sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Justiça popular.

«O pedido de «habeas corpus» já foi subscrito por muitas centenas ou mesmo muitos milhares de pessoas. Tem como subscritores várias figuras públicas, entre eles os juristas Fernando Silva e Clara Sottomayor, Manuela Eanes e Maria Barroso, mulheres, respectivamente, dos antigos Presidentes da República Ramalho Eanes e Mário Soares, Luís Villas-Boas, responsável pelo Refúgio Aboim Ascensão, ou Bagão Félix, ex-ministro do Trabalho e da Solidariedade. A mãe biológica (Aidida Porto) da criança também nos contactou para subscrever o pedido», adiantou à agência Lusa Fernando Silva, professor de Direito Penal na Universidade Autónoma (mais aqui)."
Sobre o mérito deste pedido de “habeas corpus” , lembramos as palavras do juiz Rui Rangel:

"A providência de ‘habeas corpus’ prevista na lei criminal visa atacar uma situação de prisão ilegal. Ocorre quando alguém é preso por entidade incompetente; quando os factos imputados não justificam a prisão; ou quando se encontra excedido o prazo de prisão preventiva. No caso do sargento Luís Gomes não se verifica nenhuma destas situações. O pedido é errado e injustificado e pretende criar ilusões e falsas expectativas nas pessoas, o que não é aceitável por ter sido subscrito por figuras ilustres do nosso burgo que deviam conhecer a lei.

Saber se a decisão está errada e se estamos na presença de um crime de sequestro só é possível por via de recurso ordinário para o Tribunal da Relação. As dez mil assinaturas só servem para tentar deslegitimar o poder judicial e nunca para resolver a prisão ordenada. Como afirma Tom Wolfe, “o que nesta fogueira se consome em lume de uma profunda e ácida ironia é a ignorância e a arrogância...
(mais aqui)"

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Aki todos são doutores em Leis,todos mandam bitaites pois é muito facil escrever sem nada dizer.Então o Pai nãp tem direito a ver a filha?Sinceramente...A brasuca por acaso acertou no Pai,mas eu conheço uma ,por sinal brasuca que já tentou 6 vezes increminar um homem e ainda não acertou.Por mim nem Maria Barroso nem outras que tais me convencem.Entreguem a miuda ao Pai, pois Pais é Pai,Ok?

sexta-feira, fevereiro 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Ao principio, a desculpa era da carga emocional que as notícias (na maioria erradas) veicularam. Agora, com conhecimento da maior parte dos factos, é desonestidade intelectual, continuar a defender o indefensável. O casal Gomes acolheu a menor apenas durante 5 meses... após essa data, sabendo quem era o pai, e que este a queria, tudo fez para prolongar este drama e o sofrimento da menor. Vergonha!

sexta-feira, fevereiro 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Não é amor o que o sargento e a mulher têm pela miúda, é sentimento de posse, obsessão e egoísmo. A maior parte das pessoas que comentam não conhecem o processo. A desinformação jornalística é lamentável.

sexta-feira, fevereiro 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O pai biologico nunca rejeitou a filha. Quando teve conhecimento da existência da menina quis assumir a sua paternidade fazendo os respectivos testes quando ela tinha apenas 6 meses. Há 4 anos que anda em tribunais para resolver esta questão, ganhando uma 1ª vez e agora no recurso colocado pelos pais adoptivos. Não se lembrou da filha há 1 mês atrás como a maior parte das pessoas pensa...

sexta-feira, fevereiro 02, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!