sexta-feira, setembro 29, 2006

E a culpa é de ...

"A Refer começou ontem a reconstruir o muro por onde ao fim da tarde de anteontem duas crianças de quatro anos passaram para a Linha do Norte, no Bairro da Belavista, na Madalena, Gaia.

O Bairro da Belavista – que não cala a sua revolta pelo sucedido – deverá estar hoje às 15h00 em peso no funeral do pequeno Samuel. O acidente aconteceu às 19h30 quando as duas crianças resolveram – como o fazem outros moradores asultos – atravessar a linha férrea que separa o Bairro da Bela Vista de uma lagoa num pinhal, onde os pequenos brincam e as mulheres lavam roupa. A população tem acesso à linha de comboio porque o muro que divide do bairro tem o portão destruído e várias aberturas, o que torna fácil o acesso ao outro lado.

Os pais do Rafael Cardoso estão actualmente desempregados
."

Mais aqui.

Vamos por partes. “Do lado de lá da linha férrea, encontra-se um pinhal, muito frequentado pelos moradores do Bairro da Bela Vista que acedem a uma lagoa que lá existe, onde as crianças costumam brincar e os adultos lavam a roupa porque o muro que divide do bairro tem o portão destruído e várias aberturas”. Quem terá destruído o portão e o muro? Não nos parece que tenha sido a Refer para lara lá roupa.

Sabendo que o muro e o portão estão destruídos, os pais desempregados deixam crianças de quatro anos à solta?

Os campos de futebol são o alcatrão e as balizas os automóveis”??? No nosso tempo também os campos de futebol eram o alcatrão das ruas embora as balizas não fossem os carros. Eram simples pedras da calçada porque cada mossa num carro cada carga de lenha no pêlo. Mais. Também a bola ia parar à linha do comboio e ninguém da malta morreu. E se apostamos que tinha mais comboios a passar do que no Bairro da Belavista, na Madalena, Gaia.

Mas pronto, há que desculpabilizar a irresponsabilidade.

P.S. Quanto tempo vai aguentar-se inteiro o muro?

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não desculpabilizando a REFER, os principais culpados, na minha opinião, são os pais do Rafael e a avó do Samuel. Deviam estar mais atentos às crianças sobretudo quando estão tão perto de uma linha ferroviária nas condições em que esta se encontra. Não se percebe que 2 crianças com esta idade andem a brincar aquela hora na rua, quando ainda para mais esse local não oferece nenhuma segurança.

sexta-feira, setembro 29, 2006  
Anonymous Anónimo said...

não é só a refer culpada. Conheço lugares onde a refer construiu muros e outros tipos de proteções, mas as pessoas locais para não terem que fazer grandes percursos a pé, deitam abaixo um pouco dos muros protectores para fazer atalhos.Parece que foi o que aconteceu na Madalena.

sexta-feira, setembro 29, 2006  
Anonymous Anónimo said...

A culpa é sempre dos outros. REFER e autarquia erraram porque não procederam ao arranjo do muro. Mas então e as povoações que se serviam da passagem para 'irem lavar roupa na lagoa' (pobre ambiente e águas de todos nós) se realmente achavam que a passagem era perigosa tomassem as suas próprias cautelas e tapassem o buraco de qualquer forma. Mas é mais fácil esperar pela desgraça alheia.

sexta-feira, setembro 29, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Não venham pôr a culpa SÓ na REFER. Até porque o tuga tem tendência a armar-se em chico-esperto e romper com barreiras de muros para poder passar a linha férrea como bem quer e lhe apetece, sem olhar que isso lhe pode custar a vida. Os pequenos limitaram-se a seguir os maus exemplos dos adultos. Não calam a revolta? Deveriam era estar bem caladinhos, isso sim! Que a responsabilidade começa em casa!

sexta-feira, setembro 29, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Sem dúvida que a responsabilidade maior é da Refer, mas não basta a construção de muros, é também necessário que os adultos dêem o exemplo e não atravessem a linha férrea fora dos locais próprios e já agora que não forcem outra passagem num local mais sensível do muro, que é o que possivelmente irá acontecer!

sexta-feira, setembro 29, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Pergunto-me o que fazem duas crianças de quatro anos a brincar sózinhas junto a uma linha férrea? Pior, o que fazem estas crianças a atravessar sózinhas essa linha fora do local previsto (como o fazem os outros adultos!) para esses efeito?! Aos Pais, neste momento, mais não posso que dizer que partilho o seu desgosto.

sexta-feira, setembro 29, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Os maus exemplos vêm dos grandes, as crianças fizeram o que viam fazer os grandes, a culpa das pessoas não atravessarem onde devem é da REFER? Ou é dos grandes burros que mostraram os exemplos que levaram a esta situação? O povo nunca mais aprende, no bairro piscatorio em Espinho é a mesma coisa

sexta-feira, setembro 29, 2006  
Anonymous Anónimo said...

E onde está a responsabilidade dos pais, deixarem 2 crianças de 4 anos sozinhas na rua às 19h30 sem qualquer tipo de vigilância? Por que a culpa é sempre dos outros e não das pessoas do próprio bairro? Já que dizem que não têm nada para fazer construam elas um parque infantil e criem nucleos recreativos. E já agora, não terá sido a própria população a partir o muro para ir lavar a roupa?

sexta-feira, setembro 29, 2006  
Anonymous Anónimo said...

A família, a grande culpada.
As crianças tendem a imitar os adultos e à REFER não cabe a culpa de pais desleixados, ainda que haja brechas no murto e o portão esteja avariado, pois alguém provocou os estragos, para poupar pernas.
E hoje em dia, a mira nas indemnizações, a propósito de tudo e de nada, é já um lugar comum.
Eu iria jurar que a muitos agradam estas situações.

sábado, setembro 30, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!