosto 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Desculpem estar a repetir isto muitas vezes, mas isto também têm a ver como muitos pilotos que este ano combate nos fogos não terem experiência nenhuma, isso este relacionado como ineficácia no combate aos fogos pelos Pilotos Estrangeiros que não conhecem a orografia de Portugal e que os Pilotos Portugueses foram preteridos por questões monetárias, quando no concurso o valor de calculo foi o ordenado português, assim a firma que está a cometer estas ilegalidade que vem descritos em baixo poupa dinheiro, mas à custa da ineficácia no combate as chamas, e esta situação é do conhecimento do Min. António Costa, que ao por fim também é conivente, porque nada fez, não se ralou, então agora ai estão as consequências!

(Comprem o Publico de Sexta-feira do dia 11 de Agosto de 2006 e vejam na página 18 o que anda a passar nos fogos!
Mas lá não está tudo explicado, andam aviões Dromader a voar como Pilotos que não sabem falar português, Estes 4 Polacos já fora "expulso" do Chile por incompetência, mas cá já servem! Os bombeiros em terra mandam ordens para fazer isto ou aquilo e são ignorados porque os Pilotos Polacos não saberem falar português, mais grave é ainda os AirTractor AT-802 Australianos como Pilotos Australianos a levarem "Passageiros" Portugueses como interpretes (Radiotelegrafistas), coisa que vai contra as leis (CIA´s - Circular de Informação Areonautica) estipuladas pelo INAC e no próprio livro de encargos do concurso público para a aquisição de meios Aéreos assinado pelo próprio Min. António Costa, diz "Pilotos que falem fluentemente o Português" (É para haver boa comunicação como os bombeiros em terra), mais giro é que na Austrália nenhum piloto estrangeiro pode trabalhar lá, eles defendem-se, em Portugal é o contrário, o mais grave ainda é que tanto o Min. António Costa como o INAC (Instituto Nacional de Aviação Civil) está a par disto e não fazem nada (Que é muito estranho), mais se houver um acidente os Seguros não vão indemnizar ninguém por ser uma ilegalidade, a Firma que esta a fazer estas ilegalidades todas é a mesma que foi acusada pelo Min. António Costa de conluio nos preços dos Helis como outra firma no ano passado, e que estranhamente foram-lhe adjudicado na mesma o combate aos incêndios! Eu meto as "Mãos no Fogo" pelos pilotos dos quais conheço alguns e sou amigo, eles não andam a espalhar fogos, o resto tirem as vossas conclusões ao que eu já disse em cima!...)

terça-feira, agosto 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

mas tambem não se chateiam, que as verbas que chegam lhes dá para férias,e enriquecer as contas bancárias, por isso não ficam chateados, já que os hélis falharam e os aviões vão ter que estudar mais uma para f... . o zé povinho, mas eu ainda estou com a esperança que as montanhas carecas parem um rato

terça-feira, agosto 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Depois de termos lido diversas notícias onde se falava em detenções de incendiários, logo, criminosos que incendeiam as matas, vem este senhor mais uma vez negar aquilo que está à vista de todos, que o problema não se coloca com a limpeza das matas mas sim com o controlo da criminalidade, a segurança nacional que afinal é o pelouro deste ministro. Há uns 35 anos atrás as matas também não eram limpas no seu interior e lembro-me de nessa altura ver pessoas a fazerem fogueiras, brasas, para assarem sardinhas, frangos, febras. E também havia os que fumavam. O único aviso necessário ? Ainda me recordo que era apenas aquele que alertava para terem o cuidado de apagarem bem os cigarros. Incêndios ? Esporádicos, talvez um ou dois por cada Verão e mesmo esses, nunca com as dimensões de hoje.
.
Que este senhor não queira pensar, o problema é dele, agora raciocinar é muito simples. Mesmo que o solo estivesse tão limpo a ponto de nem ter uma única folha, apenas terra, as copas das árvores ou estão muito próximas umas das outras ou, muitas das vezes, entrelaçam-se, o que em caso de fogo posto, tanto faz que a mata esteja limpa ou não. É certo que facilita a entrada dos bombeiros mas... então e qual a resposta deste ministro para a notícia "Parques naturais a arder" ? Os parques naturais referidos têm uma manutenção permanente, constante. Há pessoal a trabalhar continuamente nesses parques todo o ano e estão limpos. E arderam ! Então, a culpa é de quem, afinal ? A culpa é de quem não encara a dimensão do negócio que poderá existir por detrás deste surto de incêndios rotineiro e apenas isso. Nem que ande todo o país a limpar matas, enquanto estes senhores não encararem isto como uma questão de criminalidade e segurança nacional, não adianta fazer nada a não ser esperar que arda tudo e então nessa altura os que andam a atear fogos terão provavelmente de se dedicar a uma outra actividade mais rentável, porque nessa altura já não teremos parque florestal para arder.

terça-feira, agosto 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Descrevo aqui dois factos veridicos.
1º - em Vila Nova de Gaia, Olival mais propriamente, tenho uma habitação que á alguns anos está em risco por ter ao lado um terreno com floresta bastante densa. O terreno está cercado, logo o acesso é muito dificil. Desconhece-se o proprietario. Em 2004 falei com o presidente da junta, que disse nada poder fazer e alertou-me de imediato para não proceder á limpesa, pois invasão de propriedade alheia é crime e poderia ter de indemenizar o proprietario desconhecido pelos arbustos que eu cortasse. Fui á Camara de Gaia e lá disseram-me que iriam advertir o proprietario para o facto e se dentro de um prazo estipulado o terreno não estivesse limpo, a camara faria o serviço, pois tem poder legal para tal. Passou o Verão de 2004 e em 2005 voltei á carga. Disseram não saber o que se passava, que iriam novamente contactar o proprietario e vieram ver o terreno. Acreditei que desta vez a situação ficaria resolvida. Enganei-me. Voltei este ano á camara, ficaram muito admirados por o processo estar por resolver e voltaram a visitar o terreno. mas não o limparam. Na passada parou um bom carro perto de minha casa, alguém saiu e se dirigiu para o terreno visinho. Pensei que seria o meu dia de sorte e de facto foi. Era o proprietario, que estava fora á alguns anos e me jurou a pés juntos de nada saber. 2 dias depois uma máquina limpou todo o terreno e o meu problema ficou resolvido. Mas não foi graças ao estado nem ás facilidades que este concede.
2º- Em Águeda sei de uma habitação que está igualmente em risco. Foi feita uma queixa á Camara em 2005 para que o visinho procedesse á limpesa da area circundante. Acontece que que essa habitação tem pormenores de construção ilegal.
O visinho, proprietario do terreno florestal expôs o facto á Camara, que instaurou uma investigação á construção. De facto toda a construção que estava em risco estava ilegal, a vegetação continua lá e o proprietário está com um processo em mãos por ter uma casa ilegal.

São 2 casos que conheço e que devem servir de exemplo a muitos outros por esse pais fora.

terça-feira, agosto 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Tanta gentinha em casa sem fazer nada a receber o rendimento de inserção social que podia ser aproveitada para fazer limpeza de matas estatais. Se isto acontecesse poupava-se o meu dinheiro e o de todos os protugueses de duas maneiras: a primeira era no combate aos fogos e a segunda pelo facto de muita gente prescindir do dito rendimento porque não queria e não quer trabalhar, pois perderiam o direito a ele se não fizessem a limpeza.

terça-feira, agosto 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Entao Sr Ministro quer dizer que quando nao ha incendios o merito e seu, quando os ha o demerito e de quem votou em si?

terça-feira, agosto 15, 2006  
Blogger PA said...

-
Já repararam que as "caras" que superentendem o combate aos fogos são sempre as mesmas ??


"M Á F I A" !!!!!!!!!!!!!


o vil metal tilinta, ó ..ó !

terça-feira, agosto 15, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!