quinta-feira, março 29, 2007

Criminalidade.

"A criminalidade em Portugal aumentou dois por cento no ano passado, relativamente a 2005, mas nos homicídios voluntários a subida foi de 20,5 por cento, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna/2006, apresentado hoje pelo Governo. A subida de dois por cento na criminalidade foi atribuída pelo Governo ao aumento de dois tipos de criminalidade: entre cônjuges ou análogos (30 por cento) e condução sem carta (22 por cento). Para o secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, que hoje apresentou o relatório em Lisboa, o aumento destes crimes "envergonha o país". No entanto, salvaguardou que Portugal continua ser um dos países "mais seguros da Europa".

Outros dados relevantes avançados no relatório são o aumento da criminalidade cometida em grupo, que cresceu 12,9 por cento, e a subida dos crimes graves e violentos em dois por cento. No caso dos crimes violentos, o maior acréscimo (51,7 por cento) ocorreu no roubo a motoristas de transportes públicos, com 226 casos, seguindo-se a associação criminosa, que aumentou 37,5 por cento para 22 casos, e o rapto, sequestro e tomada de reféns, que subiu 26,9 por cento para 556 casos, sendo que a maioria se inclui neste último grupo e tem a ver, em muitas situações, com a coacção de pessoas levadas até máquinas Multibanco para levantarem dinheiro
(mais aqui)."
Sempre adorámos estas explicações científicas. Afinal a subida de dois por cento na criminalidade foi atribuída pelo Governo ao aumento de dois tipos de criminalidade: entre cônjuges ou análogos (30 por cento) e condução sem carta. Não conta o aumento de 20,5 por cento nos homicídios voluntários, o aumento da criminalidade cometida em grupo, que cresceu 12,9 por cento, e a subida dos crimes graves e violentos em dois por cento. Nem conta os roubos na via pública, que também fazem parte da criminalidade grave, registaram um aumento de 3,5 por cento (quase 12 mil assaltos num ano, ou seja, diariamente uma média de 32 pessoas são ameaçadas e roubadas na rua - ler aqui)."

Ou seja, só corremos o risco de ser assaltados, agredidos ou assassinados pelas nossas namoradas. Ficamos mais descansados.

Etiquetas: , ,

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já viram a nova lei?

Bém, então como é que é? O rico tem guita, podem-lhe roubar o telémovel até está-se nas tintas tem dinheiro pr'ó advogado e se calhar nem se chateia, até deixa andar. O pobre não tem dinheiro para o advogado, esse tem que deixar andar. E o que levou o telémóvel esse não deixa de andar! anda mas é pr'á frente. Acordem-me, que eu devo estar a sonhar !!!!

sexta-feira, março 30, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Se eu for a um hipermercado e sair com 90 euros em compras pela zona de segurança o que me vai acontecer? Pela lei nao é crime pela mesma lei o vigilante nao me pode deter, revistar ou impedir de sair sob pena de eu o acusar de tentativa de sequestro. Vou deixar o trabalhinho das 9h as 18h e abraçar uma nova carreira. Juntem-se a mim, o crime compensa.

sexta-feira, março 30, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Agora quando os Ingleses quiserem vir passar férias a Portugal dirão uns para os outros: Im going on vacations to Algarve! Sorry? Where did you said? Sorry i meaned, Republica das Bananas! Porque é isso que este governo está tornando a nossa pátria, uma autêntica republica das Bananas! Mas um dia o povo farta-se, ai farta-se, farta-se!

sexta-feira, março 30, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Pensam nos pequenos roubos que só dão trabalho? E os turístas, quem vai olhar por eles. Que será do turismo dentro de 10, 15 anos. Ir a Portugal, meu Deus. Uma pessoa fica sem carteira e não pode falar. Elas tinham todas só 95 euros... Pobre democracia que tão mal tens sido tratada. Isto vai ajudar a crise de que ainda não saímos? Quando se fazem leis tem de se pensar em Portugal.

sexta-feira, março 30, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Neste país os únicos tratados como gatunos são os contribuintes que trabalham honradamente e pagam os impostos cada vez mais elevados, para o Estado os distribuir por quem não quer trabalhar. Quanto mais contribuimos com impostos mais nos roubam. É assim na saúde e na educação.

sexta-feira, março 30, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Alguém para formar uma quadrilha? Se formos 100 ainda podemos roubar 9600 euros de um banco sem ser crime (96 a cada um). Só por dizer que agora, como os ladrões passam a ter salário, têm que declarar 96 euros/dia de rendimentos "laborais" no IRS.

sexta-feira, março 30, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Já são tantas as palhaçadas neste Portugal que podemos começar cobrar aos turistas bilhetes de entrada ao maior circo do mundo! O circo Lusitano. É mais uma para aqueles que dizem ter orgulho em ser Portugueses, com governos assim lá vamos indo escrevendo mais paginas na nossa rica História, só que estas paginas de agora são autênticas anedotas!!!

sexta-feira, março 30, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Bom do lado positivo é que o ladrão já não vai querer roubar mais que 96 euros, já que não é crime! E pode fazer disso dia a dia a sua profissão,uma vez por dia com folga ao Domingo dá uma média de 2496 euros por mês,sem impostos - que rico salário e boa vida assim o crime compensa e se for apanhado paga multa de 200 euros do que já roubou e toca andar para outro biscate de 96 euros.

sexta-feira, março 30, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Eh, rapaziada! Até que enfim que nos compreendem. A partir de agora, a baixa de salários, a taxa de inflação, o desemprego, as medidas para os 150.000 empregos do Sócrates, mas inexistentes, serão COMPENSADOS pelos 96 Euros Diários que vamos gamar aos "capitalistas lojistas", POIS JÁ NÃO VAMOS DE "CANA". E VIVA A DEMOCRÁCIA, esta que vivemos, CERTAMENTE INSPIRADA NOS TEMPOS RISONHOS DA EX-COLÓNIA DE MACAU!

sexta-feira, março 30, 2007  
Anonymous Anónimo said...

BEM, PESSOALMENTE, SÓ TENHO UMA COISA A DIZER, SE ME FURTAREM UM VALOR ATÉ 96 EUROS E PARA OS RECUPERAR TENHO QUE GASTAR 200, ENTÃO SAI MAIS BARATO COMPRAR CARTUCHOS ZAGALOTE E RESOLVER E RECUPERAR O BEM A TIRO.

sexta-feira, março 30, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Mas que Estado é este? Então agora posso ir para os supermercados roubar até 96 euros? Então isto não é um convite à vilanagem? Afinal vivemos num País seguro ou quê? Só um Estado COBARDOLAS pode fomentar uma situação destas...

sexta-feira, março 30, 2007  
Anonymous Anónimo said...

A Justiça em Portugal está moribunda. Já o sabiamos há muito, mas existia a esperança de que um dia se conseguisse diagnosticar as causas para a reabilitar. Com alterações deste tipo ao Código Penal, ficamos todos a saber que esse dia vem longe e que por agora o único antídoto disponivel passa por operações de cosmética com o objectivo de esconder a gravidade do mal.

sexta-feira, março 30, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Portugal corre o sério risco de se tornar num país esquecido pelos demais por ser conhecido como o país que teve e recebeu todas as ajudas possíveis e imaginárias para se tornar num país a sério e acabou por se tornar num país de marginais subsidiados pelo próprio estado.Nao é um país do terceiro mundo, mas já falta pouco.Filipe Pires Santiago de Chile

sexta-feira, março 30, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Esta lei, a ser aprovada é um incentivo à pequena criminalidade, já que nós não nos vamos poder queixar!Também concordo que se isto acontecer mais dia menos dia, o povo acaba por exercer justiça por suas próprias mãos!E agora pergunto eu: Onde está o nosso direito de podermos viver em segurança?

sexta-feira, março 30, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Agora compreende-se porque razão o governo fecha GNR e PSP...realmente não são precisos tantos... quase tudo deixa de ser crime!!! Agora até roubar!!!Eu vou é comprar ainda esta semana uma pistola...se não o meu negócio vai todo por àgua a baixo!!! Portugal cada vez está melhor!!! nem para férias! Leiria

sexta-feira, março 30, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!